Odessa: tudo segundo os planos

Mais um País “libertado”, mais um massacre planeado.

E as notícias no Ocidente são distorcidas, porque a dúvida não é uma opção permitida.

Pelo menos 38 ativistas anti-governativos foram mortos na Câmara do Trabalho de Odessa, em consequência de asfixia ou depois de ter saltado das janelas do edifício para escapara das chamas. Os que precipitavam e não morriam logo, eram pontapeados pelo grupo que tinha incendiado a Cãmara, os radicais pró-Kiev.

Esta não é uma notícia qualquer: é um comunicado do Ministro do Interior da Ucrânia.
Mas como relatou a imprensa ocidental este acontecimento?

O Diário de Notícias dedica um inteiro artigo ao Russo que são maus:

Os serviços de segurança da Ucrânia (SBU) acusaram hoje a Rússia de ter coordenado à distância a violência de sexta-feira em Odessa, onde 42 pessoas morreram num incêndio num edifício.
“As provocações em Odessa desenvolveram-se com uma ingerência externa e foram financiadas por dois ex-altos responsáveis” do regime de Viktor Ianukovich “escondidos” na Rússia, afirma um comunicado dos serviços de segurança ucranianos (SBU). Segundo o texto, “milícias provenientes do território” da Transdniestria, república separatista moldava próxima de Odessa, “participaram” nos atos de violência, que “foram coordenados por grupos de sabotagem a partir da Rússia”.
O SBU afirma que a operação foi financiada pelo ex-primeiro-vice-primeiro-ministro Sergui Arbuzov e pelo ex-ministro das finanças Oleksandr Klimenko, ambos parte do núcleo político-financeiro do regime de Ianukovich.

No Expresso temos a notícia duma “batalha campal”, do incêndio, mas não é especificado quem atacou quem. Bem mais precisa, pelo contrário, é a acusação contra Moscovo:

Uma batalha campal entre grupos pró-russos e pró-ucranianos lançou o caos em Odessa, a cidade portuária do Mar Negro. Um incêndio num edifício de um sindicato encurralou dezenas de pessoas. Muitas morreram vítimas das chamas, intoxicadas ou a tentar saltar das janelas. O número de mortos já ultrapassou as quatro dezenas e promete subir perante a falta de meios do Hospital. […] Em Odessa estão, alegadamente, agentes secretos russos e paramilitares enviados de várias repúblicas da Federação Russa. Moscovo já reagiu a estas acusações, dizendo que é o governo ucraniano, bem como os países que o apoiam, quem está a lançar o caos e a desordem, ao atacar violentamente quem se manifesta contra o governo de Kiev.

O Correio da Manhã, tristemente o mais lido em Portugal, nada parece perceber daquilo que se passa:

Um grupo de separatistas pró-russos atacou os ativistas antigovernamentais que protegiam o edifício sindical de Odessa, na Ucrânia, causando a morte a 39 pessoas depois atear fogo ao monumento, avança a imprensa internacional.   

Separatistas que atacam um monumento protegido por antigovernamentais? Mas em que planeta vivem estes? Depois, tanto para ser coerente até o fim, o diário inverte as partes, com os pró-russos que atacam (mas não fica bem claro quem atacam: quem são os antigovernamentais?): 

O incêndio foi causado por milícias pró-russas fortemente armadas que, depois de cercar e destruir o acampamento montado por ativistas antigovernamentais que defendiam o edifício, atiraram bombas artesanais para as janelas. Alguns ativistas barricaram-se dentro do monumento e acabaram por morrer.

Esta nem é contrainformação: esta é ignorância ao nível mais puro.
Mudamos de País. Eis a mesma notícia relatada pela Ansa, a agência de imprensa italiana:

Pelo menos 38 pessoas morreram num incêndio depois de confrontos entre nacionalistas pró-russos e ucranianos na cidade ucraniana de Odessa, informaram fontes oficiais. O Ministério do Interior ucraniano afirmou que “a margem dos confrontos houve um incêndio de origem criminosa” na Casa dos Sindicatos. “Trinta e oito pessoas morreram, 30 devido a asfixia e oito, porque eles pulam da janela”, acrescentou.

Pena que não foi isso que tinha dito o Ministro, pelo menos não completamente: a Ansa esqueceu-se de mencionar quais os responsáveis. O mesmo, ou até pior, se passa com La Repubblica, uma vez decididamente de Esquerda:

É de pelo menos 38 o número de mortos dos confrontos entre separatistas e legalistas em Odessa, cidade portuária ucraniana no Mar Negro “Um deles foi atingido por uma bala”, disse uma fonte à agência de notícias Interfax, “enquanto em relação aos outros não é conhecida a causa da morte”. A Câmara dos Sindicatos foi incendiada. As pessoas são mortas no incêndio. Os confrontos são violentos.

Quem consegue atingir o fundo é L’Unitá, o antigo diário de Gramsci. Está de greve mas interrompe a manifestação para repetir a história do incêndio, só que desta vez os autores são os separatistas. E anuncia também o abate de dois helicópteros pró-rússia, como se os pró-russos tivessem uma aviação…o artigo ficou assim ao longo de 36 horas, só foi emendado nos dias sucessivos (com “apagão” dos comentários furiosos também) e hoje é possível ler a versão corrigida, que fala de dois helicópteros de Kiev.
E este não era “um” mas “o” diário comunista…

É triste, mas até os mortos são utilizados para justificar uma escolha estúpida. Não que isso seja novidade, ora essa, mas não é difícil entender que quem organizou o golpe na Ucrânia é um idiota. Ou alguém que só quer a guerra. Provavelmente as duas coisas.

As mentes refinadas que planearam isso com meses de antecedência nem sequer um livro de história do oitavo ano leram. Ou leram e pensaram que desta vez teria sido diferente: a Rússia pagou um preço altíssimo durante a Segunda Guerra Mundial, bem maior do que qualquer outro País: 23 milhões de mortos. Jogo demasiado fácil para Putin.
Julia Kacinskaya , no Facebook:
Nós odiamos o fascismo, porque nascemos no País que perdeu mais de vinte milhões de pessoas na segunda guerra mundial, porque os nossos avós lutaram contra o fascismo para nós, para as nossas vidas e as vidas das outras gerações.

Marina V. Elsukova, na mesma página:

Os meus avós morreram na Segunda Guerra Mundial e a minha avó e a minha mãe sobreviveram ao cerco de Leningrado… o fascismo deve ser combatido sempre e em todos os lados.

Svetlana, mesma página:

Eu sou russa, nós não odiamos os ucranianos, nós odiamos o fascismo, porque não existe uma família russa que não tenha perdido familiares na Segunda Guerra Mundial (eu também perdi três irmãos do meu avô). Agora Pravy Sketor [Sector Direito, ndt] faz massacres de inocentes na Ucrânia, com o consentimento da União Europeia e da América.

Acontecimentos ainda demasiado recentes para não ser lembrados.

Além disso: o que fizeram os Estados Unidos quando a União Soviética instalou as ogivas nucleares em Cuba? Não foi J.F.Kennedy que decidiu ir até o fim da questão, arriscando a Terceira Guerra Mundial? A actual situação é a mesma, só com papeis invertidos.
Realmente alguém acredita que Moscovo aceite um membro da Nato com vizinho? Qual seria a reacção dos EUA se o México decidisse tornar-se filo-russo? Aceitaria com um sorriso nos lábios?
Não acredito que Washington deseje a guerra, não já pelo menos: no médio e longo prazo o discurso muda, uma guerra bem pode ser a única solução para tentar um “reset” e o nascimento dum Novo Século Americano. O que a Administração de Obama nestes dias faz é simplesmente seguir um roteiro, escrito há muito tempo: a conquista da Eurásia.

Já o blog tratou disso mas fique descansado o Leitor, nada de link, pois vou ré-propor parte do velho artigo Quirguistão e o Grande Tabuleiro (é de 2010!):

O Grande Tabuleiro

Zbigniew Brzezinski é o senhor ao lado.

Nascido em Varsóvia em 1928, foi National Security Advisor com o presidente Jimmy Carter; com Reagan foi presidente da President’s Chemical Warfare Commission enquanto com a administração Bush senior foi co-chairman da National Security Advisory Task Force. O seu apoio ao presidente Bush constituiu causa de ruptura entres os Democratas.

Para alguns é um neocon, dado os seus relacionamentos com Wolfowitz..Mas as suas posições acerca das duas guerras do golfo , como também o parcial apoio ao trabalho de Walt e Mearheimer (influência da lobby israelita na política estrangeira americana), podem fazer pensar de forma diferente.

Brzezinski é um teórico da expansão a Leste da Nato e foi um dos criadores da estratégia de ajuda aos movimentos religiosos do Afeganistão para combater a expansão soviética.

Zibì, podemos chama-lo assim, é uma mente complexa, dotado de apurada inteligência, óptimo estratega. Grande conhecedor de geo-politica. É uma pessoa que cuida dos interesses americanos no mundo e do domínio dos EUA sem os típicos delírios neocon.

Um dos melhores tratados de geo-politica da história moderna é o seu livro “The Grand Chessboard”, O Grande Tabuleiro.

Nele, Zibí teoriza que o controle da Eurásia é fundamental para o exercício da dominação global porque naquela zona estão concentradas:

  • o 75% dos recursos energéticos do mundo
  • o 75% da população mundial
  • os 2/3 das maiores economias do mundo
  • o 60% do Produto Interno Bruto mundial

É suficiente observar um mapa para perceber que quem controla a Eurásia controla o Vizinho Oriente, tem a África de perto e torna periferia Oceania e América.

Sempre segundo Zibí:

  • após o fim da Guerra Fria os EUA são a única super-potência
  • é possível desfrutar esta situação para exercer o domínio
  • é preciso, todavia, redimensionar a Rússia até o nível de média potência e antecipar um seu possível regresso como super-potência.

Caso contrário, a Rússia – dada a própria posição natural – estará favorita no controle da Eurásia e não os EUA.

E será fundamental adquirir posições de domínio em alguns Estados-chave, fundamentais pelas posições deles.

Um deles é a Georgia, os outros o Irão, a Coreia…(e também o Quirguistão, NDT)

A estratégia do cerco

Provavelmente foi a visão de Brzezinski que inspirou a estratégia do cerco da Rússia.

Esta táctica consiste em criar uma cintura de pequenos Estados não-colaboradores à volta da Rússia, de maneira que seja possível isolar os seus recursos e tornar complexo o acesso da riqueza aos mercados de destino.

Os pequenos Estados à volta da Rússia foram criados espontaneamente depois da queda da União Soviética.

O que era preciso eram só oportunas mudanças de regime em muitos daqueles pequenos Estados.

As revoluções coloridas

A revolução laranja na Ucrânia, a revolução azul na Bielorrússia, a revolução das rosas na Geórgia, são só alguns exemplos de revoluções “espontâneas” que provocaram mudanças em muitos pequenos Países ex-soviéticos.

Ouviram falar das salsichas grátis para os manifestantes laranjas na Ucrânia? Não é que naquele País haja assim tanto dinheiro para cuidar dos cidadãos com camiões de salsichas grátis na praça. E as bandeiras, e os balões, e os megafones…

A CIA tem uma longa tradição na área da subversão de regimes, da ajuda às oposições, da criação de redes stay behind, da agitação popular. Técnicas eficientes e consolidadas. Provavelmente utilizadas ao longo destes últimos anos nas pequenas repúblicas ex-soviéticas no quadro da estratégia de cerco.

Os mais curiosos podem também ler Visões do futuro: A Estrada da Pérsia – Parte I, Parte II, Parte III. Aí fala-se das técnicas utilizadas para, as mesmas que podemos encontrar na Ucrânia e não só.
Podemos (e devemos) ficar triste pelos mortos, todos eles sem distinção de cor: mas na verdade não há novidade nenhuma, tudo procede segundo so planos.
Ipse dixit.
Links: no texto

6 Replies to “Odessa: tudo segundo os planos”

  1. Olá Max: e isso tudo que tem acontecido depois da segunda guerra não é já uma terceira guerra em curso? Mudam as modalidades e as pessoas afirmam que são conflitos dos estados palco. Talvez não estejamos nos dando conta que o mundo está em guerra mundial. E talvez porque não somos nós que nesse momento servimos de bucha de canhão diretamente. Abraços

  2. Uma vergonha, já não há imprensa, apenas são instrumentos de propaganda a doutrinar o rebanho, nem o trabalho de investigar e conhecer os factos têm.

    Concordo com a nossa impressa quanto aos responsáveis do genocídio de Odessa, a Rússia é a responsável. A minha divergência está em achar que é a inercia(felizmente) Russa que permitiu o genocídio de russos a viver na Ucrânia, porque pro-russos como dizem os jornais serve só para acharmos que não falamos de pessoas e sim de demónios.

    Putin está a impressionar-me pela positiva com o seu bom senso, estão russos a morrer na Ucrânia que vão afectar a os seus 80% de popularidade e ainda não deu ordem para as tropas russas atravessarem as fronteiras, e é aqui que fico feliz, porque em vez de estarmos a falar de 4 dezenas pessoas mortas já teria-mos por esta altura 4 milhares e uns milhões de mortos no inevitável futuro confronto bélico com o ocidente que tal acção provocaria.

    "nem sequer um livro de história do oitavo ano leram" mas então de onde vem este plano de criar um sentimento anti-russo no ocidente e mais ainda dentro da Ucrânia. É que são ideias antigas dos tempos dos fundadores do 2ºreich, com vários episódios durante todo o sec XX (o comunismo foi só mais uma desculpa como se tem provado nos últimos anos) o que faz com que as ideias do senhor Brzezinski não sejam novas, apenas o aproveitar as ideias de um plano antigo, porque o objectivo já sabemos qual é: Dominar a Rússia e as suas riquezas.

    Veremos se a liderança de Putin não sai enfraquecida disto tudo (para o bem de todos nós) na preparação de uma primavera russa, não esquecer que os 80% de popularidade de Putin nasce da anexação da Crimeia e que neste momento o Putin será condenado pelo povo faça ou não alguma coisa em relação ao que se passa na Ucrânia, "preso por ter cão e preso por não ter" é o que o espera.

    Por tudo isto, quem precipitou e manipula os acontecimentos na Ucrânia sabe muito bem o que está a fazer, a Crimeia foi só uma vitória Russa(de Putin) em uma guerra maior.
    Os próximos capítulos vão esclarecer mais alguma coisa, espero estar errado e que isto acabe bem, coisa que para os ucranianos e russos a viver na Ucrânia já não é possível.

    Um abraço,
    LM

  3. Já agora tenho uma duvida:
    Já li algures que a Rússia era o último obstáculo para a implementação de uma chamada nova ordem mundial, seja lá o que isso for.
    Mas se na prática quem manda já em tudo(manipula as cordas) ou quase tudo, são grandes multinacionais e banqueiros, que "colocam" fantoches(nas mesmas cordas para dar uma impressão "falsa" de normalidade, democracia etc).
    E sabendo que quem está no Kremlin é astuto q.b., não haveria outro meio ou meios de chegar ao mesmo fim?
    Se objectivo for esse vai ser desgastante para ambas as partes e poderá levar a mais sangue derramado, ou até algo bem pior?
    Deve haver algo que me escapa, gostava de ouvir opiniões.
    Abraços
    Nuno

  4. Nosso maior equívoco é tentar indefinidamente identificar "bons" e "maus". A Rússia é a maior lavanderia de dinheiro do planeta. Níveis de corrupção estratosféricos. O que se realiza é o velho jogo de poder onde a elite financeira define onde, como e quando devem acontecer conflitos, matanças, crises econômicas, fome e a perpetuação da lógica da escassez.

  5. Grato Chaplin
    Sei bem que não há bons e maus meu caro,
    mas a manipulação/adulteração de uma ocorrência como descrita acima ou seja compro um jornal/vejo noticias na tv como a maioria por exemplo ainda faz e sou enganado: tipo aconteceu algo e a ideia é mesmo essa uns são bons outros maus.
    Qualquer dia temos disto: "recém nascido mata mãe e pai friamente com 8 tiros", já faltou mais.
    Sempre os mesmos e os seus "joguinhos" de repartição de poder. Frase inglesa: the more things change, the more they stay the same.
    Nuno

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: