Como ouvir um podcast

Como ouvir um podcast? Não apenas aquele de Informação Incorrecta, mas qualquer podcast.

Com Android

Partimos da plataforma Android, a mais utilizada nos smartphones. Para ouvir um podcast é boa ideia descarregar um podcats player, um aplicativo que procura o nosso programa favorecido e que permite ouvi-lo.

Existe uma multidão de podcast players para Android: aqui realço as soluções open source e aquelas sem publicidade e/ou compras.

Entre as open source (fortemente recomendadas porque sem publicidade e/ou compras):

Entre aquelas não open source mas sem publicidade e/ou compras:

  • Playapod (um dos mais completos e leves também, pena não haver versão portuguesa)
  • Omni Podcast (não tem versão portuguesa e nem conseguiu encontrar o podcast de I.I.)
  • Capsule (não é terrível mas não tem versão portuguesa)
  • Podomatic (mau: pede para aceder com Facebook ou registrar-se).
  • Podcast Guru (tem um nome estúpido, é uma app pesada e não tem versão portuguesa)
  • PodByte (não tem versão portuguesa, muito pesada e nem conseguiu encontrar o podcast de I.I.)

…e sim, tenho também que citar Google Podcast que não tem publicidade, não oferece compras, está em português, é muito leve e é de simples utilização também (talvez o mais simples até).

Como funciona?

Tudo bem, estes são os players: mas como funcionam? O funcionamento dos players é mais ou menos sempre o mesmo. Portanto, vou explorar quanto escrito em tempos pelo site Politicast que publicou um tutorial para descarregar e utilizar aquela que é uma das melhores apps para ouvir podcast: AntennaPod, gratuita, sem publicidade, sem ofertas de compras, completamente open source, o que faz sempre bem à saúde. Aqui utilizo imagens do tutorial de Politicast que, inclusive, é um site brasileiro que por sua vez publica podcast de política (pelo menos publicava até o ano de 2018) e que aconselho espreitar.

  1. Em primeiro lugar abrir a página de Google Play e na barra de pesquisa escrever AntennaPod.

2. Entre os resultados, procurem AntennaPod:

3. Seleccionem AntennaPod para abrir a relativa página:

4. Agora esperem que a app seja descarregada e instalada. Não é muito, justo aquele 45/50 minutos. Demasiado? Ok, na verdade são poucos segundo.

5. Muito bem: agora AntennaPod está instalado e aparece um ícone:

6. Agora a parte complicada: carreguem no ícone de forma a abrir o programa. No canto superior esquerdo encontram o menu: seleccionem e escolham a opção  e escolham a opção Adicionar Podcast.

7. Adicionar um podcast significa inserir o endereço de feed do podcast, isso é, dizer ao app onde procurar no amplo oceano da internet, e esta é uma operação que deve ser feita sempre, para qualquer podcast.

No caso do podcast de Informação Incorrecta, o endereço que deve ser inserido é o seguinte:

http://rss.castbox.fm/everest/37abea0fd77c4638888640f9faeb31d5.xml

Para não ter que escrever tudo, podem abrir este artigo directamente no smartphone, copiar o endereço e cola-lo em AntennaPod.

8. Para ver os episódios mais recentes do podcast que costumamos acompanhar, no menu podemos seleccionar Episódios:

AntennaPod proporciona os comandos Play, Pausa, Frente (30 segundos), Atrás (30 seg.), tudo o necessário para ouvir um podcast.

Para quem deseja ouvir só os podcast de Informação Incorrecta é possível também descarregar a app Castbox (o site que hospeda o podcast de I.I.) e aí procurar sem ter que inserir o endereço. Mas é uma opção que não aconselho porque é uma app com publicidade e que oferece compras.

Pessoalemnte utilizo AntennaPod desde o início dos podcast de Informação Incorrecta e, até agora, não tenho tido problemas.

 

Com o computador

Com um agregador

E como é possível ouvir um podcast no computador? Na verdade há mais do que uma maneira.

Para ouvir o podcast de Informação Incorrecta, por exemplo, é suficiente utilizar o player embutido na versão escrita do artigo ou abrir a página de Castbox e na pesquisa (em cima, lado direito) digitar Informação Incorrecta.

Mas para ouvir mais podcasts temos que ter uma maneira mais prática. Então eis que calha bem um agregador de podcast para desktop: desta forma será possível acrescentar mais podcast e ouvir sempre os últimos episódios publicados. As escolhas são:

Ambos os programas são portáteis, funcionam nas plataformas Windows, Linux e Mac. Mas nenhum dos dois é um player: o que permitem fazer é sincronizar os podcasts, mostrando os últimos episódios publicados, e transferi-los para que seja possível ouvi-los com um programa para ficheiros áudios, algo normalmente já instalado no nosso computador.

A comodidade reside no facto de não ter que saltitar pela internet toda à procura dos últimos episódios: os dois programas fazem isso para nós. Uma vez encontrados os episódios, podemos baixa-los e ouvi-los com toda a tranquilidade, apagando-os no final para que não ocupem espaço.

Com o nosso leitor multimedial

Uma cómoda possibilidade passa por não instalar nada e utilizar o nosso leitor multimedial para seguir um canal podcast. O processo muda por cada leitor, mas no caso do bem conhecido VLC (provavelmente o melhor leitor multimedial em circulação) a coisa é extremamente simples:

  1. abrir VLC.
  2. seleccionar Ver
  3. seleccionar Lista de Reprodução
  4. à esquerda, seleccionar Internet e a seguir Podcast.
  5. inserir o endereço feed do podcats desejado (no caso de informação Incorrecta é o endereço publicado acima).

Já está.

A mesma funcionalidade é presente em outros programas como é o caso de Amarok, Banshee, Clementine, Miro, Music Bee, Rhythmbox, Winamp, etc.

No navegador

Sem descarregar nada? No navegador, com as extensões:

Com um agregador online

E sem instalar nem as extensões? Boa ideia. Então um agregador online. Mas são muitos, é quase impossível aconselhar um só deles. A coisa melhor é o Leitor experimentar: abra um motor de pesquisa e digite podcast aggregator online para obter uma lista muito comprida.

Todavia é preciso realçar como nem todos funcionem na melhor das maneiras (Player FM, por exemplo, ainda está parado ao episódio 6 de Informação Incorrecta), muitos prevêem uma versão superior paga e em alguns casos temos que lidar com a publicidade.

Pessoalmente não utilizo um agregador online: AntennaPod no smartphone e gPodder no computador são mais do que suficientes para poder ouvir qualquer podcast.

É tudo? Não. O podcast outra coisa não é a não ser um ficheiro áudio, pelo que pode ser reproduzido de várias formas. Por exemplo: no carro podemos conectar o nosso smartphone ao sistema de som do automóvel e ouvir os podcasts tal como costumamos ouvir as nossas músicas.

Aqui vimos apenas as soluções mais simples, que podem ser implementadas de forma rápida e sem dor. Espero que seja útil.

 

Ipse dixit.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.