Windows 10: instalação forçada

Continuam as alegrias espalhadas pela Microsoft com o seu novo sistema operativo Windows 10.

Após a descoberta do keylogger, aparece uma notícia de The Inquirer segundo a qual os usuários de Windows 7 e Windows 8 efectuariam de forma involuntária o download do novo sistema operativo, através das normais actualizações. Esperamos para ter mais confirmações apesar de, sempre segundo o mesmo jornal, a Microsoft já ter confirmado.

Tale prática seria implementada mesmo que o usuário não tenha marcado a passagem para Windows 10. Após uma actualização aparentemente normal, iria aparecer uma janela popup avisando que Windows 10 está pronto para a instalação.

O problema prático deste download é que os ficheiros de instalação são depositados numa pasta escondida no disco do computador, ocupando um espaço que varia entre os 3 e os 6 Gigas. E esta pasta aí fica, mesmo que seja recusada a instalação (porque Microsoft, bondade dela, ainda deixa a possibilidade de escolher). Portanto, vale a pena controlar a presença desta pasta oculta: o método é simples.

Abrir o Painel de Controle > Sistema e Segurança > Aspecto e Personalização > Opções de Pasta > Mostrar Ficheiros e Pastas Ocultos. No separador Ver, seleccionar Mostrar Pastas, Unidades e Ficheiros Ocultos (sub-voz de Ficheiros e Pastas Ocultos).

Depois será só preciso clicar no Disco C: (onde C pode ser uma letra diferente caso tivéssemos escolhido esta opção: em qualquer caso, como é óbvio, deve ser o disco onde é instalado Windows) no Windows Explorer (é só abrir uma pasta qualquer e a seguir procurar C: na coluna de esquerda) e verificar a eventual existência duma pasta cujo nome será $Windows.~BT.

Carregando com a tecla direita do rato sobre esta última pasta e escolhendo Propriedade, será possível observar o espaço ocupado. Caso o sistema operativo Windows 10 já tenha sido descarregado, o tamanho ficará perto dos 4 Giga.

Podemos recusar a instalação, a seguir apagar a pasta com Windows 10 e deitar assim no lixo todo o conteúdo? Para poder podemos, mas isso não resolve todos os problemas: no Windows Update ficará uma actualização não conseguida, o que significa avisos nas parte baixa do ecrã e o risco de re-descarregar a mesma pasta com Windows 10 em ocasião da próxima actualização.

Vamos resolver o problema duma vez por todas? E vamos.

Soluções

Bloquear a actualização automática para Windows 10:
clicar no ícone de Windows 10, abrir o box para a marcação, seleccionar as três primeiras linhas em cima à esquerda, clicar em Ver Confirmação e a seguir clicar no link para anular a marcação.
Lembro também que, se por causa dum erro fosse iniciada a instalação de Windows 10, esta poder ser anulada simplesmente recusando o contracto de licença.

Bloquear o download dos ficheiros de instalação de Windows 10:
é preciso instalar o update cujo nome é KB3035583. Procurar e abrir Windows Update no menu Iniciar ou no Painel de Controle, clicar em Actualizações Instaladas, e procurar o tal KB3035583. Uma vez encontrado, clicar com o botão direito do rato e escolher Desinstalar: isso faz desaparecer o ícone na barra em baixo do ecrã e remove o processo GWX.exe, que é aquele que mantém pronto o nosso computador para a instalação de Windows 10.

Para eliminar do computador ficheiros de instalação obsoletos:
abrir uma pasta qualquer e, à esquerda, clicar com o botão direito do rato no nosso disco rígido C: (ou outra letra, como explicado antes), depois Propriedade > secção Geral > Limpeza.
Em Windows 8 as opções de limpeza são mais avançadas (neste caso é possível efectaur também a Limpeza Ficheiro de Sistema). Em qualquer caso, um bom programa de limpeza externo (como CCleaner versão portátil) ajuda na realização duma limpeza ainda mais profunda.

Para desactivar a instalação automática das actualizações em Windows 7 e 8:
abrir o Painel de Controle > Sistema e Segurança > Windows Update: aqui escolher Modificar Impostações na barra de esquerda. Desactivar as Actualizações Recomendadas.
Se desejarmos escolher cada actualização, podemos também escolher a instalação manual e não automática.

Existe também a possibilidade de bloquear definitivamente com outro método que, todavia, desaconselho (é para sistema 32 ou 64? Ambos?). Os mais atrevidos podem procurar na internet com os termos Windows 10 e DisableOSUpgrade.

Resumindo: temos que utilizar Windows 10 e a casa de Bill Gates tenta tudo para que as velhas versões de Windows desapareçam. Até oferece Windows 10 grátis. Mas, como se diz por aqui: não há almoços grátis.

Ah: obviamente, estes são problemas que não acontecem ao utilizar um sistema operativo Linux…

Nota final: sendo esta uma notícia muito recente (do passado dia 10 de Setembro), ainda em fase de verificação, se alguém entre os Leitores tiver sugestões para melhorar a parte técnica do artigo faça o favor de utilizar o espaço dos comentários, obrigado!

Ipse dixit.

Fonte: Navigaweb. The Inquirer, The Guardian.

10 Replies to “Windows 10: instalação forçada”

  1. Não é preciso fugir do Win 10. Ele é bom, estável. Os drivers? Empresas como Dell não disponibilizaram para uma carrada de modelos. Não importa, vc. pode buscar. A MSI, minha placa, também não disponibilizou. O que fiz? Bom, a melhor instalação é depois de formatado, mas espere! Instale o 10 sobre o 07 ou 08 e rode o Speccy, da Pirinform. Ele vai te dar os drivers e …. a CHAVE de seu WIN 10! Com a chave na mão, todos arquivos salvos em um pendrive ou HD externo, FORMATE! Ahhh, esqueci, baixe o WIN 10 FULL, 32 ou 64, e grave um ISO em um DVD! Reinicie com ele e FORMATE! Eliminas a fusão de 07/08/10. Os drivers, não se preocupe demais, eles existem. A AMD é chatinha com placas antigas, ela é. A NVIDIA, não. É isso. Abraços brasileiros.

    1. @pimon
      O que esta em causa não é o sistema funcionar bem e ser bom.
      O que esta em causa é aquela gaita espiolhar tudo e mais alguma coisa.
      Por isso muita gente não esta com vontade de mudar (o meu caso) mas a M$ esta mesmo empenhada em nos fazer mudar, o que me deixa de pé atras pois não há almoços gratis , tudo tem um custo e este está escondido.
      Sim … dizem que pode-se desacativar os recursos de monitorização , mas quem me garante a mim que continuam na mesma a funcionar mas de forma encapotada?

      Abç

      EXP001

    2. O diabólico pulo do gato da Microsoft não é o de espionar, pois é rotina. Com XP, 07/08/10.
      Como o do Google.
      Pensei, como economista que sou: qual é a do almoço grátis?
      A CHAVE do Windows.
      Dentro de mais 11 meses e a dona Micro desabilitará o free lunch.
      E você precisará formatar, um dia.
      E a chave?
      Quantos de nós irão buscar a chave dentro do sistema?
      Poucos. 5%?
      Opção?
      COMPRAR o WIN 10!
      Daí minha sugestão, GRAVAR o DVD, rodar o Speccy e obter a CHAVE, o software fornece. Com uma caneta indelével ou uma etiqueta e teremos um WIN 10 free & full.
      Não seremos 5%, talvez uns 10%.
      OK?
      Abraços.
      PS: sou 50% da…. "terrinha".

    3. Olá Pimon!

      E obrigado por todas as sugestões: sem dúvida vão ser úteis, pois a maioria dos Leitores ainda utiliza Windows (78% do total: destes, 53% Windows 7, 15.8% Windows 8, 15.5% Windows 10, 6% Windows XP).

      Dado ser Pimon um utilizador de Windows, desfruto a ocasião e pergunto: por qual razão não passar a um sistema Linux? Gratuito, mais seguro, com dezenas de milhares de aplicações igualmente gratuitas, disponível em centenas de versões, nunca precisa duma formatação.

      Esta é uma pergunta para a qual não consigo encontrar uma resposta. Hábito? Mas quem passa dum Windows 7 para um 10 terá em qualquer caso que mudar os seus hábitos: não de forma tão "importante" como numa passagem para Linux, óbvio, mas não seria esta uma boa ocasião para dar mais um passo e livrar-se das "taxas" de Windows?

      Aqui falamos de centenas de Euros que podem ser poupados entre sistema operativo, anti-virus (quando pago), programas (idem). E há versões cada vez mais parecidas com o sistema Windows (no aspecto e na utilização, não certo na arquitetura).

      Além de tudo isso, com um Windows estamos a financiar tal Bill Gate, que não é um demónio mas fica longe de ser o indivíduo mais simpático e honesto do planeta. Com um sistema Linux, financiamos dezenas (por vezes milhares) de técnicos espalhados pelo mundo fora, pessoas normais, não top 10 de Forbes.

      Não discuto as qualidades de Windows 10, que ainda não experimentei (Windows 8 era mau, lamento). Mas qual o sentido de frequentar um blog de informação alternativa (como este, por exemplo) e depois continuar nos nossos "maus hábitos" como se nada fosse?

      Não é esta uma crítica dirigida em particular a Pimon, que fique muito claro. Pelo contrário, pergunto isso porque, como referido, não consigo encontrar uma explicação decente e espero que Pimon (ou qualquer outro Leitor) possa ajudar-me em entender.

      A propósito: agradeço já pelas eventuais respostas:

      Abraçooooo!!!!

    4. Não é simples confrontar todos os meus maus hábitos. Alguns poucos permanecem. Um dia qualquer e findo-os, de vez.

  2. Obrigado.
    Fácil responder.
    Só num cpu tenho o Linux instalado e tudo funciona bem para mim.
    O problema é que existem mais 3 pessoas que usam os 2 cpu's fixos que temos e usam até mais que eu.
    Como embora um cpu o mais rápido até seja propriedade minha mas/e como aqui em casa respeita-se a maioria que: "embora pode não ter a razão" tem opinião e dado que é para muita multimédia e jogos pesadinhos, tirei dual boot do meu e no mais "fraco" ficou o dual boot no outro fixo.
    Simples e feliz e fica tudo contente
    No celular/telemóvel que mais ninguém mexe uso rom's customizadas samsung note 2 uso rom note 4 é tudo personalizável nao ao gosto da marca mas ao meu.

    O problema é que sabendo como funciona o tal de sistema vejo as dicas de Pimon como úteis perante uma inevitabilidade futura que aqui sim ninguém quer mas suspeita: grátis ouvi bem gratuito a troco de quê???
    Abraço
    Nuno

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: