O Dólar fica

O banco central chinês parece ter radicalmente revisto a abordagem acerca do poder económico e monetário dos Estados Unidos: anuncia que o Dólar continuará a ser a moeda-chave, o dinheiro de reserva ainda por décadas.

O dr. Jin Zhongxia, chefe do Instituto de Pesquisa do Banco Central, disse que a revolução energética e o ressurgimento das exportações por parte de Washington podem levar a um Dólar forte ainda ao longo de muito tempo:

O domínio global do dólar vai continuar.

Segundo o dr. Jin, o mundo está a mover-se em direcção dum sistema de “4+1 moedas”, com o Dólar usado como um hub para todos os pagamentos no mundo, complementados por “quatro moedas menores”: Euro (Europa), Libra (Reino Unido), Ien (Japão) e Yuan (China).
E acrescenta:

Em comparação com o Euro, a zona do Dólar é muito mais resistente aos choques. A crise da dívida na Zona Euro mostrou a fraqueza desta moeda.

Tudo isso representa a mudança assinalável.
Há cinco anos, o Primeiro Ministro Wen Jiabao perguntou se os Títulos de Estados de Washington fossem ainda seguros, enquanto o banco central chinês tinha pedido uma “moeda global” gerida pelo Fundo Monetário
Internacional. A sensação era aquela do fim duma época, com uma América enfraquecida e já não capaz de desenvolver um papel de guia em âmbito económico.

Agora é altura duma inesperada marcha-atrás: o Dólar voltou e é para ficar.

E o Euro?
O dr. Jin afirma que a União Monetária Europeia não tem a flexibilidade e
harmonia dos impostos necessários para lidar com situações de crise e para absorver os
choques.

A área do Dólar parece ter menos vínculos, mas, no fim, é mais compacta do que a Zona do Euro.

Ámen.
Explicações? Talvez esta: os trabalhadores da coreanas Hyundai e Kia obtiveram a abolição do turno da noite, enquanto nos Estados Unidos festejam o regresso do trabalho nocturno.

Afinal, ter menos serviços, menos riqueza, menos Estado, menos casas, menos dinheiro no bolso e mais trabalho é como alcançar uma fatia de Paraíso.

Ipse dixit.

Fontes: The Telegraph, Cobraf

2 Replies to “O Dólar fica”

  1. Este post para mim é surpreendente.

    Em primeiro lugar estou um pouco baralhado com as declarações do dr. Jin Zhongxia que me deixam a duvida se elas são uma previsão, ou por outro lado, uma 'sugestão' para um linha de rumo relativamente á evolução do sistema financeiro global.

    Há pouco tempo atrás, o colapso do dollar era tido como uma inevitabilidade a curto prazo. Agora estas declarações apontam no sentido diametralmente oposto.

    Surpreendente também, não deixa de ser a recente posição da China em relação à Coreia do Norte e seu programa nuclear.

    Ou estou a ver mal, ou então parece haver aqui um alinhamento entre as posições da China e as do Ocidente em assuntos fundamentais. Sejam eles geo-estratégicos, financeiros e económicos.

    Sendo no entanto a cortina de fumo que paira sobre estes temas demasiado densa, vou ficar por aqui.

    abraço
    Krowler

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: