As bolsas e o salva-vida

Quando a situação é dura os duros entram em jogo. E o Correio da Manhã não foge perante o desafio.

Numa altura tão complicada para o País, com a bolsa que queima milhões de Euros portugueses, o diário aposta no jornalismo de investigação e na qualidade.
Eis os títulos da primeira página da edição online:

Misseis protegem Papa em Fátima
Jovem violada durante assalto
Esventrado por 20 Euros
Amy Winehouse caiu e magoou os seios

E a economia? Duas linhas num cantinho:

Pânico. Pacto de regime contra a austeridade.

Isto, repetimos, no jornal mais lido do País.
A esperança é que Standard & Poor’s não consiga um cópia, caso contrário o rating cairia até o ZZZ- causa manifesta incapacidade.

Antes duma vista de olhos nos outros diários (mais prosaicos, verdade seja dita), actualizamos a situação:

Outro dia dramático nos mercados das acções europeus após a queda de ontem. Vendas generalizadas no Velho Continente Hoje a lanterna vermelha é a Bolsa de Lisboa com uma queda de 5,90%. Depois da Grécia, Portugal é indicado como o próximo País que poderia acabar na mira da especulação internacional.
“Pesada” também a Bolsa de Madrid, com o Ibex a -3,40%. Em Milão o indicador Ftse all share cai 2,80, Bruxelas marca -3,50%. Baixas mais leves em Londres, com o Ftse 100 que perde 1% enquanto Paris e Frankfurt deixam o 2%.(Fonte: Asca)

Uma autêntica chuva de vendas. Em Portugal, mais em pormenor:

Continua a queda dos títulos de Estado dos Países financeiramente mais fracos da Eurozona. Sofrem em particular Grécia e Portugal. […] Esta manhã os rendimentos dos bonds helénicos a dez anos viajam ao 9,54%, para títulos a dois anos subiu até 23%.[…]
O rendimento dos títulos a 10 anos de Lisboa subiu até 5,57%, o dos títulos a 2 anos 5,51%. A curva das taxas da dívida pública de Lisboa fica cada vez mais horizontal com taxas iguais a curto e longo prazo. É uma situação sintomática  dum forte aumento do risco de insolvibilidade de Lisboa. Se a curva ficasse invertida, com taxas curtas maiores das longas, Portugal entraria na mesma espiral da Grécia e para Lisboa o capitulation day estaria atrás da esquina. (Fonte: Asca)

Situação perigosa. No entanto os economistas querem distinguir as várias situações. A crise não é a mesma em todos os Países.

Explica Jean Pisani-Ferri do Instituto Bruegel de estudos europeus:
.

“Há efeitos de contágio, mas a situação grega é realmente de uma natureza diferente”

Além disso, “o problema central da Grécia é orçamentário”, enquanto o da Espanha, por exemplo, “afecta principalmente a competitividade” de sua economia e procede directamente à explosão da bolha imobiliária.
Portugal, por outro lado, enfrenta problemas tanto orçamentário como de competitividade, enquanto a Irlanda “correu riscos importantes ao desenvolver sua esfera financeira” antes da crise económica mundial.

No entanto, esses países também estão vinculados de certa forma: as decisões “para gerir a crise grega terá efeito nos outros países”, segundo esse especialista.

Para Jesus Castillo, economista do banco francês Natixis, os “mercados questionam actualmente a reestruturação da dívida grega”, ou seja, a possibilidade de modificação de seus vencimentos, suscitando “questões sobre os países que poderão vir depois”.

Contudo, a deflagração grega tem também efeitos virtuosos sobre os países mais afretados pela crise económica da zona do euro, ao empurra-los – assim como Atenas – a tomar medidas para reduzir seus deficits e realizar reformas para resolver problemas estruturais de sua economia.

“Até agora, desde o lançamento do euro, não se tinha feito uma diferenciação significativa no mercado entre bons e maus alunos (na zona do euro). Mas a partir do momento em que se estabelece” uma primeira comparação, cada país “se vê forçado a empreender esforços”, observa Pisani-Ferry.(Fonte: JBOnline)

E a Europa? Que acontece com a ajuda?

Os governos da zona do euro disseram estar prontos para fornecer à Grécia 30 bilhões de euros no plano de emergência de três anos, em empréstimos, enquanto o Fundo Monetário Internacional pode fornecer entre 10 bilhões e 15 bilhões de euros a mais

Ainda bem. É que Atenas tem uma certa pressa…

Mas o quão rápido a Grécia receberá o dinheiro dependerá dos procedimentos legais em cada um dos 15 outros países da zona do euro e do FMI. O tempo da Grécia é limitado, porque precisa pagar 8,5 bilhões em dívidas que vencem no dia 19 de maio.
Por isso, pode ser que a Grécia tenha que sair da Zona do Euro por um tempo, se não conseguir apertar o cinto o suficiente para se qualificar para receber o pacote de ajuda, disse um especialista orçamentário de um partido da coligação alemã nesta terça-feira.

Um alemão? Mmmhhh, isto é suspeito…

Uma saída temporária do euro poderia beneficiar Atenas se for acompanhada por uma desvalorização, disse Juergen Koppelin, dos Democratas Lives (FDP) à rádio Deutschlandfunk. 

Pois. Caso não tivesse ainda ficado claro, a Alemanha não tem muita vontade de entregar o dinheiro. Desconfia. E se calhar com razão. Mas é esta a altura certa para um debate? Ficamos com o salva-vidas na mão e perguntamos ao homem que afoga: “Vais portar-te bem?”.

O problema é que há mais pessoas na água: além da Grécia, Portugal e Espanha não estão muito bem e o Euro está em sofrimento.

Mas os Teutónicos não brincam. Não acaso são Teutónicos:

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, afirmou em entrevista ao jornal económico “Handelsblatt” que o país quer oferecer ajuda à Grécia, mas insiste que, para activar o plano de auxílio europeu, é necessário esperar o projecto de ajuste do FMI.

“Se o pacote do FMI for convincente, e eu não espero outra coisa, podemos adoptar na segunda-feira uma resolução no Conselho de Ministros”, diz Schäuble. Com isso, teria início o processo para aprovação parlamentar.
Schäuble rejeita, além disso, a impressão de que a Alemanha está frenando a activação do plano de ajuda à Grécia.
“O Governo alemão não está pisando o freio. Queremos decisões rápidas. Mas nossa meta é um plano de saneamento sustentável para que Grécia possa voltar a se sustentar nos mercados a médio e longo prazo”, assinala o ministro. (Fonte: EFE)

Tradução: sim, de facto travamos. Vamos tentar perceber a razão desta atitude? Em parte, já vimos, motivos eleitorais. Mas há mais:

Se além da Grécia, também Portugal e Espanha precisarem de programas de apoio europeu, “o valor será astronómico”, diz Piero Ghezzi, do Barclays Capital: 480 mil milhões de euros no mercado. “Agora estamos a falar de dinheiro a sério”.

Piero Ghezzi é economista do Barclays Capital e explica hoje na edição do “The New York Times” que o problema grego passou a ser português e pode passar a ser espanhol: os três países precisam de refinanciar muita dívida este ano e, se entrarem em colapso de crédito, poderão precisar de fortes programas de apoio internacional: “90 mil milhões de euros para a Grécia, 40 mil milhões para Portugal e 350 mil milhões para Espanha”, contabiliza Ghezzi. (Fonte: Jornal de Negócios)

 480 mil milhões de Euros? Por isso os Alemães não têm vontade de brincar…

Ipse dixit.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.