O regresso de Greta: o kit anti-governo. Ou pró-governo…

Acidente de percurso da Virgem Sueca, conhecida também como Greta Thunberg: algo que desencadeou uma investigação policial criminal na Índia.

Greta acidentalmente partilhou no Twitter (e rapidamente apagou) uma espécie de guia de “artigos sugeridos” relativamente à violenta revolta dos agricultores em curso no subcontinente.

Um verdadeiro kit que fornecia uma série de sugestões sobre o que publicar e que pedia a Greta, entre outras coisa, de partilhar as opiniões de celebridades, incluindo aquela da estrela pop Rihanna que recentemente abraçou a causa dos agricultores indianos que lutam contra o governo Modi.

Dezenas de milhares de agricultores reuniram-se na periferia da capital da Índia para protestar contra as novas leis agrícolas que afirmam privá-los de rendimentos e pô-los à mercê das corporações. A 26 de Janeiro, Dia da República da Índia, os agricultores produziram um violento confronto no qual centenas de polícias foram feridos e um manifestante morreu. Vários agricultores foram também feridos.

De acordo com Vishva Singh, um dos Ministro do governo de Modi, o tweet apagado de Greta “revelou os verdadeiros desenhos de uma conspiração a nível internacional contra a Índia”.

Escreve Singh:

Foram claramente estabelecidas instruções sobre ‘como’, ‘quando’ e ‘o quê’. Conspirações desta escala são frequentemente expostas e finalmente foi um tweet apressado de Greta, que com outras celebridades internacionais se tornou subitamente sensível às questões dos agricultores.

Greta publicou um longo documento no Twitter, aparentemente criado por activistas mas cuja origem não é clara, delineando formas de contribuir para os protestos pró-agrícolas, incluindo mensagens com hashtags e tags espalhados nas redes sociais, bem como conselhos sobre a organização de comícios.

Assim, a Virgem Sueca, depois de paladina contra o Aquecimento Climático, agora apoia os mais desfavorecidos? Não necessariamente. Alguns na Índia, já realçaram como o “erro” de Greta forneceu às autoridades indianas uma importante “ferramenta” para desacreditar os protestos, permitindo-lhes afirmar que os apoiantes simplesmente queriam “difamar” o governo no âmbito duma conspiração internacional. Ferramenta imediatamente recolhida pelo Ministro Singh, como vimos.

 

Ipse dixit.

7 Replies to “O regresso de Greta: o kit anti-governo. Ou pró-governo…”

  1. Caro Max, parece que não te simpatizas muito com essa sueca pirralha ( como diria, por aqui, o Capitão Pateta ).

    Sinceramente , não entendi o propósito desse post.

    Ela se posicionou a favor dos agricultores e pediu o engajamento de outras pessoas, inclusive de famosos , por saber que os holofotes apontam mais para eles. Depois apagou o comentário , por arrependimento ou coação ( o texto não aponta o motivo ). Houve uma reação automática do governo indiano, com aqueles argumentos que estamos cansados de ouvir de governos frágeis (vide o que ocorre no brasil por cada critica internacional, Di Caprio que o diga).

    Vc acha que a Srta. Greta cometeu um erro ? Ou o incidente ganhou mais visibilidade com isso ? A ponto de até ganhar um post no II, que poderia de chamar: “Falem mal, mas falem de mim” .

    Abraço.

    1. Olá Sergio!

      Pessoalmente nada tenho contra a criatura que sempre julguei ser uma vítima. Pega-se numa rapariga com problemas psicológicos, atira-as para as câmaras com um guião já preparado, recolhem-se os frutos negando-lhe uma adolescência normal. Se eu fosse o pai dela teria vergonha e nem pouca. Mas a verdade é que a maior parte das pessoas não pensa nisso, limita-se a aplaudir a “coragem” da Virgem Sueca que, com a ajuda do mundo “progressista”, em breve alcança o estatuto de símbolo. Aos meus olhos: nojento.

      O post confirma quanto por mim apoiado ao longo destes anos: Greta é uma marioneta, pilotada por outros. A publicação do kit foi um erro? Acredito que sim. Provável. Teve o efeito de “falar” da Virgem Sueca? Com certeza, mas isso não é tão importante porque acho que o tempo de ser um símbolo para ela está a acabar. É um sujeito descartável que já deu o que tinha para dar. Os pais dela são obrigados a pô-la a falar dos agricultores indianos para que ainda possa contar com um mínimo de visibilidade: imaginem o que aquele rico casal sueco sabe acerca daquelas pessoas que vivem numa espécie de Terceiro Mundo.

      Se calhar para o Leitor tudo isso não é significativo, e posso entender este ponto de vista. Para mim é nojento e merece um artigo, embora curto como este porque, na minha óptica, é mais uma demonstração de como o actual sistema não tenha problemas em explorar autênticos casos humanos para os seus fins.

      Obviamente posso estar errado e antes de publciar perguntei a mim mesmo: “Estarei errado?”. A resposta foi escolhida por votação e a unanimidade respondeu: “Não, nunca estou errado”. Talvez seja um resultado um pouco exagerado, mas o meu espírito democrático obriga-me a aceitar as decisões da maioria quando estas reflectem as minhas opiniões.

      1. Também não morro de amores por ela ,mas também não consigo acreditar que ela seja 100% manipulada ou de que suas intenções não sejam nobres , embora possa até estar equivocada.

        Se tivesse que escolher entre Greta e o tipico adolescente brasileiro: alienado, politicamente analfabeto, formado na universidade do You Tube ( deixando-se sofrer lavagem cerebral por “influenciadores”), que estão mais preocupados com o Big Brother do que a realidade sombria que se passa em sua volta.
        Certamente, eu escolheria a primeira opção.

  2. Greta Thunberg, é uma cópia descarada de Lisa Simpson. Principalmente, naquele filme mediano dos Simpsons de 2007 (se não me engano o ano). Assistindo o filme, se pode ter uma ideia geral, do quero dizer. Enfim, à Greta é uma Lisa Simpson piorada, mas com outra embalagem.

  3. Sobre a menina Greta, que sofre de problemas mentais, e infelizmente encontra-se a ser utilizada para servir interesses políticos e económicos, recomendo a leitura do livro, «The Manufacturing of Greta Thunberg», de Cory Morningstar:

    https://www.goodreads.com/book/show/51043120-the-manufacturing-of-greta-thunberg

    A organização política Brasileira, Nova Resistência, traduziu para o Português do Brasil os artigos que deram origem ao livro.

    Deixo aqui a ligação (a tradução está divida em 6 partes):

    – A Construção de Greta Thunberg: A Economia Política do Complexo Industrial Sem Fins Lucrativos [Ato I]

    http://novaresistencia.org/2019/09/26/a-construcao-de-greta-thunberg-a-economia-politica-do-complexo-industrial-sem-fins-lucrativos-ato-i/

  4. Uma guria antipática que, do nada, aparece a dar discursos enraivecidos na ONU, só pode ser uma construção manipulada em função do teatro da mudança climática. Não precisa mais nada.
    No ocaso da sua fama, escolhe um tema não escolhido para ela, e começa a dizer inconveniências. Com isso divulga internacionalmente a situação desesperadoras dos agricultores indianos. Escolheu mal. Seus “donos” dessa marionete junior, que por si não sabe o que faz, devem estar furiosos.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: