O gráfico estúpido

Se existisse o concurso “O gráfico mais inútil do Século”, o seguinte teria grandes possibilidades de aniquilar a concorrência.
Todavia, na Zona NEuro este é um gráfico desconhecido e misterioso, algo que causa mau humor entre a classe política.

Vamos observar o gráfico:

Clicar para ampliar!
O gráfico é simples: quanto maior for o aperto fiscal (fruto da política de austeridade), tanto maior será a queda do PIB, o Produto Interno Bruto.
Ou, dito de forma ainda mais clara: quanto mais o Estado ficar com o dinheiro dos cidadãos, tanto menor será a riqueza produzida no País.
Revolucionário, não é? Pois.

No gráfico encontrámos as “jóias da coroa” europeia (Grécia, Portugal, Irlanda, Italia, Espanha, mais Eslovénia e Chipre) no lado direito e em baixo: são os Países onde o aperto fiscal é maior e onde o PIB mais cai.
Do lado esquerdo, pelo contrário, e em alto, Eslováquia e Bélgica, com menores níveis de taxação e PIB maior.
Excepções: Finlândia e Holanda que decidiram perder alguma coisa em termos de taxas e impostos em prol dos cidadãos mas que, mesmo assim, ficam com economias que não brilham.
No centro da tabela, na parte alta, Alemanha e França, os dois “colossos”, que apertam pouco e por isso podem ainda contar com um PIB ligeiramente positivo.
Mas os dados são extremamente claros: mais aperto significa queda do PIB.
Como afirmado, este é um gráfico substancialmente estúpido e inútil: se eu tiro oxigénio a uma pessoa, esta pessoa fica mal. Cada vez menos oxigénio significa que a pessoa ficará cada vez pior.
Nas economias o mecanismo é exactamente o mesmo: menos oxigénio (dinheiro) em circulação significa menos riqueza (PIB).
Por isso: nem seria preciso um gráfico para demonstrar uma tal banalidade. Mas tentem fazer perceber isso em Bruxelas…
Isso significa também que se já antes a situação era má, com as sucessivas intervenções (austeridade, “ficar mal agora para ficar melhor depois”) tudo piorou bastante. Verdade: não era simples piorar, mas as Mentes Pensantes continentais e locais conseguiram.
Uma salva de palma.
Ipse dixit.

3 Replies to “O gráfico estúpido”

  1. "Tudo o que é preciso é a crise geral certa e o mundo aceitará a nova ordem mundial." – Rockefeller.

    É melhor lembrarmo-nos disto antes de nos meterem um microchip na mão.

  2. Olá Max: o mundo (ocidental) acreditará que um governo mundial (no ocidente – é que os ocidentais têm a mania de considerar que o ocidente é o mundo)vai equilibrar as finanças, e os problemas serão equacionados. Por sinal tudo indica que é esta a crise certa para tal crença se tornar uma verdade indubitável. Nos anos 90, no Brasil, foi difundida uma crença que o país cresceria quanto mais privatizado se tornasse, e a esmagadora maioria da população acreditou nisso. No final da década a população estava na m, mas o número de grandes fortunas no país (a custa do roubo e das propinas das privatizações dos bens públicos) tinha saltado de 4 para 40. Pronto: a missão fora cumprida. Abraços

  3. acho q por isso pretendem tirar o PIB como indicador de uma economia saudável, nao lembro onde li isso..

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: