O topo do topo

Alguns números.

Pessoalmente odeio tudo o que é números, multiplicar e dividir são o equivalente matemático de Sodoma e Gomorra. Mas admito: os números têm uma certa utilidade. Por exemplo, poucos dígitos têm a capacidade de descrever uma situação melhor do que centenas de palavras.
Então vamos ver estes dados.

Nos últimos 40 anos, 0,1% da população dos Estados Unidos, absorveram 60% do aumento dos rendimentos. Isso significa que o crescimento favoreceu apenas 300.000 pessoas, numa Nação com 300 milhões de pessoas.

Por outro lado, cerca de 270 milhões de pessoas (90% do total) não tiveram um aumento os rendimentos em termos reais desde 1970. Como explicado pelo especialista David Cay Johnston, no New York Times, citando estudos recentes, durante 40 anos apenas o topo da sociedade beneficiou do sistema económico americano: há agora 15.600 famílias nos Estados Unidos que possuem 37% da riqueza nacional.

Desde 1970 apenas os 10% da população tiveram aumentos reais de rendimento: e neste 10%, 1% tem absorvido a maior parte do aumento). Ela está claro que não são sempre as mesmas pessoas e famílias desde 1970, alguns enriqueceram a partir do nada (tipo a boa alma Steve Jobs), outros perderam a sua posição: mas as contas não mudam, com 90% da população que durante quarenta anos deixou de beneficiar crescimento económico.

Parece um absurdo, mas no México, na Colômbia, no Peru ou na Guatemala a distribuição da riqueza é menos radical do que nos EUA hoje. E esta transformação ocorreu de repente, nos últimos quarenta anos, e está a acelerar a cada ano que passa. Não se trata de democratas ou republicanos, direita ou esquerda, é um fenómeno independente das cores.

Com o presidente Clinton, 1% da população (3 milhões de pessoas) absorvia 45% do aumento dos rendimentos.
Com Bush, 1% da população conseguia 65% do aumento dos rendimentos.
Com Obama, 93% do aumento no rendimentos foi para 1% da população. Isso significa que nos últimos anos já não é o 10% do topo que fica com o crescimento, é apenas 1%, o topo do topo.
A propósito: ainda dúvidas quanto ao facto do “primeiro presidente negro” ter sido orquestrado pelos bilionários como os Crown e os Prizker de Chicago? Ainda dúvidas quanto ao facto de Obama ser um fantoche?

Voltemos aos números.
Entre os homens brancos em particular, o rendimento per capita média dos trabalhadores caiu -25% em comparação com 1970. Em termos reais, para eles, a depressão económica existe há 30 anos. Todavia, o rendimento médio dos trabalhadores e da classe média aparece inalterado nas estatísticas porque as mulheres, os negros, os asiáticos e os mexicanos têm melhorado a própria posição económica, de modo que o agregado de 90% da população mostra o mesmo rendimento médio de 30 ou 40 anos atrás.

Essas estatísticas, que mostram que o País tornou-se uma espécie de Arábia Saudita do ponto de vista social, têm muitas implicações, incluindo na Bolsa e nos mercados.
Significam, por exemplo, que esta enorme concentração de riqueza no topo (algumas centenas de milhares de pessoas) cria a procura para os investimentos financeiros e os consumos de luxo: mas deprime o consumo em massa. E ao deprimir o consumo também deprime o investimento real, porque 90% da população manteve-se com os rendimentos reais de 30 anos atrás.

Na Inglaterra este mês houve um relatório segundo o qual, que pela primeira vez na história do capitalismo, as empresas da Bolsa estão a poupar. Coisa que normalmente não acontece pois para investir as empresas têm que procurar dinheiro (empréstimos). Em essência, as empresas e os gestores de topo, banqueiros, profissionais, médicos, consultores e burocratas que constituem 1% do topo estão agora mais ricos do que nunca.

Tão ricos e cheios de dinheiro que nem sabem como investir e gastar toda esta moeda.

Então acontecem coisas esquisitas.
David Tepper, bilionário de Wall Street, gastou 43 milhões de Dólares para comprar esta moradia de 6 mil metros quadrados:

Logo adquirida, deitou a moradia abaixo e construiu outra de 12 mil metros quadrados. E não riam: é uma forma de ajudar a economia. Talvez a única forma que ainda sobrou.

Ipse dixit.

Fonte: Cobraf

3 Replies to “O topo do topo”

  1. Esta forma de ajudar a economia é bizarra!

    Estamos transformando cada vez mais o sistema em um monstro!

  2. Olá Max e todos:e todos os dias tenho de ouvir e ler que o capitalismo está em crise! Que crise é está que todos se referem? O capitalismo é uma sistema que objetiva lucro, mas ao que eu saiba, é lucro para os capitalistas, não? Então qual é a crise? Os capitalistas já não sabem o que fazer com tanto lucro? É isso? Estão diminuindo em número, se concentrando em uma quantidade relativamente pequena de máfias, famílias ou gangues ou quadrilhas, como queiram chamar? Quem sabe é essa a crise!? Porque não venham me dizer que a globalização da miséria significa crise para o capitalismo! É um mero efeito colateral, sem a menor importância.
    Ah…Marcelo: eu não estou "transformando cada vez mais o sistema em um monstro". E acho que nem tu, tampouco. Nós fazemos parte dos 6 bilhões,900milhões e 900 mil que pertencemos ao efeito colateral. Vamos dar nome aos bois: quem realmente está transformando o sistema em um monstro são no máximo, mas chutando muito alto mesmo, 100mil individualidadezinhas, cujos nomes podem até ser discriminadas.Se alguma culpa temos no cartório é a nossa servidão voluntária que permite que essas pessoas continuem vivas e capitalizando livremente, as custas da miséria humana. Abraços

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: