67 minutos? Bastam 10. E um cão.

Que seca.

Um pessoa parte, vai explorar o lendário Reino do Algarve, e ao voltar encontra a mesma situação que tinha deixado? Não há um mínimo de fantasia, nada?

Às 12,30 todas as Bolsas do Velho Continente estão em vermelho.
Os juros da dívida portuguesa a dois anos sobem até 19,89%, a três anos 20,43%.
Crescem também os juros dos Títulos da Grécia, da Irlanda, da Espanha, de Italia.

Depois há os stress-test dos bancos.
Seria inútil falar do assunto, mas é importante realçar o masoquismo europeu para perceber uma coisa que já foi dita e que vale a pena repetir as agências de rating não criam situações de sofrimento, limitam-se a explora-las.

E o stress-test é um bom exemplo. Qual o sentido dum teste no qual o pior cenário (e realístico em perspetiva) não é contemplado? O stress-test da semana passada não consideraram uma hipótese que parece cada vez mais provável: um default soberano, um falência ou bancarrota, escolha o Leitor o termo melhor.

A mesma Société Générale S.A., banco francês e maior sociedade de serviços financeiros do Velho Continente, assim comenta:  “It Does Not Reflect Reality”, não reflecte a realidade.


Que dizer, os bancos organizam uns testes inúteis e a seguir dizem que são inúteis (só como curiosidade, os stress-test foram um sucesso: todos os bancos analisados passaram, apenas 8 tiveram alguns problemas, 5 bancos espanhóis, dois gregos e um austríaco. Se é que isso interessa…).

Neste cenário surreal, lógico que os mercados sofram: se a elite bancaria (leia-se as autoridades europeias) continua a viver como o avestruz, com a cabeça debaixo da areia e negando que três Países já estejam falidos e outros dois fiquem em coma profundo, a culpa é de Moody’s. O Mal.
Porque nós, como sempre, somos o Bem. E nunca erramos.

Abandonemos a Bolsa e vamos ver quais as outras notícias.

Portugal: Preços dos combustíveis voltam hoje a subir, abastecer o automóvel vai ficar mais caro a partir de hoje. Os preços vão aumentar três cêntimos por litro, com a gasolina a custar mais de 1,6 euros e o gasóleo a ultrapassar os 1,4 euros.

Justo. Temos o que merecemos.

Reino Unido: O Volkswagen Golf azul que foi de Kate Middleton está à venda no site de leilões eBay, com um preço de reserva de 20 mil libras, e ao fim de dois dias não obteve qualquer licitação.

Um Golf usado 20 mil libras? Mas quem é o idiota? 

Brasil: O Brasil foi eliminado da Copa América após falhar quatro penáltis frente ao Paraguai.

O Brasil? Eliminado pelo Paraguai?…Minha nossa…

Sul África: Assinala-se hoje o Mandela Day, o dia internacional dedicado ao líder sul-africano no dia em que o estadista completa 93 anos. Neste dia, a Fundação Nelson Mandela pede a todos os cidadãos que dêem 67 minutos do seu tempo a ajudar os outros.

Neste dia, a Fundação propõe uma série de acções que cada um de nós poderá praticar para tornar o Mundo um melhor lugar. Eis alguns exemplos:

  • Faça um novo amigo. Conheça alguém de um contexto cultural diferente do seu. Só através do entendimento mútuo é que as nossas comunidades se livrarão da intolerância e da xenofobia;
  • Leia para alguém que o não pode fazer. Visite uma instituição para cegos e abra um novo mundo para outra pessoa;
  • Dê uma ajuda no seu canil local. Cães sem dono também precisam de passear e de um pouco de atenção;
  • Ajude alguém a arranjar um emprego. Crie-lhe um currículo ou ajude-o na preparação da entrevista;
  • Muitas pessoas com doenças terminais não têm ninguém com quem falar. Reserve algum do seu tempo a falar com elas;
  • Leve alguém que conhece – e que não tem recursos para o fazer – a uma consulta de oftalmologia ou de medicina dentária;
  • Doe uma cadeira de rodas ou um cão-guia a quem precise;
  • Compre alguns cobertores, ou dê os que já não precisa a alguém em dificuldades.

Caro Senhor Mandela,

estas acções são sem dúvida dignas de grande atenção e louvor.
Não só, mas apesar de eu ser um insignificante blogueiro dum País falido, junto-me à Sua pessoa no convidar todos para que estas sugestões sejam seguidas.

No entanto, não posso não realçar um aspecto que julgo ser também muito importante.

O Senhor tem 93 anos, está mais “lá” que “aqui”, não sei se entende: não estaria chegada a altura para algo mais? Porque estas são as mesmas sugestões que um qualquer padre de província poderia fazer. Sempre dignas de louvor, sem dúvida: mas porque não desfrutar a Sua visibilidade para algo mais?

O Mundo é um lugar maravilhoso e terrivelmente injusto.
Infelizmente, a parte feia tem como responsáveis as nossas atitudes, que acabaram com o criar sociedades injustas.
Se houver pobres que sofrem com o frio, não é pela falta de cobertores: é porque quem produz cobertores não pensa nos pobres.
Se houver desemprego, não é porque há pessoas que não ajudam os outros a encontrar um emprego: é porque há desemprego.

E estes são apenas alguns exemplos.

Você tem 93 anos, nada a perder: porque não dizer algo mais? Porque tentar resolver os problemas com o esforço de quem já é obrigado a viver numa condição infeliz (isso é, a maioria dos homens) e não com o esforço de quem pode e tem os recursos também? De quem afinal gere este Mundo?

A minha proposta é a seguinte: Senhor Mandela, não dedique 67 mas apenas 10 minutos. Pegue num microfone e diga porque é que a nossa sociedade é injusta; onde está o dinheiro; quem é que manda; como são utilizados os recursos.

Só isso, para ser lembrado como a Pessoa que realmente mudou o Mundo.

Um abraço,

Max.

Nota: mas a sugestão de ajudar o canil local é perfeita.
Tentem, não vão ficar arrependidos.
Tentem e podem encontrar um novo amigo.
Tentem para perceber que, sim, há coisas tristes neste Mundo, mas também coisas fantásticas: como a companhia dum ser que não quer vender nada, não quer o nosso dinheiro, não tenta convencer ninguém e gosta de nós só porque somos nós.
Não dá para acreditar, não é?

Fontes: Público, Diário de Notícias, Expresso

3 Replies to “67 minutos? Bastam 10. E um cão.”

  1. Cães – os melhores amigos!
    Para sempre!
    Se realmente existe amor puro, são eles que os possuem!

  2. Adorei este post, muito obrigado Max.
    Você colocou o que pensam todos os animais. É para isso que estamos aqui, para que todas as pessoas deixem de serem tão "humanos" e se tornem animais, pois entre os animais não existe hipocrisia, estamos sempre em perfeita harmonia com o Universo, não precisamos de dinheiro, vivemos e morremos só por amor, sem conflito na fauna.

    Um abraço

    Burgos4patas
    http://burgos4patas.blogspot.com

  3. ola Max: tu mandastes o teu oportuno comentário para a Fundação Nelson Mandela? Se fizestes, acho ótimo. Se ainda não, mas pensas faze-lo, que tal enviá-la com muitas assinaturas? Eu assinaria com prazer semelhante correspondência (incluindo a nota), se me permitisses, e acredito que os teus leitores e muitos mais também fariam de bom agrado. Apenas uma sugestão.
    Abraços, recomendações ao Leo.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: