E diziam…

E diziam: “Tranquilos, é crise, mas não tão grave, nada comparável à mãe de todas as crises, a Grande Depressão”.

Assim falavam economistas, banqueiros, especialistas, políticos, jornalistas.
E diziam a verdade: esta crise é bem pior. Observem a imagem:

 

É o andamento histórico do mercado do crédito nos Estados Unidos, de como os bancos endividaram as famílias, causando hiper-consumos com crédito fácil, uma bolha pronta para estourar. O Grande Crash de ’29 foi preparado por uma abertura excessiva do crédito, tal como aconteceu agora.

Seguiu-se uma década terrível, feita de deflação, 30 por cento de desempregados e queda abismal dos consumos, condição da qual a América saiu apenas com a entrada na Segunda Guerra Mundial. Pois a guerra é a grande consumidora de produtos não vendidos e uma excelente forma de empregar o povo (mulheres na fábrica, os homens na frente).

Mas, como mostra o gráfico, a euforia do crédito fácil que causou a Grande Depressão, guerra e miséria em todo o mundo, é um nada quando comparado com a dívida que o País acumulou até 2008. E, surpresa, a descida está logo no início.

A descida foi abrupta na década 1930-40, ou seja, o aperto do crédito foi pesado e interrompido unicamente com a entrada em guerra. Engoliu uma inteira geração.

A tendência do gráfico não é apenas sobre a América, é claro. Uma série de indicadores económicos no mundo têm a mesma tendência: uma curva exponencial.

Desde as taxas de juros na iminência da dívida grega, até o spread dos Títulos franceses e alemães, as curvas exponenciais dizem uma coisa bem conhecida: o fenómeno que descrevemos é insustentável.

Qualquer técnico, observando a tendência da dívida dos Estados Unidos, poderia ter previsto o desastre: era simplesmente inevitável e amplamente anunciado. Mas foi escolhido ficar em silêncio e quem sugeria uma inversão de rumo era indicado como “catastrofista”.

E, tanto para não perder o bom humor, eis o resumo da crise da Zona NEuro.
Pois diziam: a Zona NEuro é forte, esta é uma crise americana…

 
Ipse dixit.

Fonte: Rischio Calcolato

One Reply to “E diziam…”

  1. "Tudo o que é preciso é a crise geral certa e o mundo aceitará a nova ordem mundial." – Rockefeller.

    É melhor lembrarmo-nos disto antes de nos meterem um microchip na mão.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: