Censura: Telegram no Brasil e DuckDuckGo

O juiz do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moares, determinou na Quinta-feira 17 de Março de 2022 que a actividade do aplicativo Telegram seja interrompida no Brasil por parte dos provedores de internet e outras plataformas. O não cumprimento da decisão acarretará ao infrator uma multa diária de 100 mil Reais e é especificado que Google e Apple devem retirar o aplicativo Telegram das suas lojas online das quais costuma ser baixado e instalado.

Como explica a BBC:

Moraes justificou no documento citando afirmação da Polícia Federal de que “o aplicativo Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países, inclusive colocando essa atitude não colaborativa como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

Desta forma, o Brasil junta-se ao pequeno grupo de Países campeões na defesa do valor da liberdade de expressão. Estes Países, que bloqueiam (ou suspenderam no passado) Telegram, são:

  • China (proibido desde 2015)
  • Bahrein (desde 2017)
  • Irão (desde 2018)
  • Paquistão (entre 2017 e 2018, desde 2021)
  • Rússia (entre 2018 e 2020)
  • Cuba (em Julho de 2021)
  • Tailândia (em Outubro de 2020)

De facto, o creme da democracia.

Não vou perder mais tempo e espaço com este juiz à procura de notoriedade: o que importa realçar é que agora os Leitores do Brasil não poderão aceder ao Canal Telegram através duma normal ligação intenet. Lamento, não há nada a fazer pois a democracia é assim: a vontade de um (juiz) conta mais do que a vontade da maioria (os utilizadores da net). Esperemos seja um medida temporária.

Mas as más notícias não acabam aqui.

DuckDuckGo já foi

Provavelmente o motor de pesquisa “privada” mais popular do mundo, DuckDuckGo tem sido há muito um refúgio para aqueles que não querem participar na censura, manipulação e monitorização de Google. Em 2008, Gabriel Weinberg (como simples curiosidade: judeu) iniciou esta missão com ênfase na protecção da privacidade dos utilizadores e evitar também os filtros dos resultados que podemos encontrar em Google.

Este modelo pró-privacidade e anti-rastreio tem impulsionado a empresa: desde apenas algumas centenas de milhares de pesquisas por mês até mais de 100.000.000 por dia. Um crescimento quase exponencial. Mas tudo isso agora mudou.

A 1 de Março de 2022, em resposta à invasão russa da Ucrânia, DuckDuckGo decidiu interromper a sua parceria com o motor russo de pesquisa Yandex (criado por Arkady Volozh, como simples curiosidade… tá bom, já sabem). Poucos dias depois, o CEO de DuckDuckGo publicou um tweet com o qual informou que o motor de pesquisa irá baixar o ranking das páginas internet associadas à desinformação russa:

Como muitos outros, estou revoltado com a invasão russa da Ucrânia e com a gigantesca crise humanitária que continua a criar. Na DuckDuckGo, lançámos actualizações de pesquisa que baixam a classificação dos sítios associados à desinformação russa.

Uma decisão que tem sido criticada como sendo uma forma de censura e uma violação do compromisso de ser um instrumento de pesquisa imparcial. A empresa defendeu-se afirmando:

A principal utilidade de um motor de pesquisa é fornecer acesso a informação precisa.

Não: a principal utilidade de um motor de pesquisa é realizar pesquisas. Cabe ao utilizador decidir qual informação pode ser relevante. De certeza não pode caber ao motor de pesquisa.

Sites de desinformação que divulgam deliberadamente informações falsas para enganar intencionalmente as pessoas cortam directamente tal utilidade. Exemplos actuais são sítios de meios de comunicação social russos patrocinados pelo Estado, como RT e Sputnik.

Não: um motor de pesquisa não pode tornar-se um actor político ao decidir onde fica a verdade e onde a mentira. Isso cabe ao utilizador.

É também importante notar que a desclassificação é diferente da censura. Estamos simplesmente a utilizar o facto de que estes sites estão envolvidos em campanhas activas de desinformação como um sinal de classificação de que o conteúdo que produzem é de qualidade inferior, tal como existem sinais para sites de spam e outros conteúdos de qualidade inferior.

Não: a desclassificação das páginas torna as mesmas muito menos visíveis e favorece outras mais em linha com a propaganda dum só dos lados. Portanto, é para todos os efeitos uma forma de censura.

A censura nunca foi e nunca será utilizada por ninguém, excepto por regimes autoritários. Nunca funcionou e nunca funcionará para criar nada a não ser ignorância e fé nos tiranos. Reflecte a falta de fé dos políticos na sociedade, é apenas um sinal de fragilidade e um possível trampolim no caminho para o totalitarismo.

Moral: não utilizem DuckDuckGo.

 

Ipse dixit.

34 Replies to “Censura: Telegram no Brasil e DuckDuckGo”

  1. Max, ainda temos acesso ao Telegram aqui no Brasil. A decisão desse juíz é meramente política, há muitas razões para tal.
    Apenas a título de informação, Bolsonaro utiliza muito o aplicativo onde ele tem mais de 1 milhão de seguidores. Como político apenas Zelenski tem mais que ele.
    Espero que não nos tirem o direito de escolha.

    1. Não entendo. Um juiz do Supremo manda fechar e nada muda? Assim fica complicado perceber o que se passa. Ok, então esperemos que fique como decisão “política”. Obrigado Eduardo!

      1. A questão é quem define ou determina o que são “fake News”?,” Com certeza não é um juíz. No Brasil não existe o crime de “fake News” tipificado no código penal. Acho que em nenhum país isso existe, exceto em regimes ditatoriais .
        Mas para entender o que acontece precisamos voltar no tempo. Há alguns meses um jornalista chamado Alan dos Santos publicava em um canal no YouTube chamado “terça livre” críticas e mostrava os excessos do judiciário . O juíz Alexandre de Morais ordenou a desmonetização do canal e a prisão de Alan. Só que este já estava nos EUA, onde não existe crime de opinião . Alan passou a publicar seu conteúdo adivinhem onde…… exato, no Telegram.
        Moraes solicitou e extradição de Alan, mas isso não aconteceu .
        Portanto o jeito de atingir Alan e por tabela o atual governo é bloquear o Telegram .
        Não concordo com muito do conteúdo e a forma que o terça livre se expressava , mas concordo menos ainda em calá-lo desta forma. Isso é uma ditadura .

  2. Olá Max e todos:
    Estamos assistindo os combates do que chamam guerra de informação, que eu chamaria guerra de comunicação, pois o combate baseia-se em desinformar, e este pressuporia uma informação fidedigna anterior.
    Precisamos conhecer as táticas de combate.
    !. demonizar o perseguido pelo poder em um dos lados em luta, através dos mesmos mídia que a seguir ou concomitante comunicam uma enxurrada de mentiras para armar a opinião pública contra o perseguido a ser eliminado.
    2. Depois disso comunicam formas “legais” de aniquilar a pessoa através de tribunais internacionais, prisão, tratamento psiquiátrico “intensivo”.
    3. Voltam a divulgar globalmente as medidas de isolamento/esquecimento/morte para que essas decisões “democráticas”, envolvendo o veredicto das populações a votar conforme a normativa do combate, ou seja, condenar o indivíduo, baseando-se em toda inversão/desconhecimento dos fatos pelos manifestantes. Aí as medidas punitivas só fazem usar a pena da lei para determinar a condenação.
    Entre a penúltima e última medida ocorre a observação do grau de reação a essa forma de combate, pública ou institucional, e para pesquisa das forças oponentes a ser eliminadas/ constrangidas/cooptadas./negociadas com as forças da ordem em guerra.
    Dependendo destes fatores é definida a arma letal a ser utilizada:
    1. suicídio por isolamento e stress produzido,
    2. assassinato parecendo ser suicídio,
    3. chacina pública,
    4. prisão após depreciação moral mentirosa,
    5. desaparecimento,
    6 tribunal internacional…
    Dependendo de onde cada um de nós colocamos os nomes abaixo é possível definir de que lado do poder estamos dispostos a nos colocar, bem como o quanto a vida nos permitiu ser testemunhas oculares da história, ou finalmente, se estamos “pestilento” ou não. ( Serve apenas como exame de consciência pessoal, não é pesquisa de opinião).
    E vamos às pessoas, vitimadas ou por vitimar:
    Vladimir Herzog, Assange, Milosovich, Putin, Kadafi , Sadan, Dominique Van-Strauss ( O primeiro e o último coloquei com sobrenome também porque já foram criadas as condições de possibilidade para promoção do esquecimento pela maioria).
    E, assim têm sido os dias E as noites também.
    Não é surpresa a censura no campo de batalha. Coisas que saem do controle, efetivamente devem ser usadas as mesmas medidas e censuradas, outra forma de morte para quem carne e osso são letras, palavras, chamamentos, conversas sem rosto.
    Hoje recebi mail de uma entidade, de renome e abrangência internacional, clamando contra a invasão russa na Ucrânia, demonizando Putin, oferecendo provas reunidas pela CNN, UOL, BBC (mídias confiabilíssimas ) e pretendendo reunir milhões de adesões para punir Putin com o Tribunal internacional. Está em curso a mesma normativa acusatória dos acima listados,
    E meu patinho/Duck duck go também entrou na lista para “go”. Tudo vai bem num planetinha chamado terra, não é mesmo?
    Mas para muitos de nós, resta-nos deixar o testemunho para os que virão, se houver quem sobreviva, de que os dias eram assim. E as noites também. E que afinal de contas houve gente que morreu ou padeceu reagindo, com pouco sucesso. Importa!?

    1. Ontem gastei um pouco de tempo saltitando entre as fakes news ocidentais: Putin está gravemente doente, está louco, tem medo de ser envenenado, tem provadores de comida, despediu 1.000 dos seus funcionários porque é paranoico, está desesperado porque a Rússia perde a guerra… e, cereja no topo do bolo: os astronautas russos com “as cores da Ucrânia”.
      Tudo oferecido por diários americanos e europeus que não podem ser censurados porque é informação “de qualidade”…

  3. Ontem gastei um pouco de tempo saltitando entre as fakes news ocidentais: Putin está gravemente doente, está louco, tem medo de ser envenenado, tem provadores de comida, despediu 1.000 dos seus funcionários porque é paranoico, está desesperado porque a Rússia perde a guerra… e, cereja no topo do bolo: os astronautas russos com “as cores da Ucrânia”.
    Tudo oferecido por diários americanos e europeus que não podem ser censurados porque é informação “de qualidade”…

  4. E possível aceder aos canais censurados como a RT através do TOR e é muito fácil de instalar , afinal o cidadão não está tecnicamente proibido de aceder nao existe nenhuma multa, por enquanro , e o Tor funciona com o Duck Go pode-se aceder desde que se contorne o sistema e o TOR desempenha bem a missão. É extremamente interessante comparar as mentiras deste lado com as mentiras do outro lado mas sempre algo se consegue filtrar .
    Fica sempre aquela sensação de que estamos a ver algo que não deveríamos tal como quando se vê pornografia … quer dizer , eu não sei , eu não vejo pornografia… mas tenho um amigo que costuma ver e disse que era parecido, não sei …
    JF se precisares posso -te enviar o link para instalares o RT

    1. JF, aproveita que o P. Lopes nem sempre está de feição. lololol
      Nunca usei o TOR, mas qualquer dia ainda experimento.
      Quanto ao Telegram no Brasil, o ministro da Justiça Anderson Torres estava a tentar reverter o processo de bloqueio. Agora se foi bloqueado e revertido, ou se nem sequer chegou a ser bloqueado, não sei.
      Quanto aos astronautas russos vestidos de azul e amarelo confirmo que é verdade. Ontem estava a jantar num restaurante, a TV estava ligada e essa noticia passou. Olhei 3 vezes para confirmar se era verdade. E lá estavam os astronautas vestidos de amarelo da cabeça aos, pés com o azul da bandeirinha russa que tinham ao peito a combinar.

      1. Ehhhh Krowler !!! E alguma vez eu não dediquei toda a minha atenção ao nosso camarada JF ? Sempre lhe tive grande estimação e ele sabe disso é só não admite porque é tímido.

      2. Olá Krowler!

        Sim, é verdade, os cosmonautas russos apresentaram uns fatos amarelo e azul. O facto é que, contrariamente a quanto afirmado pelos media, as cores não tinham nada a ver com a Ucrânia. Aqueles três cosmonautas têm uma particularidade: formaram-se todos na mesma escola, a Universidade Técnica Bauman de Moscovo. E quando tiveram que escolher as cores do fato (há seis meses…) escolheram a alma mater da Universidade.

        Logo da universidade: https://en.wikipedia.org/wiki/Bauman_Moscow_State_Technical_University#/media/File:%D0%93%D0%B5%D1%80%D0%B1_%D0%9C%D0%93%D0%A2%D0%A3_%D0%B8%D0%BC%D0%B5%D0%BD%D0%B8_%D0%9D._%D0%AD._%D0%91%D0%B0%D1%83%D0%BC%D0%B0%D0%BD%D0%B0.png).

  5. Grande Max,

    E como alternativa ao pato o que temos? Todos os propagandistas que esgotaram o tema COVID têm agora um novo tema. Felizmente que o mundo nunca é como aqueles executores da tirania nos contam!

  6. Os 3 pilares das relações de poder e dominância: Controle da moeda, controle da propaganda massiva subliminar (inserida nas religiões, nas ciências, nos meios de comunicação, nas artes…) e controle da informação privilegiada.
    Quem controla tais processos no produto mãe chamado de civilização, controla todos demais segmentos populacionais, em qualquer tempo e em qualquer lugar.
    Absolutamente todos artigos abordados no II se enquadram, no mínimo, em algum desses 3 pilares. Basta observar.
    Mas, o mais interessante dessa “festa” das minorias sobre as maiorias é o detectar do desenrolar dos respectivos processos e como os mesmos foram desenvolvidos ao longo dos séculos. Infelizmente, para entender minimamente esses desdobramentos históricos, haveria a necessidade de centenas de páginas, milhares de palavras, e, principalmente, tempo e interesse pela questão, o que, infelizmente (e fatal), pouquíssimas pessoas os tem…Sem essa condição, o que resta é ficarmos trocando figurinhas que nunca completarão o álbum…Não sem razão, que mesmo aqui no II, muitas vezes, ficamos com a sensação de estarmos rodando no mesmo lugar…

    1. Ahhhh mas era ai que deverias entrar em cena e explicar o que na tua opinião falta, além disso como sabes tens a porta aberta para apresentar os teus textos onde tens muito mais hipótese de explicar o teu ponto de vista do que num simples comentário, mas nunca o fizeste … então do que te queixas ? Queres que o blog reflita as tuas opiniões ? Ué cadê o teu contributo ?

      1. Por vezes o PL parece usar a técnica do “mal entendido” para criar discordâncias que não levam a nada. Aqui é o caso. A questão não é o de prevalecer algum ponto de vista, mas o acessar do desenrolar de um passado que está implícito na história propagandística e que à partir de sua identificação resultaria em novas percepções do quanto as populações foram e são manipuladas. E isso não cabe quantativamente em textos ou links que costumam abordar questões importantes mas mais específicas, que de uma forma ou de outra, tornam-se ilhas sem propiciar um entendimento mais amplo dessas relações de poder e dominância desenvolvidas ao longo dos séculos. E é justamente por este fator é de que a internet nunca ameaçará o status quo existente.

        1. Um exemplo do que trato é o processo de sistematização e institucionalização dos principais ofícios desenvolvidos e atrelados à vida urbana, iniciado com a formação das guildas no séc. 11 na City of Londres, e que à partir de então, essas atividades foram cartelizadas e sob tal condição foram expandidas pela Europa e em suas futuras colônias.

          1. Não procurei criar nenhuma discordância , convidei te a ti a apresentares as tuas ideias de forma estruturada tal como o blog te permite em vez de fazeres comentários pontuais que esses sim acabam por não ser mais que pequenas ilhas no meio do tema escolhido pelo blog , mas mais uma vez fazes te de desentendido …
            E eu é que uso a técnica do mal entendido? Vá lá Chaplin , o homem tem aqui um bom blog que dá trabalho a manter , deixa de criticar e faz alguma coisa útil , partilha as tuas ideias , escreve um artigo estruturado . Para comentários desestabilizadores já basto eu.

            1. Quer dizer então que para ti, um bom artigo estrutura seria o suficiente para entenderes o funcionamento mundo que envolve relações de poder e dominância? Faz de conta que acredito…

              1. Aí …Chaplin …Chaplin … E os teus comentários são suficientes para explicar o funcionamento do mundo que envolve relações de poder e dominância? Devem ser, pelo menos para ti.

                1. Se achas que tenho essa pretensão não tem o que fazer pois o entendimento necessário de funcionamento mundo exige “pouco” mais…

                  1. Chaplin, a ideia é a seguinte: o blog disponibiliza páginas que podem ser utilizadas de várias formas. Quanto não tenho tempo: artigos curtos. Quando tenho tempo e material, artigo dividido em partes. Já fiz artigos espalmados em até 8 parte. Mas é também possível fazer uma edição especial com um artigo de muito amplo comprimento. O National Geographic faz isso, porque Informação Incorrecta não poderia?

                    E há mais uma possível solução. No Menu logo acima do título há espaço para criar categorias. Ou seja: abra-se a categoria gerida por Chaplin em qualidade de hospede: aí Chaplin poderia postar os seus conteúdos, que apareceriam aqui entre os outros mas que, automaticamente, ocupariam também o lugar deles na categoria criada e desenvolvida apenas por Chaplin: desta forma, é possível desenvolver um discurso homogéneo que faz todo o sentido quando lido em conjunto, apesar das várias partes serem publicadas ao longo de tempo.

                    O meu único problema, como Chaplin sabe, é que não seja apenas uma “Ode à destruição da raça Judaica”, porque isso ficaria fora da política do blog. Vice-versa, é um autêntico prazer publicar algo que possa demonstrar o papel negativo dos hebraicos ao longo da História, pois acho que este é um assunto pouco tratado no mundo da informação alternativa (de forma séria, entendo). A questão do controle da moeda acho que calha mesmo bem no seio disso. E se Chaplin, no seguimento da conversa, tiver algo acerca do papel dos Estados (sobre os quais, admito, nunca tentei informar-me de forma suficiente), então ainda melhor!

                    Par acabar: lembrei-me só agora dum discurso antigo nascido entre nós e relativo às fontes. Há assuntos que devem se tratados com fontes bem visíveis. Por exemplo, ao dar uma notícia acerca da Covid, dado que médico no sou, não posso inventar uma minha teoria: posso no máximo relatar experiências de outros, quando bem fundamentadas. E, de facto, foi isso que tenho feito.

                    Diferente são os artigos de opinião: publiquei muitos ao longo dos anos e, na maior parte deles, não há fontes, nem poderia haver pois são teorias minhas, ponto de vistas que parte duma base real, por vezes históricas até, mas que depois tomam um percurso diferente, feito de ideias e hipóteses. Portanto: fontes sim mas só quando forem aplicáveis, ok?

                    1. Oi Max. Desculpe a ignorância, mas tentei identificar o caminho para criar uma pasta e não consegui…

                    2. Olá Chaplin!

                      Não funciona assim: só o administrador do blog pode criar uma pasta. Uma vez criada, os artigos são publicados como todos os outros e, ao mesmo tempo (através duma “etiqueta”), automaticamente inseridos (e visíveis) na pasta também, com a mesma ordem com a qual são publicados.

                      Sem problemas!

    2. Chaplin eu iria apreciar bastante um post teu no I.I. (caso o Max acede-se), relativo ao todo esse pano de fundo que como tu mencionas condiciona tudo o resto.
      Podias demorar semanas ou meses a elaborar o post e no fim acabavas, por exemplo, com 20 paginas ou mais.
      Garanto-te que eu o lia na integra.

      1. Eu tambem iria ler na integra o post do Chaplin, mas como não é a primeira vez que ele é convidado e fica-se por divagações sobre a complexidade do tema e de como seria extenso e outras desculpas, o nosso Chaplin só fala quando tem a muleta do blog …de iniciativa dele … nada. É uma pena ele até sabe umas coisas , mas parece que não tem estofo para escrever um post … E isso doi-me porque lá no fundo eu sei que o Chaplin é um bom rapaz . Enfim…é uma pena.

        1. Realmente…um post faria muita diferença neste fazer de conta deste mundo imediatista-reducionista…

          1. Realmente …tenho de concordar contigo ,mas se um post não faz diferença nenhuma imagina agora a diferença que fazem os teus comentários ? Começo a achar que és muito parecido com o JF mas os teus fetiches devem ser com conspirações judaicas de poder e dominação … eu quase que te entendo , mas eu fico-me pela lingerie e pelos uniformes de enfermeira … enfim sou mais ” old school”.

            1. Sei o qto o assunto conspiração judaica te incomoda…e aí só te resta tentar desviar a atenção pra essas baboseiras que achas que agrada…

              1. Meu Deus Chaplin … É mais grave do que eu imaginava é mesmo um caso limite , também o maquiavélico P. Lopes faz parte da conspiração judaica ? Portanto este personagem faz parte do plano ? Ok Chaplin conseguiste a minha atenção , conta-me tudo …

  7. Bom dia Max e todos:
    Com respeito ao Telegram, e só complementando, o juiz do STF, (Moraes) justificou o desbloqueio, tendo em vista que em horas, num domingo, o Telegram atendeu às solicitações da justiça brasileira, preenchendo os tais protocolos não entregues e nomeou advogado no Brazil para representá-lo.
    Nem chegamos a sentir o bloqueio porque o ministro da justiça, percebeu a besteira, e em 3 horas fez com que o Moraes encontrasse um motivo “legal” para bloquear, e outro para desbloquear.
    No Brazil, a justiça se move rapidinho quando há motivos para tal. Os motivos dessa rapidez eu ainda não sei.

    Para ver outros lados da notícia, os que tiverem interesse, procurem no blog de Fernando Horta (brasileiro, professor de história em universidade do ABC paulista) conversa mantida entre Putin e pessoal de bordo em aviões russos ( jovens mulheres, em café da manhã, como homenagem prestada às mulheres em seu dia).
    Na ocasião Putin responde às perguntas preocupadas das moças, em função da guerra.
    Eu assisti no you tube, legendado em inglês, mas felizmente o Fernando caçou o furo que vazou na internet, e como fala russo, ia passo a passo explicando a interlocução em curso em português.
    Como costumo observar a expressão facial das pessoas, me pareceu apenas o Putin cansado, mas claríssimo e objetivo, e as moças, a maior parte com expressão muito preocupada, uma ou outra com clara expressão de oposição, e entre estas, algumas mudando de expressão ao longo da conversa., no sentido da aceitação/compreensão
    Fernando também intercalava com algumas observações pessoais, dentro da linha editorial do seu blog
    Também busquem o blog do Anatablian ( militar brasileiro ), que costuma dar opiniões mais ou menos isentas, tem extensa experiência no assunto guerra, e está prestando em seu blog muita contribuição.
    No momento, há muita gente boa, procurando informação fidedigna na midia alternativa brasileira. Convém espreitar, como diz o Max. O convém é meu, mas o espreitar é dele.

    1. Olá Maria!

      Há várias razões pelo facto de eu não costumar espreitar muitas vezes na net brasileira para depois propor quanto encontrado aí. A mais importante é que este blog tenta ser uma ponte entre os dois grupos de Leitores: aqueles do Brasil e aquele de Portugal. Vivendo eu aqui, e antes em Italia, acho fazer sentido transmitir o que sei (ou o que acho saber): e isso pode interessar os Leitores do Brasil.

      E os Leitores de Portugal? Dado que eu não conheço a realidade brasileira como gostaria, o papel de informadores cabe aos Leitores do Brasil que, através dos comentários, conseguem (voluntaria e involuntariamente) transmitir informações muito mais acertadas daquelas que poderia encontrar eu.

      Outro facto que me impede de explorar mais a web brasileira é algo que bem aprendi, aqui no blog também: você no Brasil vivem em dois grandes grupos, os pró PT e os anti-PT. Eu vejo esta como mais uma expressão do limitado discurso político moderno (limitado mas funcional ao plano); e o resultado é que, ao fazer copy/paste do que é for escrito no Brasil, ficaria a fazer uma escolha de campo involuntária da qual não quero saber. Assim como não quero saber dos conflitos entre os partidos políticos de Portugal (dos quais trato apenas na proximidade das principais eleições): é tempo mal gasto, melhor ir a dormir um par de horas ou sair para beber um cervjola com os amigos.

      Passei anos a ler tudo o que encontrava acerca da política. Depois percebi o esquema fraudulento e decidi cortar com isso tudo e abri o blog.

  8. Olá Max:
    Eu sei das tuas razões e concordo plenamente com elas. Sei também que, para consumo próprio estás sabendo tudo que se passa no Brazil, e com certeza bem melhor que eu que vivo aqui, mas tenho um consumo limitado de buscas em computador.
    Não é preguiça, é limitação cognitiva mesmo, acredita, ao contrário de ti que te despachas com precisão por esse mundo.
    Quando convido o pessoal a visitar alguma coisa alternativa no Brazil, é que para surpresa minha, este assunto do momento (guerra na Ucrânia) a turma do alternativo por aqui, resolveu ser um pouco mais alternativa, o que me anima a sugerir.
    Eu mesma já tinha desistido dos alternativos brasileiros, quando assisti o espetáculo deprimente do tratamento da Covid/vacinas que os alternativos daqui apresentaram.
    Tu não imaginas o prejuízo que isso causou no pensamento geral por estas bandas. Há gente por aqui (TV 247, por exemplo), carro chefe dos alternativos no Brazil, que têm uma enorme audiência e quase um milhão de inscritos. O nosso povo, os “avançados”, os que se dizem vanguardistas e que tais, ou repetem e acreditam no que as TVs globais repetem do exterior, ou se convencem que tudo que as contraria e sai nos canais alternativos é verdade.
    Isso não deixa de ser a mesma hipnose que a quase todos embriaga. E quando falo quase todos, é quase todos mesmo.
    Agora em diante haverá dois assuntos palpitantes, alimentando os brasileiros: Ucrânia/Rússia e eleições no Brazil. e suponho que tudo vai ficar insuportável em qualquer meio de comunicação brasileiro.
    Me dou por satisfeita que a minha previsão “morística”, aqqui chamada terceira via, parece não ter decolado. Imagina a que ponto cheguei, em matéria do que haveria por escolher. Ainda bem que nunca encontrei motivos para participar deste tipo de eleição, e muito menos agora.
    Abraçooooos!

    1. Maria boa tarde.
      Não quero discutir politica neste espaço, mas a linha editorial da TV247 é declaradamente progressista com um forte viés partidário. Está longe de ser o carro chefe de algo alternativo.
      Abraço.

      1. Pois então…até mesmo o conceito de fonte “alternativa” está corrompido…pois o recurso de “falsa bandeira” encampou as mídias tidas alternativas…Na verdade, todos, “alternativos” ou oficialistas, se retroalimentam de um mesmo sistema de poder e dominância. E aqueles que censuram o sistema, acima de partidarismos ou alheios a algum tipo de “patrocínio” (seja ele estatal ou empresarial) estão completamente marginalizados.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: