As sanções? Um sucesso

Como estão as coisas do ponto de vista das sanções? Não muito bem. E este é um eufemismo.

O Ocidente parece ter-se convencido de que pode continuar sem as matérias-primas da Rússia. Sem dúvida é verdade no caso dos EUA, que têm pouco comércio com Moscovo: mais complicado no caso da União NEuropeia, que importa energia russa e nem pouca. Ao mesmo tempo Washington, que agora pode contar com a total submissão de Bruxelas, tem que criar as condições para que o Velho Continente sofra mas não de forma exagerada (se possível), pois sempre dum mercado de centenas de milhões de pessoas estamos a falar.

A UE está convencida de que pode tranquilamente prescindir do gás russo, com os EUA prontos a vender gás e petróleo do seu fracking. Mas, além destes terem um preço elevado, não é suficiente. Se a UE não entrar em colapso dentro de algumas semanas, e se a guerra comercial declarada pelo Ocidente contra a Rússia se estender ao petróleo e ao gás, então os substitutos energéticos terão de ser encontrados algures e com uma certa pressa. Lembramos que a UE recebe da Rússia 40% do seu gás e 30% do seu petróleo: e Moscovo poderia também decidir autonomamente fechar a torneira (a “pequena atómica” russa), vozes neste sentido não faltam.

Por isso, os EUA e a UE estão a mexer-se em todas as direcções nos últimos dias.

China

O Ocidente não pode contar com a China. Em princípio não seria um grande problema, pois Pequim não vende mas importa energia (e muita). Mas a China, como grande adquirente energético, tem laços cada vez mais estreitos com os maiores produtores globais. E isso sim que pode complicar porque, como os EUA já declararam guerra comercial à China, não podem agora esperar que Pequim ponha uma boa palavra, por exemplo perto dos árabes.

Além disso, Washington está a exercer pressão sobre a China e até ameaça duras sanções se esta ajudar a Rússia.

Países do Golfo

O Qatar parece estar disposto a fornecer mais gás, mas as suas condições são difíceis: a UE deveria comprometer-se a comprar um combustível caro e com um contrato de longo prazo. Mesmo que Bruxelas aceitasse, o gás do Qatar por si só não seria suficiente para salvar o Velho Continente.

Neste momento, os Países árabes do Golfo recusaram-se a aumentar a produção de petróleo e, de acordo com os relatos da imprensa, os reis e os sultões não tencionam discutir do assunto com os americanos.

Deve também ser salientado que estes Países nem sequer aderiram às sanções anti-russas e não querem prejudicar os seus já citados laços com os chineses, um cliente fundamental já agora e no futuro ainda mais.

Irão

Estão actualmente em curso negociações com o Irão sobre o acordo nuclear. Se fossem bem sucedidas, as sanções ocidentais contra o Irão seriam levantadas e o País poderia fornecer petróleo. Isso em teoria.

Mas a Rússia pediu aos EUA que as sanções não incluíssem o relacionamento comercial entre Moscovo e Teherão, e Washington recusou. O resultado é que os EUA ofereceram ao Irão a conclusão de um acordo nuclear, retirando Moscovo do contexto: mas é difícil que os iranianos confiem e nem podemos esquecer que durante as sanções americana, tanto a Rússia quanto a China continuaram a fornecer comercialmente o Irão.

Portanto, o Irão não tem razões para confiar nos EUA e ir contra os Países que o apoiaram quando foi sancionado pelo Ocidente.

Venezuela

Os EUA abandonaram rapidamente Juan Guaidó e tornaram-se subitamente conciliantes com a Venezuela, rica em petróleo, afirmando que a intenção é aquela de normalizar as relações através do levantamento do embargo petrolífero. Quando se diz a generosidade… pequeno pormenor: Caracas deveria juntar-se à política do Ocidente contra a Rússia.

Em resposta, o Presidente venezuelano Maduro disse aos EUA que a Rússia é um parceiro estratégico da Venezuela. Ou seja: “não, obrigado”.

Irão e Venezuela habituaram-se a viver sob as sanções e parece improvável que possam virar as costas aos Países que os mantiveram vivos em tempos de dificuldades, nomeadamente a Rússia e a China. Sabem muito bem que uma normalização das relações com os EUA seria apenas temporária e que, ao abandonar Moscovo e Pequim, no futuro ficariam sozinhos contra os norte-americanos.

Leitura paralela: aquela que segundo os órgãos de informação deveria ser uma espécie de compacta cruzada universal contra Moscovo, mais parece um quebra-cabeça à procura de possíveis soluções. Que, por enquanto, não estão no horizonte.

Paciência. Como disse Christine Lagarde já em 2007 perante o aumento dos preços dos combustíveis: “De vez em quando, deves esquecer o teu carro em benefício das tuas duas pernas e das tuas duas rodas”. Na altura era Ministro da Economia em França, hoje é Presidente do Banco Central Europeu.

 

Ipse dixit.

5 Replies to “As sanções? Um sucesso”

  1. Alguma informação e dados sobre a situação das importações portuguesas no sector energético…
    hXXps://www.abrilabril.pt/internacional/guerra-todo-o-gas

  2. O que está no bojo da “crise” no leste europeu é a disputa pelo controle da moeda (segue matéria de 12/4/2003, exemplo do impacto que o tema causa)
    Petroeuro em vez do petrodólar e a Guerra em defesa do petrodólar
    Cfe o historiador EUA William Clark, a ameaça ao dólar é bem mais real do que se supõe. Alguns países da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) estariam cogitando 1 passo nesse sentido, principalmente o Irã. 1 país chegou a concretizar a medida: o Iraque de Saddam Hussein, que desde 2000 só aceita euro como pagto pelo petróleo vendido.
    Clark deduziu o que seria – a seu ver – a verdadeira razão para a intervenção militar dos EUA no Iraque: derrubar Saddam para que o Iraque retorne ao petrodólar, impedindo que qualquer outro país da OPEP cogite a adoção do euro como moeda-padrão nas transações petrolíferas.
    Com a ocupação militar do Iraque, a influência de Washington na região do Golfo Pérsico passa a ser tão abrangente que nenhum dos demais países árabes se atreverá a apoiar o Irã na tentativa de impor o euro como a nova moeda do petróleo.
    Nota: desde então, os EUA desenvolvem um processo de um sistema monetário que prevê a implantação de uma moeda digital como forma de contrabalançar futuras novas tentativas de alternativas ao dólar como moeda padrão internacional.

  3. Por 4 séculos, todas moedas da Roma Antiga eram cunhadas no Templo de Juno Moneta, que ficava no cume do Monte Capitolino, em Roma, até o local ser alterado para próx. do Coliseu, no reinado de Domiciano…
    Isso vem de longe…

  4. Olá Max e todos;
    No Brazil afirma-se que a Arábia Saudita vai comercializar petróleo em Yuan. Mais uma pedrada na cabeça dos dirigentes norte-americanos a ver se aprendem que finalmente o mundo está mudando, em direção ao multi quase tudo, e talvez a única coisa que eles venham a deter é a prepotência decorrente do seu imperialismo longevo que tende a evaporar.

    Max, algo me diz que não é hora de se suicidar. Claro, a gente tem de admitir que a UE é um pouquinho difícil de entender o estado da arte, mas afinal tanto tempo de tradição e cultura tem de servir para alguma coisa, não é mesmo? Se a mudança não acontece pelos de cima, terá de acontecer pelo povo europeu.

  5. O QUE ESTÁ NO BOJO NA “CRISE” ENTRE EUA-RÚSSIA
    Petroeuro em vez do petrodólar e a Guerra em defesa do petrodólar (matéria-12/4/2003)
    Cfe o historiador EUA William Clark, a ameaça ao dólar é bem mais real do que se supõe. Alguns países da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) estariam cogitando 1 passo nesse sentido, principalmente o Irã. 1 país chegou a concretizar a medida: o Iraque de Saddam Hussein, que desde 2000 só aceita euro como pagto pelo petróleo vendido.
    Clark concluiu sobre a verdadeira razão para a intervenção militar dos EUA no Iraque: derrubar Saddam para que o Iraque retorne ao petrodólar, impedindo que qualquer outro país da OPEP cogite a adoção do euro como moeda-padrão nas transações petrolíferas.
    Com a ocupação militar do Iraque, a influência de Washington na região do Golfo Pérsico passa a ser tão abrangente que nenhum dos demais países árabes se atreverá a apoiar o Irã na tentativa de impor o euro como a nova moeda do petróleo.
    Nota: desde então, os EUA desenvolvem um processo de um sistema monetário que prevê a implantação de uma moeda digital como forma de contrabalançar futuras novas tentativas de alternativas ao dólar como moeda padrão internacional.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: