A propaganda da Rússia

Um alucinado e alucinante comunicado foi divulgado pela Embaixada da Rússia em Moscovo via Twitter há uns dias (e um obrigado a Ricardo por ter partilhado o documento!).

Eis o texto:

A Rússia continua a sua operação militar especial para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia. O exército russo não ocupa o território ucraniano e toma todas as medidas para preservar a vida e a segurança dos civis. Os ataques têm como alvo apenas instalações militares, sendo realizados exclusivamente com armas de alta precisão.

Estamos a assistir a uma onda sem precedentes de mentiras, notícias falsas, factos distorcidos e fabricados com o objectivo de desacreditar as nossas acções. A propaganda ocidental ao estilo Goebbels era previsível. Não se pode confiar nela. O público no Canadá deveria compreender isso.

A verdade é diferente. Crimes contra a humanidade e violações do direito humanitário internacional são cometidos pelas Forças Armadas da Ucrânia e por grupos neonazis como “Azov”, “Sector Direito” e outros. As múltiplas provas são acessíveis a partir de fontes abertas.

O lado ucraniano está a instalar múltiplos sistemas de lançamento de foguetes e artilharia nos pátios dos edifícios, hospitais, escolas e jardins de infância dos residentes. As Forças Armadas da Ucrânia, grupos nacionalistas e neonazis usam infra-estruturas civis e população como escudos humanos.

É essencial compreender a lógica subjacente a estas acções. As autoridades ucranianas e os seus patronos ocidentais estão a cometer provocações monstruosas e desumanas a fim de atribuir todas as culpas à Rússia. De facto, a responsabilidade total pela destruição e vítimas inocentes recai sobre o regime de Kiev.

O exército russo não está a combater nem a Ucrânia nem os ucranianos. As tarefas de limpar a Ucrânia do nazismo e de desmilitarizá-la serão cumpridas. Os responsáveis pelo genocídio e pela guerra de 8 anos iniciada por Kiev contra o seu próprio povo, silenciosamente observado e frequentemente encorajado pelo Ocidente, serão levados à justiça.

A Rússia não está a iniciar guerras. A Rússia está a acabar com elas.

O texto não aparece no site da Embaixada da Rússia, apenas na conta Twitter: mas é a conta oficial e até agora não foi desmentido.

Faltava dizer que foi a Ucrânia que invadiu a Rússia e teria ficado perfeito. Mas nunca perder a esperança: se a guerra continuar, até poderia surgir esta versão.

Pelo que: pura propaganda, e da pior espécie. E é cada vez mais complicado entender o que realmente se passa na Ucrânia porque, se dum lado temos modo de verificar que a “operação militar especial para desmilitarizar e desnazificar” a Ucrânia é na verdade uma acção de guerra através da qual a Rússia invadiu um País soberano, do outro lado não temos muitos instrumentos para verificar a veridicidade das afirmações que aqui no Ocidente os meios de comunicação apresentam como “factos”.

Mais uma página triste numa guerra que todas as partes envolvidas, sem excepção, exigiram a qualquer custo.

 

Ipse dixit.

12 Replies to “A propaganda da Rússia”

  1. Deixo aqui uma contribuição para tentar ajudar a explicar o contexto de tudo o que estamos a assistir, vinda da Rússia/Ucrânia:

    https://www.youtube.com/watch?v=C6NnUlhpxR4

    Pessoalmente, valeu a pena a 1 hora que investi a ver o vídeo.
    No fim consegui ficar com uma perspectiva mais aprofundada acerca de tudo o que nos trouxe até aqui, relativamente a este conflito.

  2. Será Max?
    Até agora me pareceu que a propaganda russa vai por outro caminho. Pelo que acompanho, Putin tem evitado carnificinas nesses dias de guerra na Ucrânia e tem documentado sua atuação para que isto , justamente, lhe sirva de propaganda.
    Ele decididamente não quer que a história o rotule como um bandido, comparado aos seus inimigos.
    Como tu mesmo apontasses, o número de baixas não é tão significativo até então. Cada pessoa vale uma pessoa, cada vida vale uma vida, mas sem baixas eu nunca soube de de uma guerra.
    Observa que enquanto por 8 anos o ocidente considerou ausência de guerra, o Donbass sofreu em torno de 14000 baixas.
    Ao contrário dos EUA, comprovadamente, tanto faz. Não me refiro aos seus milionários, que cuida com carinho. Lembras de todas as provas jogadas na nossa cara sobre o que houve no 11 de setembro nos EUA?

  3. Acabei de ver o vídeo agora: deveras interessante e instrutivo. Nada disso chega até nós através dos normais canais informativos.

    Também aconselho dedicar uma horita para aprender algo mais acerca do assunto: as legendas automáticas estão em inglês, mas é possível modifica-las (na engrenagem em baixo à direita) para um português não perfeito mas decente.

    Muito obrigado!

  4. Cont. Olá Max:
    As forças russas cercaram Mariopol ferozmente defendida pelos milícia Azov . Putin fez cessar fogo para que os civis saíssem.
    Se os russos estivessem interessados em carnificina seria simples, não achas?
    Esta cidade está no oriente /sul da Ucrânia e trata-se de um alvo importante para a Rússia.
    Pessoalmente, creio que as eternas conversações provarem definitivamente que os EUA e seus vassalos estão querendo guerra, a Rússia usará armas nucleares limitadas antes que os EUA o façam, na busca da liberdade e da democracia, num país por eles mesmos tornados a maior concentração de nazistas e um governo , via golpe, de configuração ditatorial nazista. Como sempre, não? Parece que eles não têm criatividade para outra forma de dominação, a não ser a força bruta.

    1. “…Rússia usará armas nucleares limitadas antes que os EUA o façam, na busca da liberdade e da democracia…”

      Epa … eu até estava com vontade de pedir para explicar melhor , mas acho que não me atrevo … e para além da ” liberdade” e ” democracia” ficaria bem dizer talvez … ” um mundo mais fraterno ? Não sei …É só a sugestão …

  5. Olá Max e todos: assisti o vídeo que o Bandido sugeriu: lavei a alma. Excelente. E sugiro o vídeo para todos de II.
    Obrigada Bandido e Max

  6. Num mundo onde, de oeste a este, de norte a sul, são implementadas medidas de pura censura à verdade, para impor a mentira e a hiprocrisia, são sinais de uma decadência que à frente dos olhos, recusam a ver. E que na tentativa de de limparem-se das culpas, atribuem-nas a terceiros pela sua própria destruição.
    Quando alguém escolhe um lado da barricada para acusar o outro é HIPOCRISIA!!!!!!
    NENHUMA guerra é justificada, nenhuma morte é justificada, todos são mortos por motivos que não, e unicamente divide et impera, por interesses de elites para impor as vontades acima de qualquer valor pelo ser humano utilizado como carne para canhão. Irmão contra irmão, ismo contra ismo.
    Se alguém nisto tudo, escolhendo algum lado (seja ele qual for), ainda grita: propaganda! Invasão! Guerra! Inocentes! Paz! Amor! Ajuda humatitária! Solidários! Somos todos…! que, e se TIVER ESTOMAGO PARA IMAGENS FORTES, abra o link abaixo, que pode ser que abra os olhos.
    https://resistir.info/livros/ukrainian_war_crimes.pdf

  7. Através do canal «Intel Slava Z» (https://t.me/intelslava) no aplicativo Telegram, é possível acompanhar a operação militar especial realizada pela Federação da Rússia (FR) na Ucrânia.

    O canal partilha informação, vídeos, e imagens.

    1. Olá JF!

      Há uma operação especial da Rússia? Não sabia, eu pensava estivesse empenhada apenas na invasão da Ucrânia. Obrigado pela informação.

    2. EEEPA! JF… mas isso é fantástico, aposto que deves estar a curtir bué , acompanhar a operação militar especial realizada pela Federação Rússia (FR) na Ucrânia, imagino que deves ficar a ver as imagens a gemer que nem um cãozinho e a masturbares-te ao som da “Internacional” …o que é que te excita mais ? É ver os tanques em direção a Kiev ou as multidões de refugiados em direção a Europa levando apenas a roupa no corpo e um saco de mão ? Vai já JF vai ver mais um pouquinho … cuidado com os cortinados ( que já devem estar cheios de nódoas) e não te esqueças de tomar os comprimidos …

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: