Vacinas e arredores em israel

O Estado de israel tem sido, desde o início, um dos Países a ser acompanhado de perto a fim de avaliar o impacto das medidas tomadas para combater a propagação do vírus SARS-CoV-2.

Chamado também de “laboratório da Pfizer no mundo” pelo CEO da empresa (o simpático Albert Bourla) e um dos primeiros Países a introduzir a ferramenta do passaporte vacinal (já no passado mês de Fevereiro), tem cerca de 72% da população que recebeu pelo menos uma dose de vacina, enquanto 65% dos israelitas estão totalmente vacinados.

Como os novos dados mostraram uma súbita queda na eficácia da vacinação, Tel Avive lançou antes uma campanha para uma terceira dose e depois, no final de 2021, uma campanha para uma quarta dose de vacina, começando pelos idosos e fragilizados.

Até à data, quase 4.5 milhões de pessoas receberam a terceira dose e mais de 600.000 a quarta.

Terceira dose, quarta dose, passaporte vacinal… É evidente que com estas medidas, o País já deveria ter saído da emergência Covid-19. Mas não, pois o que podemos observar é a enésima repetição de uma situação que se arrasta há dois anos, com o habitual aumento de positivos.

Em particular, o País israelita atingiu agora um número recorde de casos, com um pico de mais de 70.000 novos casos positivos por dia:

O fracasso das vacinas e do passaporte vacinal é evidente. Acerca deste último, o Ministro das Finanças Avigdor Liberman declarou recentemente:

Não há lógica médica e epidemiológica no passaporte vacinal, como muitos peritos concordam. Mas há danos directos na economia, no funcionamento diário [do país, ndt] e também uma contribuição significativa para o pânico entre a população. Estou a trabalhar com todas as partes para eliminar o passaporte e preservar uma rotina normal para todos nós.

Acerca das vacinas: nem mesmo a quarta dose provou ser capaz de conter as infecções. Mas há mais: os internamentos nos cuidados intensivos aumentou acentuadamente em paralelo com o aumento dos casos positivos:

O pico de Janeiro de 2022 alcançou o mesmo patamar de Janeiro de 2021.

Neste caso pode-se argumentar que um aumento tão acentuado do número de infecções não está a ser seguido por um aumento proporcional das formas letais da doença, o que aparentemente atesta a eficácia das vacinações.

Trata-se duma observação pertinente. No entanto, a mesma tendência pode ser observada em todos os Países que actualmente experimentam a vaga Omicron, independentemente das taxas de vacinação e do número de doses administradas: por isso parece estar mais ligada à evolução do vírus e à imunidade natural gradualmente desenvolvida pela população.

E nem podemos esquecer que, como relata o Jerusalem Post, 55% dos doentes em estado grave receberam as três doses de vacina Pfizer.

À luz disto, não é surpreendente que o antigo presidente do Instituto Biológico do Ministério da Defesa de israel, Professor Shmuel Shapira, também tenha atacado as vacinas do gigante farmacêutico Pfizer, descrevendo-as como “medíocres” e eficazes apenas “a curto prazo”.
Dúvidas sobre esta estratégia já tinham sido levantadas no Verão passado, durante a terceira vaga, mas foi decidido continuar na mesma direcção.

Isso até agora. Porque algo parece estar a mudar, sobretudo em relação aos certificados ou “passaportes” vacinais, como vimos.

 

Ipse dixit.

7 Replies to “Vacinas e arredores em israel”

  1. O que está a mudar é a narrativa: perdida a batalha por parte daqueles cujo nome não se pode dizer, estamos a assistir ao desmontar de todo o processo e ao reescrever da história.
    Contando que muitos dos danos provocados pelas vacinas ainda poderão estar por surgir, é de esperar uma perseguição sem tréguas a todos os imputáveis por esses danos.
    As acções judiciais estão a começar a aparecer que nem cogumelos.

    1. Pagaria para ver….mas infelizmente não acredito. Neste mundo a verdade já não reina.

  2. O Brasil tem 79% da população com ao menos 1 dose, 70% totalmente vacinados e 20% com a dose de reforço. Números semelhantes aos de Israel.
    No caso brasileiro o que me assusta é o silêncio de todos quanto a ineficácia desse esquema vacinal, especialmente de meus colegas médicos

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: