Covid: nova vacina (não mRNA!) disponível na Europa

Uma boa notícia: a EMA (a agência europeia do fármaco) acaba de aprovar uma nova vacina anti-Covid, o Nuvaxovid (NVX-CoV2373) produzido pela empresa Novavax.

Após a avaliação, a EMA concluiu que os dados sobre a nova vacina são “sólidos” e satisfazem os critérios da União Europeia em matéria de eficácia, segurança e qualidade. E isso é preocupante considerado que as vacinas da Pfizer e da Moderna satisfazem tais critérios… todavia o Nuvaxovid é, de facto, uma vacina diferente.

Tecnologia

Administrada em duas doses com 21 dias de intervalo, estável a temperaturas entre 2 e 8 °C, Nuvaxovid não utiliza a tecnologia mRNA mas aquela das nanopartículas recombinantes: contém uma proteína spike e um adjuvante à base de saponina.

A saponina em origem é uma substância produzida pelo metabolismo das plantas, presente naturalmente no alcaçuz, no ginseng ou no castanheiro-da-índia).

A proteína purificada é produzida em células de insectos, através da criação de um baculovírus artificial que infecta uma cultura de células das traças (os bichinhos dos armários), as quais criam a proteína spike concentrada nas suas membranas celulares.

Portanto, o Nuvaxovid pertence ao grupo das subunit vaccines, preparações que contêm partes purificadas do agente patogénico necessário para obter uma resposta imunitária protectora. Uma vacina subunit não contém todo o agente patogénico, ao contrário da vacina viva atenuada ou inactivada, mas apenas as partes antigénicas tais como as proteínas. Como a vacina não contém componentes “vivos” do agente patogénico, não há risco de introduzir a doença, é mais segura e estável. Outras vantagens incluem o facto desta ser uma tecnologia bem conhecida (utilizada há mais de trinta anos) e adequada para indivíduos imudeprimidos também.

Exemplos de subunit vaccines são a vacina contra a coqueluche e aquela contra a hepatite B.

Estudos e eficácia

A Novavax começou o estudo da vacina em Janeiro de 2020, tendo alcançado as Fases I e II em Maio do mesmo ano e a Fase III no sucessivo mês de Setembro nos Países de México, EUA e Reino Unido.

O primeiro estudo, realizado no México e nos Estados Unidos, encontrou uma redução de 90.4% no número de casos sintomáticos de Covid-19. O segundo estudo, realizado no Reino Unido, também mostrou uma redução semelhante no número de casos sintomáticos de Covid-19 em pessoas que receberam Nuvaxovid (10 casos em 7.020 pessoas): neste caso, a eficácia da vacina foi de 89.7%. No geral, os resultados dos dois estudos mostram uma eficácia vacinal para o Nuvaxovid de cerca de 90%.

Produção e autorizações

A 24 de Fevereiro de 2021, a Novavax associou-se à Takeda Pharmaceutical Company para fabricar a vacina no Japão, onde o produto é conhecido como TAK-019. A Novavax assinou também um acordo com o Serum Institute of India para produção em massa destinada a Países em desenvolvimento e de baixo rendimento, sendo que a vacina será também fabricada em Espanha e na Polónia pela empresa Mabion.

Actualmente, o Nuvaxovid  está autorizado na Indonésia, nas Filipinas e, para viagens, na Turquia e na Nova Zelândia. A 17 de Dezembro de 2021, a Organização Mundial de Saúde (OMS) validou a vacina para utilização de emergência enquanto é de hoje a autorização da EMA.

Para quem, como eu, não tem a mínima intenção de submeter-se a experiências médicas com vacinas mRNA, esta é uma boa notícia. Não vou precipitar-me até o mais próximo centro de saúde para implorar uma injecção de Nuvaxovid: tenciono continuar alegremente sem vacinas anti-Covid, sobretudo tendo em conta que em Portugal a variante dominante nesta altura é a Ômicron que, nos factos, não passa duma gripe.

A Novavax, infelizmente, é financiada pela Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI), a organização que, dados os nomes envolvidos (World Economic Forum, Bill and Melinda Gates Foundation, Wellcome Trust, GlaxoSmithKline…), mais parece uma associação do tipo mafioso. Todavia, caso a vacina se torne uma necessidade absoluta, a Nuvaxovid será a única candidata elegível entre os produtos actualmente autorizados no Velho Continente.

Obviamente, nos próximos tempos Informação Incorrecta seguirá as aventuras do Nuvaxovid, sobretudo em relação possíveis aos eventos adversos. Mesmo assim, de vez em quando uma boa notícia…

 

Ipse dixit.

5 Replies to “Covid: nova vacina (não mRNA!) disponível na Europa”

  1. Quando era mesmo a eficácia das actuais mRNA ?
    Se comparar a eficácia das vacinas com a eficácia do Sistema Imunitário no ano em que não havia vacinas, qual foi mesmo a eficácia do Sistema Imunitário e a extinta imunidade natural?

  2. Não parece apenas, é mesmo uma associação de mafiosos , não consigo ver nada de bom na nova vacina porque é produzida pelo mesmo consórcio mafioso e depois deste episódio até mesmo as boas e velhas vacinas estão em descrédito pelo menos para mim.
    É estranho que com tanta ganância em vacinar tudo e todos esqueceram de vacinar os animais … porque eles não se infetam ? Não transmitem ? Ou porque os outros animais não interessam … ?

  3. Li algures que os animais de companhia era um “depósito” de virus, mas foi apenas de passagem.

    A grande questão continua a ser, o que é que as vacinas contém? Quais são os ingredientes, orgânicos e inorgânicos?
    A única vantagem que observo, para já, é o facto desta vacina não ser MRNA.
    Seja como for, até ver ainda não vou tomar a vacina.
    A omicron já é quase uma gripe forte, ou seja, estamos a caminho da endemia oficial e não foi necessário participar em experiências experimentais.

    Honestamente, estou mais preocupado com o ultimato que a Russia (com o apoio da China) apresentou aos EUA.

  4. Olá Bandido: não te preocupa com o ultimato do Putin porque ele pode ter defeitos, mas é um estrategista de primeira. Tanto que o Biden já avisou alto e bom tom que “está pronto para negociar com a Rússia”. Todo canalha é covarde, e se derrete com quem cante de galo, e que ele sabe que não só canta como age.

    Olá Max:
    Nós vivemos com raiva e aborrecidos com a situação das armas biológicas a funcionar, que basta uma vacina parecer menos pior ( toda não mRNA é menos pior) que a gente considera uma boa notícia.
    Mas li com bastante atenção o teu artigo e compreendi porque o consórcio de fdp está a aceitar.
    Olha, as vacinas atuais acabam com o sistema que combate os anticorpos no nosso organismo. Isto já está bem documentado, e começa a ser divulgado (ver artigo recente em Resistir.info). Elas já estão a produzir as mortes desejadas pelos seus manipuladores. E o teu artigo menciona uma possibilidade de atenuar este problema com a inoculação da nova vacina Se bem entendi a logística da manutenção constante da vacinação passa por esta nova vacina a corrigir mais ou menos a perda da condição autoimune.
    Na verdade, penso que tudo não será a mesma coisa como chama a nossa atenção o Lopes, mas tudo será para conter a reação resistente à vacinação em massa e compulsória das mRNA
    E mais, observa que a nova vacina foi autorizada na Europa, onde a reação é maior.
    Meu submundo, por exemplo, fez contrato bilionário com a Pfizer, de forma que atualmente só a vacina deste laboratório é fornecida aos brasileirinhos(as). Não é a mesma situação de outros países da América Latina: na Venezuela se usa a cubana Soberana, no Paraguai, acesso a qualquer uma existente no mercado (negro inclusive). Mas 80% dos negócios neste país é movimentado pelo contrabando.
    Os brasileirinhos (as) continuam atravessando a ponte brazil/Paraguai livremente para comprar a baixo preço tudo e mais alguma coisa no esquecido país vizinho. A revenda destes produtos no brazil é o que mantém vivo os pequenos mercados por aqui.
    No final, é tudo uma questão político/econômica no globalismo genocida. Mas os inteligentes que ainda pensam encontram uma saída, não é mesmo?

  5. A propósito das vacinas, qualquer que seja a sua tecnologia, parece-me que o propósito é vacinar, nem que seja com soro, e atribuir os passaportes, dê por onde der.
    Penso que as vacinas têm diversas funções, pelo menos é o que aparenta. A minha confiança nestes produtos é ZERO.
    Convido os leitores a verem este vídeo abaixo:

    https://rumble.com/vqu0wz-melissa-ciummei-sobre-o-reset-financeiro-estamos-em-guerra.html?fbclid=IwAR06Ltaz40JYps81Lw90Yzbz4yIDPtClbHUPeNiVq5Xn8lo6TzekVrqaiA4

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: