Fernando Nobre e a Covid-19

Fernando Nobre é uma figura muito conhecida em Portugal: médico, activista, professor universitário e político.

Licenciado e doutorado em Medicina como especialista em Cirurgia Geral e em Urologia, docente nas disciplinas de Anatomia e Embriologia, na Bélgica iniciou a colaboração com os Médicos Sem Fronteiras, do qual foi membro e administrador. Regressado a Portugal, fundou a Assistência Médica Internacional, organização não-governamental, da qual é presidente. Através da AMI participou como cirurgião em mais de duzentas e cinquenta missões de estudo, coordenação e assistência humanitária em cerca de setenta países. É professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e noutras universidades privadas. Integra o Conselho Geral da Universidade de Lisboa, é presidente da Assembleia-Geral do Instituto da Democracia Portuguesa, vogal do Conselho Fiscal do Centro de Apoio a Vítimas de Tortura, membro da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Comissão de Honra de Homenagem a João XXI.

Já candidato ao cargo de Presidente da Assembleia da República, em 2012 assumiu pertencer à grande Loja do Oriente Lusitano, defendendo que os membros das lojas maçónicas se devem assumir como tal.

Pessoalmente não posso perdoar ao Nobre o facto de ter aceite o convite de Pedro Passos Coelho para ser cabeça de lista em Lisboa nas eleições legislativas, há alguns anos atrás. O governo de Passos Coelho representou um dos pontos mais baixos alcançados por este País: e isso nada tem a ver com a cor política (que já não tem importância), apenas com as escolhas daquele governo. O facto de Nobre ter sido um dos cúmplices políticos não pode passar esquecido, fica como mancha indelével.

Resumindo: não gosto dele. Mas nesta entrevista fala-se de Medicina, portanto a palavra é para o médico: antes um breve excerto da entrevista conduzida por Rui Unas no âmbito do programa Maluco Beleza. Pouco mais de dois minutos, uma espécie de preview com legendas:

Gostaram? Mas a parte mais interessante é sem dúvida aquela de meia hora, para a qual infelizmente não há legendas. Em qualquer caso, está aqui:

 

Ipse dixit.

 

2 Replies to “Fernando Nobre e a Covid-19”

  1. Olá Max: esse senhor é uma pessoa que merece o adjetivo de excepcional. É dos humanos que deveriam permanecer no planeta, lúcido e firme, por muitas décadas mais.
    Obrigada pela oportunidade de ouvi-lo.

  2. Tenho a honra de assumir que teve o meu voto desde o 1º dia, quando soube que seria candidato à presidência da República Portuguesa em 2012… e porra, o meu povo preferiu um tecnocrata pidesco (2 vezes).
    Não é de facto um santo, longe disso e por isso um como nós. Mas sempre assumiu as suas convicções e posições politicas com frontalidade e seriedade e daí a credibilidade que lhe dei desde o 1º momento.
    Mais importante e maior era e tem sido desde sempre a sua faceta humanista e o trabalho realizado pela AMI.
    Sugiro a leitura do livro Humanidade, editado em 2009.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: