Ricos mais ricos, mesmo na pandemia

Da página de MintPress:

Um novo relatório do Institute for Policy Studies concluiu que, enquanto dezenas de milhões de americanos perderam os seus empregos durante a pandemia do coronavírus, a elite ultra-rica americana viu o seu património líquido aumentar em 282 biliões de Dólares em apenas 23 dias. Isto apesar de esperar que a economia contraia 40% neste trimestre.

O relatório também observa que, entre 1980 e 2020, as obrigações fiscais dos bilionários americanos, medidas como percentagem da sua riqueza, diminuíram 79%. Nos últimos 30 anos, a riqueza dos bilionários americanos aumentou mais de 1.100 por cento, enquanto a riqueza média das famílias aumentou apenas cinco por cento. Em 1990, a riqueza total detida pela classe bilionária americana era de 240 biliões de Dólares; hoje esse número é de 2,95 triliões de Dólares. Assim, os bilionários americanos acumularam nas últimas três semanas mais riqueza do que aquela que tinham ganho no total antes de 1980. Como resultado, apenas três pessoas (o CEO da Amazon Jeff Bezos, o co-fundador da Microsoft Bill Gates e Warren Buffet da Berkshire Hathaway) têm tanta riqueza como a metade inferior de todas as famílias americanas juntas.

O relatório do Institute for Policy Studies pinta o quadro de uma oligarquia moderna, onde pessoas super-ricas ganharam o poder legislativo e o executivo ao controlar quais leis são aprovadas. O relatório discute aquilo que chama como uma nova “indústria de defesa da riqueza”, onde “os bilionários pagam milhões para evitar milhares de milhões em impostos”, com equipas de contabilistas, advogados, lobistas e gestores de activos a ajudá-los a esconder as suas vastas fortunas em paraísos fiscais e nos chamados fundos de caridade.

O resultado tem sido um programa social paralisado, um declínio no nível de vida e até uma diminuição sustentada da esperança de vida, algo raramente visto na história fora das grandes guerras ou da fome. Poucos americanos acreditam que os seus filhos ficarão melhor do que estão. As estatísticas sugerem que têm razão.

Os bilionários doam, muito teatralmente, uma fracção do que costumavam pagar em impostos, garantido a máxima publicidade às suas acções. E asseguram uma cobertura positiva de si próprios, intervindo para apoiar as influentes organizações noticiosas. Uma investigação da MintPress de Dezembro concluiu que Gates doou mais de 9 milhões de Dólares ao The Guardian, mais de 3 milhões à NBC Universal, mais de 4.5 milhões à NPR, 1 milhão à Al-Jazeera e 49 milhões à BBC Media Action. Alguns, como a Bezos, preferem simplesmente comprar directamente as redes de notícias, mudando as linhas editoriais para uma lealdade incontestável aos seus novos proprietários.

O pico da riqueza bilionária surge numa recessão económica sem precedentes; 26.5 milhões de americanos candidataram-se ao desemprego nas últimas cinco semanas, e espera-se que este número continue a crescer dramaticamente. Enquanto os super-rico fecham-se nas suas vilas e iates, os 49-62 milhões de americanos designados como “trabalhadores essenciais” devem continuar a arriscar as suas vidas para manter o funcionamento da sociedade, apesar de muitos deles nem sequer ganharem tanto como o aumento semanal de 600 Dólares de subsídio de desemprego ao abrigo da lei CARES. Muitos trabalhadores com salários baixos, como os empregados das mercearias, já adoeceram e morreram. A mãe de um trabalhador de 27 anos de Maryland, que contraiu a COVID-19 e morreu, recebeu o último salário da sua filha. O montante ascendeu a 20.64 Dólares.

Até o pessoal da Amazon, empregado directamente por Bezos, arrisca as suas vidas por uma ninharia. Um terço de todos os trabalhadores da Amazona do Arizona, por exemplo, estão inscritos no programa de vales de refeição, os seus salários são tão baixos que não têm dinheiro para pagar os alimentos. O grande contraste no efeito que a COVID-19 teve sobre os super-ricos em comparação com o resto de nós levou muitos a concluir que a riqueza dos bilionários e a pobreza do resto do mundo são duas faces da mesma moeda: que a razão pela qual pessoas que trabalham a tempo inteiro ainda não podem pagar uma casa ou mesmo comer é a mesma razão pela qual pessoas como Bezos controlam mais riqueza do que muitos países. A solução de Bezos para a fome dos seus empregados tem sido criar uma instituição de caridade e pedir donativos públicos para ajudar os seus trabalhadores desesperados.

A grande parte dos Millenials, a maioria dos quais foi excluída da realização do sonho americano, já prefere o socialismo ao capitalismo, com os olhos postos neste último. As últimas notícias, de que a classe bilionária está a rir-se num período de intenso sofrimento económico, dificilmente irão melhorar a sua disposição.

Nenhuma novidade: as crises sempre representam uma ocasião de lucro para quem está em posição de explorar a situação.

Mais infeliz a observação do último paragrafo. Segundo a sondagem da Gallup (que pode ser encontrada neste link), “menos da metade (45%) dos jovens americanos vêem o capitalismo de forma positiva”:

Isto representa um declínio de 12 pontos na visão positiva dos jovens adultos sobre o capitalismo nos últimos dois anos e uma mudança acentuada desde 2010, quando 68% o encararam positivamente”, observa Gallup, que define os jovens americanos como os que têm entre 18 e 29 anos.

Entretanto, 51% dos jovens são positivos em relação ao socialismo. A “visão do socialismo deste grupo etário tem flutuado um pouco de ano para ano”, refere Gallup, “mas o 51% com uma visão positiva hoje é o mesmo que em 2010”.

Embora os jovens tenham uma visão menos optimista do capitalismo, “os americanos mais velhos têm sido consistentemente mais positivos sobre o capitalismo do que o socialismo”, relata Gallup. Dos que têm entre 30 e 49 anos de idade, 58% têm uma visão positiva do capitalismo e 41% têm uma visão positiva do socialismo. Dos que têm entre 50 e 64 anos, 60% têm uma visão positiva do capitalismo e 30% têm uma visão positiva do socialismo.

“O socialismo soa claramente melhor como um conceito para os jovens do que para aqueles que são mais velhos, como tem sido nos últimos oito anos”, observa Gallup. “Resta saber se o apelo do socialismo aos jovens adultos é uma função padrão do idealismo nessa idade que se dissipa à medida que se envelhece, ou se se revelará uma parte mais permanente das crenças políticas mantidas pela coorte de milenials que chegou à idade adulta ao longo da última década”.

De facto, o idealismo costuma abandonar o campo à medida que os anos passam. Mas mais do que isso seria interessante saber o que estes jovens americanos sabem do Socialismo, porque falamos dum País onde a maioria das pessoas têm problema em ler um mapa geográfico.

Percebem estes jovens que estamos a viver em algo que já não é Capitalismo? Fazem ideia do que realmente pode ser o Socialismo? Entendem que o mundo avançou nos últimos 150 anos e que, talvez, seria melhor empregar as energias para procurar algo novo, com menos bolor e que possa tanto melhor descrever a nossa actual situação quanto ajudar na procura de novos caminhos?

Mas sobretudo: o que fazem para mudar? E esta é uma pergunta que vale para todos, não apenas para os jovens americanos idealistas.

 

Ipse dixit.

7 Replies to “Ricos mais ricos, mesmo na pandemia”

  1. Uhi, aquele é Vittorio Sgarbi, critico de artes, conheço bem.

    A coisa está ainda mais séria: um grupo de parlamentares apresentou um queixa contra o Primeiro Ministro Giuseppe Conte com a acusação de Alta Traição porque, segundo eles, não poderia ter declarado o estado de emergência.

    E têm razão: em primeiro lugar porque a Italia é a única entre as grandes democracias cuja Constituição não prevê (e bem) o estado de emergência. O estado de emergência choca com vários artigos constitucionais.

    Depois porque qualquer estado de calamidade pública (este existe) tem que ser promovido e aprovado pelo Parlamento, enquanto Conte utilizou o instrumento de Decreto Lei. Não é a mesma coisa.

    Amanhã vou publicar um artigo acerca disso porque a queixa contra Conte será travada de qualquer maneira e isso bem demonstra como as nossas “democracias” estão baseadas… no nada, porque até as leis fundamentais dum Estado são ignoradas quando for preciso.

    1. Não consegui ter acesso aos dados que ele apresenta… São números muito graves! Não consegues facultar um artigo de acordo com o que ele diz?

      Espero que a ordem siga em frente… E que dê resultados fortes! Aqui na Portugandia não passa nada disto… Tristeza… O movimento 5 estrelas não era anti sistema? Agora é tudo pro sistema??

      Democracia pela sanita abaixo…

      1. O que se está a passar em Portugal é um golpe de Estado promovido pela presidência e o governo, com a conivência dos partidos que se encontram na Assembleia da República (AR), e que visa manter o anti-democrático e corrupto regime nascido a 25 de Novembro de 1975.

        No caso Português o cenário é complexo e pouco claro; os cidadãos não têm nenhuma estrutura que os represente e se oponha ao que se está a passar neste momento no país onde o Estado, a República, as leis do Estado de Direito Democrático, e as Liberdades Civis, estão a ser cilindradas pelo poder financeiro e clerical através das suas forças políticas presentes na assembleia.

        As infundadas medidas que têm vindo a ser tomadas pela presidência e o governo, não são contestadas, e vão dar origem a que a sociedade portuguesa se transforme num barril de pólvora preste a rebentar.

        «…Aqui na Portugandia não passa nada disto…»

        Vamos ver o que acontecerá se a união europeia (ue) implodir.

        Ao longo da História de Portugal, a única força/organização capaz de mudar os regimes é o Exército, mas infelizmente esta instituição foi e está infiltrada de gente que trabalha não para servir a República e os cidadãos, mas sim interesses alheios aos mesmos.

  2. Será travada… talvez, mas ainda que seja alguém se organizou e se insurgiu e esse insurgimento foi visível e palpável.

  3. Olá Max e todos: o artigo documenta estatisticamente o que intuímos, ou seja, o sucesso do plano em curso, determinado pelos que mandam. Há outros objetivos, como diminuir substancialmente a gente viva no planeta. Não tenho ideia, não sei se estão havendo pesquisas sérias no momento, mas seria oportuno saber, nestes 3 últimos meses, as taxas de suicídio, mortes de pessoas idosas, independente das computadas pelo virus do momento, comparadas a meses e anos anteriores. Acredito que tenham aumentado, não o desejado pelos que mandam, mas há tempo, pois paira a impressão que seja segunda e enésima vaga, seja pela “invenção” de novos patógenos ou combinados com este, ou ainda outras cepas deste mesmo, a “guerra” aos virus tornar-se-a uma constante, e os procedimentos oficiais não mudarão, a não ser para aprofundar os resultados desejados.
    Quanto ao socialismo x capitalismo, considero que não dá para considerar estes resultados apontados no artigo porque são conceitos muito viciados, muito gastos, e não se tem ideia do que um estado unidense vem a considerar o que seja cada um deles. Basta ver que qualquer candidato a qualquer coisa que minimamente mencione qualquer tipo de atenção aos milhões de desassistidos naquele país, e no mundo inteiro, para ser rotulado de socialista.
    Como tu sugeristes Max, a pergunta crucial é o que fazem para mudar aqueles que não estão satisfeitos.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: