Nova terapia para as crianças hiperactivas (TDAH)

Criança hiperactiva? E que tal acorrentá-la à cadeira? Ou seria melhor um colar elétrico? São todas soluções que merecem atenção, mas na Alemanha, por enquanto, escolheram outro caminho: coletes de 6 quilos cheios de areia. Já são populares em 200 escolas: os professores gostam, as crianças gostam, os pais gostam… talvez a solução ideal?

“As crianças adoram usar os coletes e ninguém é forçado a usa-los contra a sua vontade” afirma Gerhild de Wall, chefe da unidade de inclusão na escola Grumbrechtstrasse, no distrito de Harburg, em Hamburgo, que foi uma das pioneiras neste âmbito.

Barbara Truller-Voigt, cujo filho de nove anos, Frederick, usou um colete de areia de 2 kg numa escola de Hamburgo nos últimos três anos, diz estar convencida de que isso influenciou positivamente a criatura: “Ele coloca-o voluntariamente e tem a sensação de que isso o ajuda. Pode concentrar-se melhor e é mais capaz de participar activamente nas aulas, porque não passa o tempo todo tentando manter os braços e as pernas sob controle.”

E a criatura Frederick confirma: “O colete me ajuda a acalma, quando tenho-o a minha caligrafia não é tão assustadora”. Dois quilos de areia e a caligrafia fica melhor. Notável.

A chefe De Wall encontrou os coletes pela primeira vez quando lecionava nos Estados Unidos, onde às vezes são usados ​​para crianças com autismo e são chamados de “coletes de compressão”. Ela afirma que, longe de constranger a criança, podem ajudá-las a sentir-se concentrada. “As crianças incomodadas ou que têm um distúrbio sensorial, muitas vezes têm problemas em distinguir um estímulo de outro. Os coletes ajudam a ter um melhor sentido deles mesmos, e isso ajuda a concentrar-se”. E disso não temos dúvidas: não deve ser simples para uma criança distrair-se com quilos de areia nas costas.

Os coletes nunca devem ser usados ​​por mais de 30 minutos de cada vez, mas De Wall afirma que o peso não é um problema para a maioria das crianças, porque é espalhado uniformemente pela parte superior do corpo (como diziam os soldados romanos enquanto olhavam para Jesus que carregava a cruz).

Também diz que há uma grande competição na escola para usar o colete. “Os alunos aproveitam as oportunidades para usá-lo, então nos certificamos de fazer que sejam vestidos também por crianças que na verdade nem precisam dele, o que ajuda a garantir que não haja nenhum estigma associado a ter um”. Claro: quilos de areia nas costas de todas as crianças, porquê só em algumas?

Uma professora, que não quer ser identificada (mas quem sabe qual a razão?), disse que a experiência de usar os coletes é como “colocar uma mão no ombro de uma criança… ou dar-lhes um abraço do qual as crianças frequentemente precisam”. A doçura duma mão com vários quílos de peso.

A maior parte dos psicólogos acha a ideia péssima. Doutro lado é este o resultado após ver crianças hiperactivas em todos os lados. Nem alguns dos pais estão muito convencidos: talvez seria melhor continuar com os tais comprimidos que o simpático médico receita sempre.

Se o Leitor gosta da ideia do colete, tem que saber que o custo ronda os 140 – 170 Euros. Não é pouco. Uma corrente custa muito menos, até um colar eléctrico é mais económico. O colete consegue competir só com a gaiola. E as crianças adoram a gaiola também.

 

Ipse dixit.

Fotografias: The Guardian

8 Replies to “Nova terapia para as crianças hiperactivas (TDAH)”

  1. Antes de existirem estes métodos modernaços para a hiperactividade, havia o ‘pau de marmeleiro’ que não funcionava mal.
    Conheci casos em que o tratamento incluiu carregar sacos de 40 kg de cimento, nas obras.
    A desvantagem dos coletes de areia, é tornar os hiperactivos fisicamente mais fortes, o que não sei se será bom.

    Krowler

  2. Crianças hiperativas…há jovens, adultos e velhos hiperativos. Há pessoas cuja hiperatividade corporal requerem mais movimento. Há pessoas cuja hiperatividade cerebral exigem mais estímulos. Não é um desvio de conduta, ou uma doença. As pessoas são diferentes entre si e reagem diferentemente aos afagos ou maus tratos, ao isolamento ou ao compartilhamento…reações de fundo emocional, mais provavelmente. Uma carga a mais pode estimular a resistência física de qualquer um. Imagine-se uma futura mãe que carrega uma criança no ventre por 9 meses, ocasionalmente por 10 ou mais vezes. Suponho que ela deve ficar bem fortinha com esse tratamento natural, ou afinal, ela resiste. Imagine-se os obesos, carregando 30 quilos a mais o tempo todo. Será que diminuem seu grau de hiperatividade compensada pela ingestão exagerada de comida? Quanto a acalmar-se com um colete pesado, acho que pode acontecer com certas crianças, não só por serem tolhidas do movimento corporal que naturalmente fariam, mas pela proteção e segurança que a sensação da cobertura pela roupa pesada possa estimular. Não é a toa que velhos abandonados tentam agasalhar-se sem necessidade. Não é a toa que moradores de rua procuram envolver-se em cobertores, mesmo sob altas temperaturas. No entanto, já duvido que os considerados loucos estejam aderindo à camisa de força para sentirem-se protegidos.O que é o colete? Um objeto de compra e venda, mais uma invenção de necessidade para competir com a ritalina. Não demora, e os brilhantes especialistas a serviço de uma ou outra corporação estejam despejando artigos em revistas para o consumo desnorteado de pais crentes.

  3. Maria, no meu comentário acima fui irónico, pois existe muita tendência para se confundir a hiperatividade com má educação.
    É uma fronteira por vezes difícil de definir, cujos métodos de atuação, naturalmente diferentes, se confundem.
    Este método do colete de areia, faz tábua rasa do problema, como a psicologia utilizada para tratar uma criança mal educada, também faz.

    Krowler

  4. Maria e Krowler: no tempo de nossos avós, diziam que “depressão de pobre, é preguiça”

    Giorgio Tsoukalos ( do “Alienigenas do Passado”, canal History ) diria que as crianças hiperativas são descendentes dos alienigenas.

    Brincadeiras a parte, esse tal colete, é similar ao uso do bico ( ou chupeta ) pelas crianças. É um paliativo muito mais para os pais, mas o custo beneficio nem sempre compensa, pois terão gastos futuros com aparelhos dentários e psicólogos.

    No entanto, confesso a todos, está cada vez mais difícil entender e saber como educar , as gerações posteriores a nossa.

    Abraços

    1. Não! Fui ver na pasta do Spam e dos Pendentes (à espera de aprovação) mas não está.

      Lembro: os comentários são automaticamente bloqueados (“Pendentes”) caso apresentem dois ou mais links. Spam é… spam (e, infelizmente, vejo que algo passa na mesma). Mas o comentário de P.Lopes não apareceu mesmo, lamento.

      Fui!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: