Comunicação de Serviço: Sondagem!

Queridos Leitores,

Na coluna de direita, logo em cima, podem ver uma sondagem.

Não é obrigatório participar.
Todavia, faço apelo ao sentido cívico que de certeza mora em cada uma das Vossas almas. Votar não é apenas um direito, é também um dever: é a Democracia que está em jogo.

Em democracia, o voto é a voz do povo. E é ao povo que, humildemente, dirijo-me: o momento que vivemos é de particular exigência, por isso nunca é demais sublinhar que é decisivo em cada eleição estar disponível para fazer escolhas.

Estar numa altura de sacrifícios é razão acrescida para que cada um se manifeste: não se admite a tese de que as pessoas estão fartas, desiludidas, desencantadas com a política e com os políticos.
No blog, o momento do voto é, porventura, o mais nobre e mais livre de todos os momentos. Aos Leitores, sem paternalismos, é preciso recordar que o descontentamento só tem um caminho aceitável: a apresentação de propostas alternativas que se traduzam em factos concretos. A alternativa passa pois pelos totalitarismos e as ditaduras, de todo indesejáveis e inaceitáveis.

A abstenção não se traduz naturalmente em perda de direitos. Mas significa a demissão de uma escolha que é essencial para todos, a redução de legitimidade para depois criticar as decisões tomadas.

Como disse um dia o ex-Primeiro-Ministro britânico, Winston Churchill: “a democracia é o pior de todos os sistemas à excepção de todos os outros”. Há por isso que a preservar e acarinhar, através do voto.

Não deixem que sejam os outros a decidir qual o Vosso futuro: agarrem esta oportunidade, votem e façam votar. Pensem não apenas em Vocês, pensem nas vossas famílias, nos Vossos filhos, nos Vossos netos e bisneto. Têm um cão? Pensem no cão. Digam “Não” à abstenção, sejam protagonistas! Votar hoje para construir um amanhã melhor.

Que Deus abençoe a todos Vocês.

Ipse voto!

6 Replies to “Comunicação de Serviço: Sondagem!”

  1. Ah, como seria fácil se conseguíssemos entender os processos históricos abordando-os de forma facetada…

  2. Olá Max!! Podes te candidatar a cargo político…o discurso faz derramar lágrimas de emoção!!
    Mas, quando aos meus interesses, declaro e justifico meu voto. Em primeiríssimo lugar, história. Tens uma tremenda capacidade investigativa e, entender o mundo sem conhecer o que se passou e se passa, como e porque…não dá.
    Em segundo lugar geopolítica porque a originalidade das tuas abordagens neste assunto são geralmente originais e dão o que pensar.
    Em terceiro economia porque tens grande facilidade de apresentar coisas que são envoltas em complexidade, de forma simples, acessível e bem humorada. Confesso que o pouco que sei de economia, aprendi em II, lá nos primeiros anos. Só lamento que o bom Leo, ajudante perfeito para a compreensão
    o de muita coisa esteja ausente dos posts. Abraços

  3. Aproveitando o comentário da Maria, e concordando com os três temas sugeridos, acrescento Ciência, pois a Inteligência Artificial está a ganhar cada vez mais protagonismo.
    Votei também em Insólito e Conspirações pois são sempre temas apaixonantes.
    E por fim o Outro. Para mim o Outro representa aquela tia que ninguém visita mais, o Ex da nossa namorada ou o namorado da nossa filha, mas representa também a diversidade deste blog e que faz do II um blog único.
    Simbolicamente o Outro deveria ganhar, mas curiosamente nas sondagens está em ultimo. Não faz mal pois sempre estive do lado das minorias e esta é só mais uma vez.
    Abraço.

  4. O curioso é o item conspirações estar vinculado a insólitos e desvinculado de onde ela está constantemente presente. TODOS DEMAIS!

  5. Continuo-me a bater por artigos que nos ajudem a proteger das tecnicas de manipulação e manipuladores no nosso dia a dia.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: