Os serviços secretos franceses na Líbia

Uma curta notícia nas páginas do Corriere della Sera: um pequeno avião francês precipita perto da
ilha de Malta, mortos os ocupantes. Acontece.

Mas depois iniciam os problemas: o governo francês afirma ser esta uma missão europeia, enquanto Federica Mogherini, a chefe da diplomacia europeia, declara:

O voo não estava ligado a nenhuma actividade da UE.

Curioso, sem dúvida, também porque a França confirma apenas três das nacionalidades dos mortos, limitando-se a afirmar que os outros eram contractors (mercenários). Talvez valha a pena aprofundar o assunto, não é?

Descobre-se assim uma história interessante.

Um pequeno bimotor Fairchild Metroliner MkIII caiu pouco depois de descolar do aeroporto internacional de Luqa, em Malta. A aeronave explodiu no impacto com o solo. Segundo as autoridades maltesas, todos os ocupantes eram franceses, mas Paris não confirma a nacionalidade de todas as vítimas: limita-se a declarar que franceses eram os presentes no avião eram três funcionários do serviços aduaneiros, enquanto os ouros eram dois contractors da empresa luxemburguesa Cae Aviation.

De acordo com o relatório do governo de Malta, os três funcionários estavam ocupados a vigiar as rotas utilizadas por organizações criminosas envolvidas no tráfico de drogas e de seres humanos a partir da Líbia. Mas há algo que não bate certo: já há navios e aviões da União Europeia a desenvolver este trabalho, missões às quais participam meios franceses. Por qual razão utilizar um avião civil com pessoal militar privado (os tais contractors) para a mesma tarefa?

É o que pensa também o diário Le Monde que dá uma versão diferente dos factos: os três franceses pertenciam não aos serviços aduaneiros mas à Direcção-Geral da Segurança Externa (DGSE). Isso é: serviços secretos. e nem seria este o primeiro acidente que envolve os 007 franceses: no passado 17 de Julho, em Haftar (Líbia), três soldados franceses em missão de inteligência morreram após o abate do helicóptero no qual viajavam.

Eis então um cenário alternativo, tal como relatado pelo semanal francês Le Point.

A
aeronave, em serviço por conta da empresa luxemburguesa mas alugado nos Estados Unidos, tinha como destino Misurata, provavelmente para transferir secretamente pessoal do âmbito militar. Fontes maltesas confirmaram que o destino era mesmo a cidade líbia. E não se trata dum caso isolado: a França,
de facto, implantou unidades especiais no País da África do Norte em
apoio às milícias locais, tal como têm feito os Estados Unidos.
 
Segundo o Le Point, os dois pilotos faziam parte do GAM 56, uma unidade que assegura o transporte reservado por conta dos serviços secretos franceses durante missões “sensíveis”. Os serviços pagam salários, fornecem material tecnológico,
pessoal e utiliza contractors para intervenções na área.

Moral da história: desde 2011 a Líbia caiu num caos total, cúmplice um governo filo-ocidental que desagradou a população, as actividades de Al-Qaeda dum lado, do Estado Islâmico do outro, as reivindicações tribais e as intervenções não oficiais de norte-americanos e franceses. O País é rico em petróleo e em gás: com missões “em claro” ou com missões “encobertas”, é óbvio que não poderá escolher livremente o seu futuro.

No vídeo: o momento do impacto filmado com uma dashcam (câmara de bordo) dum automobilista de Malta:
 

Ipse dixit.

Fontes: Il Corriere della Sera, Le Point

4 Replies to “Os serviços secretos franceses na Líbia”

  1. Order a professional Sparkling White Smiles Custom Teeth Whitening System online and enjoy BIG SAVINGS!
    * Up to 10 shades whiter in days!
    * Professional Results Guaranteed.
    * Better than your dentist, for a fraction of the cost.
    * Same Teeth Whitening Gel as dentists use.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: