Coisas do blog, nada mais…

A época da terrível censura acabou, o blog retoma alegremente o caminho da Liberdade e os comentários já não são moderados, na esperança que as mentes débeis fiquem afastadas das coisas para as quais não foram feitas.

Como sempre: qualquer comentário é bem vindo, desde que respeite o próximo. O “próximo” significa os outros Leitores e o autor também, só isso.

Os comentários insultuosos (que, lembramos, representam uma ínfima minoria do total) continuarão a ser apagados pela felicidade de grandes e pequeninos.
Eu acho que nenhum blog deveria prever a moderação dos comentários, a não ser em casos excepcionais e por breves períodos de tempo. As pessoas que mantêm um blog aceitam partilhar as próprias ideias com o público e este tem todo o direito de exprimir a opinião dele. Quem tem um blog e espera ter apenas aplausos é melhor que feche já, pois vai ficar bem desiludido. É normal que assim seja.

Que no meio da multidão haja pessoas psicologicamente menos dotadas é uma realidade, contra a qual nada podemos fazer (e, a bem ver, têm a sua função também). Para boa sorte, estas pessoas representam uma minoria: não apenas estou convencido disso, como a grande maioria dos comentários que aparecem nesta como em outras páginas web demonstram isso, sendo de pessoas com as quais é possível construir e manter um dialogo nos moldes do mútuo respeito.

Apresentar pensamentos contrários ao do autor ou de outros participantes é uma mais-valia do blog, de qualquer blog: não apenas enriquece a discussão como dá maneira a todos (autor inclusive) de mudar as suas ideias, encontrar alternativas. Não estamos todos à procura duma alternativa?

Sou contrário a qualquer forma de censura. A censura é apenas a arma de quem não tem argumentos. É uma forma de violência, utilizada (como o insulto) por quem não tem capacidade de defender as suas ideias.

Infelizmente, na nossa sociedade há várias formas de censura. Se a censura consistisse apenas na “remoção” física dos pensamentos escritos ou falados, este seria um bom mundo, no qual viver seria muito simples. Mas a censura que podemos encontrar na sociedade actua de forma mais subtil e, por isso, mais eficaz.  

Vejo a moderação dos comentários como uma espécie de censura: mesmo que todos os comentários não insultuosos sejam publicados, isso retira a plena liberdade do Leitor, pois a publicação está sujeita ao tempo disponibilizado pelo autor do blog. Digo isso porque já no passado vários Leitores tinham sugerido a aplicação permanente da moderação: mas recuso, pois retira a “espontaneidade” do comentário.   

Convido, como sempre fiz, todos os Leitores a apresentar ideias contrárias àquelas apresentadas pelo blog: ninguém tem a verdade no bolso e vivemos numa altura de incerteza, na qual há urgência de novos pontos de vista, em contraste com aqueles aos quais estamos habituados (e que deram o que podemos ver). Nunca removi um comentário contrário às minhas ideias e nunca irei fazê-lo: seria extremamente estúpido, acabaria de existir a razão pela qual Informação Incorrecta nasceu.

Continuarei, isso sim, a remover qualquer comentário insultuoso.

Por isso este blog modera os comentários raramente, só em presença de ataques coordenados. Isso é, quando desencadeiam-se por parte dum grupo de pessoas que têm como objectivo perturbar a leitura como ofender os outros participantes.

Acabou o mini curso de filosofia blogueira.
É altura de ver um novo episódio de Battlestar Galactica.

Ipse dixit!

7 Replies to “Coisas do blog, nada mais…”

  1. Caro Max

    Espero que tenhas sorte, mas com a copa a pegar fogo, e as eleições no Brasil a aproximar, maus ventos se aproximam ……
    Aguenta a bronca .

    Abraços.

    Ramiro Lopes Andrade

  2. Caro Max

    Espero que tenhas sorte, mas com a copa a pegar fogo, e as eleições no Brasil a aproximar, maus ventos se aproximam ……
    Aguenta a bronca .

    Abraços.

    Ramiro Lopes Andrade

  3. sr. Max,
    seria factível publicar junto a todos os comentários, um espaço para que os leitores denunciassem o conteúdo, que, ai sim, passariam pelo crivo urgente do proprietário do blog?
    E ainda,tal como sugeri a outro blogueiro, no caso que o moderador, queira manter o comentário, possa introduzir um "leia mais" para ocultar o comentário, deixando para cada um, a seu próprio risco, a opção de clicar no "leia mais"?
    (meras sugestões e dúvidas.)
    abraço.
    emerson57

  4. a ideia de os leitores poderem indicar ao autor do blog o que considerem de alguma forma ofensivo relativamente ao conteúdo dos comentários que por vezes surgem parece-me boa.
    então se fosse exequível… seria algo interessante…

  5. Pois, mas muito depende da plataforma Blogger, o que há disponível e o que pode ser implementado.

    Vou espreitar na internet, pode ser que algo encontre, porque as ideias são boas de facto.

    E agradeço muito!

    Abraço!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: