Líbia: faltam uns biliões…

Uma breve actualização acerca da Líbia.

A campanha militar da Nato no País teve dois resultados emblemáticos.
Primeiro, a Aliança do Atlântico Norte Aviação provocou danos sete vezes maior do que os aviões de Hitler e do marechal Rommel durante a Segunda Guerra Mundial.
Segundo, desapareceram 150 biliões de Dólares em activos líbios.

Estes dados são apresentados no livro “Derrubar Muammar Kadhafi, Diário da Líbia. Anos 2011-2012”, escrito por Anatoly Egorin do Instituto de Estudos Orientais da Academia de Ciências da Rússia. A apresentação do livro teve lugar em Moscovo e representa a primeira pesquisa completa na Rússia sobre a tragédia da Líbia.

Acerca do primeiro ponto. Obviamente a destruição é uma consequência inevitável de qualquer guerra. Mas dado que a Nato tinha o mandato das Nações Unidas apenas para estabelecer uma zona de exclusão aérea (a No Fly Zone), o tamanho da destruição na Líbia encontra uma explicação lógica.

E o dinheiro? Os activos líbios no estrangeiros totalizavam antes da guerra 150 biliões de Dólares. Muito dinheiro, sem dúvida, suficiente para cobrir os danos, ou pelo menos uma parte considerável deles. Mas o dinheiro desapareceu sem deixar vestígios. A pergunta que surge é: como isso pode acontecer? E para onde o dinheiro?

Anatoli Egorin, autor do citado livro, avança com uma hipótese:

Quando foi lançada a campanha contra Muammar Kahdafi e ficou claro que a NATO não queria deixá-lo no poder, todo esse dinheiro começou a ser espalhado. Ninguém sabe exactamente onde e como. Na imprensa apareceram apenas notícias fragmentadas acerca do facto destes fundos terem sido roubados e reciclados por banqueiros ocidentais através de companhias offshore. Agora todos procuram o dinheiro da Líbia, mas a probabilidade de encontrá-lo são mínimas. Seria, na verdade, errado atribuir a culpa só ao Ocidente: os Líbios que substituíram Kahdafi e que lutaram contra ele, levaram carros cheios de dinheiro através do deserto até o estrangeiro. Estes factos também são bem conhecidos.

Aproximadamente da mesma opinião é Fatima Abu-an-Niran, chefe do Instituto Internacional para a Democracia na Líbia:

Na Líbia foi roubado tudo o que era possível roubar. Isso aconteceu debaixo do olhar de todo o mundo e ninguém disse uma palavra contra. Não são acusas infundadas. Já tinha sido confirmou pelo ex-chefe do Banco Central da Líbia. Não são apenas os 150 biliões de Dólares depositados em contas bancárias estrangeiras. O dinheiro continua a fugir da Líbia para o estrangeiro, mesmo através de meios ilegais. Isso acontece tendo como pano e fundo os confrontos inter-tribais e as condições de poder praticamente ilimitado dos grupos paramilitares que fazem com as pessoas o que eles querem. É agora claro que a invasão da Nato foi perpetrada não para estabelecer a democracia na Líbia. Agora todos podem ver que o objectivo real era saquear o país.

Ao mesmo tempo, mais de metade dos financiamentos para a oposição armada na Síria (um total de 40 milhões de Dólates) é enviado mesmo da Líbia. Como explica o diário francês Le Figaro, Tripoli milhões e os Emirados Árabes Unidos 5 milhões.

Um montante assinalável, tendo em conta o estado de destruição no qual se encontra a Líbia.
Mas qual o problema? Afinal o objectivo nunca foi “salvar” os Líbios.

Ipse dixit.

Fontes: La Voce della Russia, Le Figaro (em francês)

One Reply to “Líbia: faltam uns biliões…”

  1. Olá Max; " Mas dado que a Nato tinha o mandato das Nações Unidas apenas para estabelecer uma zona de exclusão aérea (a No Fly Zone), o tamanho da destruição na Líbia encontra uma explicação lógica." Deve ser NÃO encontra explicação lógica.
    Quanto ao experimento realizado na Líbia,penso ter sido coroado de êxito para os seus mandantes/beneficiários. Por sinal,tentaram repeti-lo na Síria, tendo encontrado alguns acidentes de percurso. Abraços

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: