Rachaduras

O Irão tenta acelerar a construção do próprio túmulo.
Por isso decidiu vender o petróleo em Yuan, a moeda chinesa. É quanto afirma o Financial Times.

Explica um administrador do banco do Dubai:

A crise financeira global acelera as movimentações em direcção ao Oriente. E estas medidas [as sanções dos EUA contra o Irão, ndt] reforçam a utilização do Yuan como moeda de transição.

Não só: mas desta forma Pequim de manter uma menor reserva de Dólares.
Não admira, portanto, a subida dos tons do ex-premier israelita Netanyahu. Todavia é interessante que, desta vez, as críticas cheguem de Haaretz, o mais antigo e conceituado entre os diários de israel.

Segundo o editorial do passado Domingo, apesar de existir consenso entre os especialistas nucleares, parece mesmo que o programa iraniano de energia “esteja a ser realizado de forma metódica” e “não tem fins militares”. Por isso, afirma o editorial, Netanyahu e Barak [Obama, ndt] estão a espalhar “mentiras e enganos” sobre o assunto.

Não é comum ler este tipo de acusações nos media de Tel Avive.

Muitas pessoas, incluindo o Chefe do Estado-Maior (Tenente-General) Benny Gantz, acreditam que o Irão não irá produzir armas nucleares

O diário revela também que o governo de Netanyahu foi submetido nos últimos meses a duras críticas por parte da intelligence e dos militar israelitas em relação a postura com o Irão.
No passado 27 de Abril, o ex-chefe do Shin Bet (A Agência de Segurança de Israel) Yuval Diskin, afirmou que Netanyahu e o ministro da Defesa Ehud Barak eram impróprios para dirigir o País:

Vou dizer coisas que podem parecer duras. Não posso confiar em Netanyahu e em Barak sobre a questão do Irão. Eles estão embebidos de sentimentos messiânicas em relação ao Irão.

Conclui o escritor e especialista em Oriente Médio, Salami Ismail, disse:

Uma rachadura na questão-Irão, que poderia levar a um potencial golpe de estado, está a tomar forma entre o governo israelita, os militares e os serviços de intelligence. Por um lado, ameaça o sistema político israelita actual, por outro lado exonerar o Irão de todas as acusações infundadas dos anos passados.

As Rupias de Dheli

E a frente anti-Irão acusa outra derrota.
Hillary Clinton concluiu a sua visita na Ásia com uma paragem na Índia.
Missão: convencer Delhi a diminuir as importações de petróleo iraniano, em linha com o resto dos aliados norte-americanos envolvidos na aplicação da pressão sobre Teherão.

Missão cumprida? Não, a Índia não abandona o Irão.

Há sanções estabelecida contra os Países que não respeitarem as sanções e que “contribuam para melhorar a capacidade Irão para desenvolver o seu sector do petróleo” com investimentos superiores a 20 milhões de Dólares por ano.

Delhi, ao invés de anunciar novos cortes, preferiu listar publicamente as razões que levam a Índia a fazer negócios com os herdeiros do Império Persa: laços culturais, exigências de crescimento financeiro e seis milhões de indianos emigrados no Irão. Teherão, afinal, não é um parceiro possa ser facilmente “descarregado”.

Entretanto, para contornar as sanções e não perder um parceiro comercial muito conveniente, o Irão concordou em vender petróleo para a Índia aceitando 45 por cento do pagamento em Rúpias, a fraca moeda indiana, usada apenas no interior da Índia.

Na prática, uma espécie de vale que Teherão para compras “indianas”.

O 55 por cento restantes será pagos com troca de bens de consumo da Índia, como arroz, chá e produtos farmacêuticos. Não há Dólares, não há problema: e as sanções não podem entrar na questão.

Para Delhi é uma jogada vencedora que, de uma só vez, comporta pelo menos três benefícios concretos: dá um impulso às exportações e reduz o deficit comercial com o Irão
diminui o uso do Dólar em Delhi (também neste caso: menor necessidade de reservas em Dólares)
aumenta o valor da Rupia, pela primeira vez moeda de troca fora do subcontinente indiano.

As sanções de Washington arriscam ter um efeito boomerang.

Ipse dixit.

Fontes: Wall Street Italia, Terceira Información, China Files

2 Replies to “Rachaduras”

  1. Acho que agora seria uma das ultimas chances de que quem possua reservas em dólar passe-as para outra moeda de troca mais universal, tal como ouro etc…

  2. Max, pelo que concluí de alguns anos para cá de internet desta briga de cahorros grandes; quem não tem ouro não tem nada. Estou me referindo só aos da casa grande. Aos das senzalas, qualquer coisa tipo Somália servirá, exceto aos chineses.
    Li também que a China tem todos os dólares embaixo do colchão e já mandou seu bilhão de "cidadãos" ACUMULAREM OURO. Enfim, vejo a China um dragão entre bispos, cavalos, torres e peões no tabuleiro deste jogo, com a imensa boca aberta e o bote armado esperando a hora da jogada… Estou delirando? Sinto muito, sou grato.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: