A Nato e o massacre da Líbia

Innocenzo Martinelli

Desinformação, vítimas inocentes, mulheres, crianças e idosos e um País onde a vida social foi destruída. Em Trípoli não se consegue dormir por causa do bombardeio constante e indiscriminado: as bombas explodem perto das casas e dos hospitais.

O Arcebispo Martinelli, o bispo da capital líbia, conta a resistência desesperada da população presa entre as bombas da Nato e o aperto dum regime que ainda está de pé e não parece estar prestes a cair.

O que está a acontecer na Líbia? 

O que acontece é o que a Nato faz aconteça. As bombas caem sem parar. Podem imaginar o que dizem os jornais e a televisão: a TV da Líbia mostra as mortes dos civis em Brega, Tripoli, em todas as partes da Líbia. A Europa está a destruir a vida social de um País.

As vítimas mostradas na televisão são verdadeiras? Não são uma farsa? 

São verdadeiras! As bombas caem sobre as casas e eu tenho que pensar em vítimas falsas? As bombas caem nos hospitais. Diga aos responsáveis para virem e ver o que estão a fazer as bombas deles. Morrem crianças, morrem idosos.

Ontem em Marsa El Brega morreram sessenta imam, homens de religião. Não são invenções, é suficiente vir e ver para constatar. A televisão está constantemente a documentar o que acontece, as mortes dos inocentes.

Tripoli

A noite, então, é uma coisa impossível: a noite inteira, parece haver um terremoto. Não entendo o que eles querem continuar a atacar, porque atingem instalações civis. Dizem que são sites militar, mas isso não é verdade.

Talvez não conheçam a Líbia. Talvez na topografia haja informações erradas. Peço apenas para que eles venham e vejam o que a Europa está a fazer.

Que números a televisão líbia fornece para os civis mortos? 

Não sei ao certo. Sei dos 60 imam mortos na área de Brega e de algumas crianças que morreram perto do hospital dos queimados em Tripoli.
Fomos convidados numa mesquita da capital para participar na comemoração dos imam mortos na Quinta-feira.

As informações são contraditórias, é difícil ter uma idéia de como o conflito está a evoluir. Em Tripoli qual é a situação? 

Além das bombas da Nato, a situação é bastante tranquila. Claro, existem muitos problemas. As pessoas estão com medo de sair. O medo é o principal problema, pois impede uma vida social normal.

Assim, as notícias que aparecem regularmente em alguns jornais ocidentais, deserções, rebeliões e revoltas na capital líbia, são verdade? 

Tripoli

Não, não, são todas mentiras, para encobrir o que a Nato está a fazer com as suas bombas. A Aliança tem mesmo recusado uma trégua para dar fôlego às pessoas, apesar dos apelos da ONU e do Santo Padre.

Dia e noite bombas, nem se consegue dormir. Continuar o bombardeio é imoral.

Você tem um ponto de observação privilegiado: na sua opinião, qual a capacidade de resistência do regime, está à beira do colapso? 

Não acho que vai entrar em colapso, pelo menos não em Trípoli. Continua como sempre, ainda que tenha reduzido as suas atividades, e mantém a autoridade sobre a capital e parte da Tripolitânia.
Naturalmente, há um endurecimento, certo, mas as autoridades estão a proteger-nos, avisam se houver problemas.

Fonte: Peace Reporter
Tradução: Informação Incorrecta

3 Replies to “A Nato e o massacre da Líbia”

  1. Quando os réus são os mesmos que julgam, não se pode esperar o mínimo de justiça.

    De um lado era dito que o Sr. do Mal bombardeava civis, embora não houvessem provas, agora há provas que o Sr. do Bem bombardeia os mesmos civis…

    Ou seja, aquele que é simpático aos senhores da mídia, será sempre do bem e seus crimes serão escondidos, justificados, transferidos e perdoados.

    Abraços!

  2. Eu sugiro uma no-fly zone ao redor da no-fly zone existente para impedir a Nato de matar civis.

  3. QUEM,"DELES" está ligando para civis ou não, crianças ou idosos, só "lhes" importa é que a mídia internacional de a notícia que é mandada dar. São tão eficientes nisso que, pelo menos no Brasil, o Kadafi já virou Gadafi pois isto é uma prova que o povo não tem memória e a mídia manipula mesmo. Ademais, ora veja, isso tudo é culpa do "senhor do mal" e daqui a pouco vão dizer que é o herdeiro de BIN LADEN ou era seu mentor. Pra cretinice vale tudo.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: