E vamos ver a terceira teórica causa dos terramotos. Repito: teórica.
Já vimos que a hipótese tradicional baseada nas placas tectónicas como única causa dos terramotos tem como principal consequência a impossibilidade de prever terremotos. O que é bastante aborrecido
E se fosse possível prevê-los? Isso seria muito menos aborrecido. Aliás, teria alguma graça. E neste caso, as hipótese das placas tectónicas não seria suficiente para explicar a dinâmica de terramotos.
Mas alguém conseguiu tal façanha? Por incrível que possa parecer, a resposta é “sim”. No passado e até hoje.
Além disso, temos observado que nos últimos anos tem havido mais terramotos de gravidade crescente, como se alguma coisa estivesse a acontecer.
E mais: é fácil constatar como após um terramoto, há outros que atingem outras partes do mundo, como se um enxame de sismos “atropelasse” o planeta no espaço de poucos dias ou semanas.
Como se a causa dos terramotos fosse de natureza planetária? Possível?
Bem. Vamos começar com os quem conseguiu prever os terramotos.
Raffaele Bendandi. Nascido em Faenza (Ravenna, Italia) no dia 17 de Outubro de 1893, numa família de modestas condições económicas, na escola parou após o quinto ano e mais tarde especializou-se em desenho técnico. Aprendeu carpintaria com o pai e acumulou experiência numa loja de relojoaria, na reparação de objetos mecânicos. Essa experiência foi fundamental para a criação dos seus sismógrafos.
A ocasião que despoletou o seu interesse na sismologia foi o catastrófico terramoto de Messina, em 1908. Em 1915 com 22 anos de idade, criou um Observatório Astro-Geodinâmico e uma oficina onde construia os sismógrafos.
As quais causam, como sabemos, os movimentos da Terra.
Em 1923, perante um notário, ele previu alguns sismos que efectivamente aconteceram, o que despertou a atenção dos jornais. O Corriere della Sera titulou “Aquele que prevê os terramotos” no dia 4 de Janeiro de 1924.
Bendandi disse:
A origem dos terremotos segundo a minha teoria é puramente cósmica. De acordo com dados que recolhi e analisei, o terremoto ocorre quando na revolução lunar a ação do nosso satélite soma-se a de outros planetas. São a Lua, o Sol e os outros planetas que causam inchaços na superfície da Terra. Desta forma são explicados os movimentos telúricos, os terramotos são absolutamente previsíveis.
Em substância, quando os planetas do sistema solar ficarem em linha, incluindo a Lua, brincam com a gravidade. Isto provoca um desequilíbrios que estica a crosta da Terra e nas falhas, os pontos de maior tensão, ocorrem terramotos.
Na seguinte imagem, a situação no dia 01 de Março de 2011:
E, na imagem seguinte, a situação no próximo dia 15 de Maio de 2011:
Prós:
Teoria fascinante, que não contradiz mas completa, a teoria das placas tectónicas .
Previsões bem sucedidas, o melhor cartão de visita: significa que funciona.
Contras:
Tudo o que se sabe estava na cabeça de Bendandi, que infelizmente faleceu, e não há maneira de voltar atrás. Existe uma associação, a Associação Bendadiana, que faz o que pode.
Além disso, muita especulação por parte de fãs entusiasmados trouxe poluição nos estudos.
Fonte: Informazione Scorretta
Moro em roma e digo!! melhor previnir que remediar!!! vai que ele tava certo!!! Eu que nao vo pragar pra ver.