Os leves cofres de Washington

Michael R. Kratka, membro do Conselho Editorial da SINPERMISO, é professor de Economia e Direito Tributário da Universidade de Amesterdão, pesquisador do Instituto de História Social Internacional na mesma cidade, professor e diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Lancaster, no Reino Unido.

De Kratka é esta visão acerca da actual situação económica dos Estados Unidos.

Parecia impossível…

O FMI e as agências de notação parecem ter percebido que a crise da dívida é mais grave nos os EUA de que na Zona Euro: o orçamento de 2011-2012 espera-se um endividamento médio dobro da União Europeia.

Vale a pena espreitar: que acontece no outro lado do Atlântico.

Esquisito: há muitos mecanismo que em teorias deveriam impedir um descarrilamento da dívida e do défice. Muito mais aqui que no Velho Continente.

Desde 1917 existe um quadro jurídico para a dívida federal, todos os estados (excepto Vermont) são obrigados a apresentar um orçamento equilibrado. No entanto, os Estados Unidos estão a afundar cada vez mais nas dívidas, como a Irlanda, a Grécia e Portugal.  Aliás: pior.

Não é por acaso que as agências de rating ameaçam os Americanos com uma desvalorização drástica.
Nos EUA fala-se duma desvalorização dos Títulos americanos abaixo do nível do Japão.

Pela primeira vez no Congresso vai ser discutida a possível falência de alguns Estados que fazem parte da União, uma situação que a Constituição nem contempla. Ações desse tipo são arriscadas, mas de acordo com Patrick McHenry, o novo presidente republicano do Comité de Auditoria da Câmara dos Deputados, o problema precisa de ser debatido.

O presidente do Banco Central, o impávido e sereno Ben Bernanke, vai mais longe e sugere nada menos do que a falência federal central.

Fluxo de caixa 

O Secretário do Tesouro, Geithner, pediu ao Congresso para aumentar o limite de endividamento e aumenta-lo até 14.300 milhões de Dólares (nada mais, nada menos…), mas os Republicanos recusaram.

Caso não haja um acordo entre o final de Março, a potência mundial entrará, de facto, em falência.

Uma situação que é realmente inconcebível, mesmo um parlamento dominado pelos Republicanos terá de ceder e aumentar o limite: claro, em troca de mais cortes nas despesas.

A dívida pública federal para o próximo exercício orçamental, que começa em Junho, é de cerca de 14.800 milhões de Dólares.

Desta forma, os EUA apresentam uma dívida que de 100% e um défice igual ao da altura pior de 2009, no meio da crise global. O maior credor é o banco central (a Federal Reserve), seguido de perto pela China, o Japão e alguns Países do Golfo e Grã-Bretanha. Enquanto isso, o prazo médio dos Títulos de Estado é de 50 meses: isso significa que nos próximos 12 meses será preciso de refinanciar 40% da dívida federal. Não surpreende, então, que haja rumores para  prorrogar a validade dos Títulos até 50, 60 ou 100 anos.

Não apenas o governo central, mas também a maioria dos Estados federados anunciam grandes buracos nos orçamentos: 125.000 milhões de Dólares para os orçamentos 2011-2012, enquanto que para o ano em curso o total foi superior à 130.000 milhões .

Todos os Estados federados apresentam, em média, um deficit de 20%. Quanto mais aumentar a crise da habitação e do trabalho, maior será o défice, também regional. A mais grave crise desde os anos 30 já atingiu as receitas fiscais, que são actualmente 12-15% abaixo do nível pré-crise.

Sem o apoio financeiro da União, cerca 140.000 milhões de Dólares desde o início de 2009, que abrangeu cerca de 30-40% do deficit, muitos Estados estariam falidos há muito tempo.
Sem uma nova dívida, sem fluxo de caixa a partir de Washington, o deficit dos Estados nunca poderia ter sido financiado.

 

O caso Califórnia

Agora, todavia, a torneira do dinheiro está fechada, o que provocou pânico financeiro, e todos os governos federais estão desesperados.

Jerry Brown, que só tomou posse em Janeiro, já disse que a situação da Califórnia é de emergência financeira.

Então os prisioneiros são libertados antes do tempo, as férias escolares são prolongadas, escolas, universidades, bibliotecas e museus ficam fechados (ou privatizados), os salários são reduzidos drasticamente, a oferta de empregos públicos é paralisada, milhares de funcionários são enviados para férias ou convidados a reformar-se mais cedo .

Desta forma, as contas são ajustadas e parou-se de pagar facturas de milhões de Dólares tais como as acumuladas ao longo dos anos; obviamente,  com previsíveis desastrosas consequências para a economia regional, apoiada na demanda pública. Impostos e taxas várias aumentaram consideravelmente em 30 Estados federais; e será preciso aumenta-los novamente.

Cidades, municípios e Estados da Federação agora apresentam dívidas por um total de 3.000 milhões de Dólares. Conseguirão funcionar ainda um pouco com a ajuda financeira federal.

Em 2011 acabou o programa Build American Bonds, com o qual a União tinha assumido. E este será um problema, pois, ao contrário do que acontece na Europa, as cidades dos Estados não têm grande capitais e têm dificuldade nas emissões de Obrigações do Tesouro (o New Jersey acabou de falha na operação).

Os juros disparam e as coisas irão tornar-se realmente sérias quando o gigantesco deficit de fundos de pensões entrar em campo. As perdas multimilionárias sofridas por estes depósitos durante a crise não podem ser cobertas pelos Estados Federais.

A verdade é que nos Estados Unidos não é possível ver no horizonte o fim da crise financeira.

Fonte: Rebelión
Tradução e adaptação: Informação Incorrecta

2 Replies to “Os leves cofres de Washington”

  1. A falencia tecnica de alguns estados importantes tais como California,Michigan,Illinois e Nova Iorque e' preocupante para a maior economia mundial. A sua alta divida publica nao tem parado de crescer e diria que andarem metidos em mais uma guerra so os vao obrigar a pedir mais emprestimos.
    O dolar, por sinal, tem desvalorizado a cada dia que passa. Neste momento ta a 75.56. Sera que hoje atinge os 75.00?

  2. Olá Xenofonte!

    O bom Obama foi muito claro: na Líbia a intervenção é limitada, não é uma guerra, parece mais um passatempo. Obama sabe que há resistência no interior do País, por isso quer que o comando das operações passe para a Nato, o mais depressa possível.

    Difícil justificar uma guerra quando tens de fechar escolas no teu País. E mais: uma guerra "humanitária" num País que a maioria dos Americanos terão dificuldades em individuar num mapa.

    Não é esta a guerra de que os EUA precisam.
    Doutro lado, dado que desencadear uma guerra "séria" e "já" parece complicado, são precisas distrações.

    A ameaça radioactiva e os Chineses servem, por enquanto, para esconder um Dólar cada vez mais débil que favorece as exportações, sem dúvida, mas comporta efeitos negativos também. Trava as importações, por exemplo, encarece o petróleo.

    E as respostas do bom Obama neste sentido, por enquanto, não parecem produzir grandes efeitos. Aliás, a dívida não pára de crescer.

    Situação complicada, pela qual não há soluções no horizonte.

    Abraço!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: