Os jornais do Velho Continente continuam a falar da vaga de gelo.
Devem ser os efeitos do aquecimento global, é por isso que temos tanta neve.
Pena que não encontrem um pouco de espaço para uma outra notícia interessante.
Olhem para o seguinte gráfico, mostra a velocidade média dos navios comerciais:
Que acontece? Perigo icebergues?
Nada disso, pois a realidade é muito mais prosaica.
Como faz notar o óptimo Zero Hedge, os armazéns ocidentais estão cheios e os navios chineses receberam ordem para navegar à velocidade mínima: menor custo de carburante perante a não necessidade de entregar as mercadorias.
O raciocínio é o seguinte: porque correr se depois ninguém compra? Melhor ir devagarinho e poupar no carburante. Entretanto, com um pouco de sorte, alguém vai comprar algo e os armazéns ficam com um pouco de espaço.
Confirmação indirecta: o Baltic Dry Index avisa que alugar um navio para transportar mercadorias é cada vez mais em conta:
Se a ideia do leitor é alugar um navio, esta é a altura certa. Pensem nisso, pode ser uma boa ideia para entregar as prendas do Natal.
Tudo isso é muito esquisito, sobretudo se tivermos em conta os novos dados acerca dos consumos nos Estados Unidos. Eis os dados oficiais e as previsões publicadas no dia 14 de Dezembro e relativos aos consumos de bens e comida nos EUA:
Crise? Criseeeee? Quem falou em crise? Aonde? A economia nunca trabalhou tanto e em 2011 será ultrapassado o recorde estabelecido no longínquo 2007. Meus senhores, começou uma nova Idade do Ouro e nós ainda não tínhamos reparado (aqui é obrigatório um mea culpa)….
Mas há sempre alguém que tenta arruinar a festa.
Neste caso é o igualmente óptimo Dshort que pergunta: e porque não juntar a este gráfico os dados da inflação (37% desde 1992) e do incremento demográfico (22%)?
Os consumos estão ao mesmo nível de 2003. Ou de 1999.
O que preocupa é a linha azul, a polynomial regression. O que é isso? Uma nova diabrura financeira?
Não: é uma função estatística bastante antiga (Adrien-Marie Legendre, 1805) e mostra o andamento geral de vários dados. E o andamento aqui é negativo.
Pérfido Dshort, isso não se faz…
Fontes: Rischio Calcolato, Zero Hedge, Dshort