Uma notícia “curiosa”, que obriga a reflectir.
De acordo com um inquérito realizado nas províncias de Helmand e Kandahar, 92% dos inquiridos Afegãos (1.000 homens) nunca tinha ouvido falar do 11 de Setembro.
Assim, enquanto a maioria dos Americanos estão indecisos sobre a guerra no Afeganistão, pois acham difícil esquecer o assunto 11 de Setembro (que segundo os Estados Unidos foram planeados em alguns dos 40 campos de treino de terroristas do País asiático), os Afegãos, dos quais 72% são analfabetos, nunca ouviram falar das Torres Gémeas e não têm a mínima ideia do motivo pelo qual os Estados Unidos e a Nato estão no próprio País!
E é a total falta de informações, provavelmente, a torna-los mais hostis à presença norte-americana. Para eles, é totalmente despropositado e absurdo deixar a própria terra ocupada por forças estrangeiras.
Sabemos que o conhecimento do mundo externo está ligado, em boa parte, às infra-estruturas da informação.
No Afeganistão não há electricidade em muitas áreas, isso limita o acesso à televisão e à Internet. O acesso à Internet alcança apenas 3% da população, tanto por causa dos altos custos das comunicações por satélite, tanto porque faltam os cabos da fibra óptica mais moderna.
Os sinais de satélite fizeram com que 30% dos Afegãos pudessem ter um telefone celular.
No entanto, o acesso à informação é mais fácil (e por isso limitado) em áreas urbanas como Cabul e Mazar, enquanto nas zonas rurais do sul, por exemplo, estar a par do que se passa no mundo é um verdadeiro desafio.
Fontes: juancole
Tradução e adaptação: Informação Incorrecta
A Folha publica hoje que Dilma, quando ministra, teria negado pedir ao congresso que estudasse uma lei antiterror para o Brasil. O UOL publicou mas parece que ja retirou do ar por ser uma mentira deslavada. Eu mandei um emeil para o PIG para eles tomarem vergonha na cara. Mais um tiro no pé. Sugiro que os amigos deem uma olhada na faia de hoje para prepararem uma resposta, se necessario.