Maré negra: quase…

A BP anuncia que conseguiu pela primeira vez parar o vazamento de óleo do poço Macondo.

As acções da BP disparam (+ 7%), e a empresa afirma que o encerramento será continuamente vigiado nas próximas 48 horas, pois a pressão é enorme. No entanto, este é um dos testes já programados e, provavelmente, o poço será fechado e reaberto diversas vezes ao longo dos próximos dias.

É a mesma BP que adverte: é um fecho temporário, nada de expectativas de proporções exageradas. “Estamos na fase inicial dos testes.”

O teste principal consiste em fechar as válvulas duma tampa recém-instalada na boca do poço e aferir se isso controlará o vazamento e se a estrutura resistirá à pressão.
Os testes necessário, portanto: há depósitos de gás com pressões muito elevadas que podem comprometer a estabilidade das rochas no subsolo; neste caso o desastre seria completo e o vazamento seria incontrolável, por isso é precisa cautela. 

“A intenção da tampa nunca foi fechar o poço por si só”, disse Allen a jornalistas em Nova Orleans. “A melhor razão para podermos fechar o poço actualmente … é nos permitir abandonar o local se houver um furacão.”

As notícias chegam com o conta-gotas, mas parece que alguns resultados estão a ser obtidos.

E isso é o dado mais importante.

Fonte: Reuters, Petrolio

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.