Lula, o Euro e os maus de Atenas

Enquanto está em curso o encontro entre o Primeiro Ministro de Portugal, José Sócrates e o Presidente do Brasil, Lula da Silva (amanhã será uma boa ocasião para fazer um resumo do encontro que envolveu também o Presidente da República Português, Cavaco Silva, e vários empresários dos dois Países), podemos confirmar que as vozes referidas anteriormente acerca da intervenção do BCE para travar a descida sem fim do Euro são realidade.

Pelo menos segundo Bloomberg:

Bloomberg Television informou que há boatos segundo os quais o BCE está a comprar Euro. A última intervenção do BCE é uma resposta ao declínio maciço do Euro. Embora seja difícil confirmar essas acções, a moeda está aparentemente reagindo de forma positiva aos rumores.

Mas a notícia mais “divertida” (se é possível utilizar este termo) chega da Grécia.

Financial Times:

Um antigo comissário europeu grego acusou o banco central do País de incentivar o short selling sobre os títulos de Estado gregos, alterando a regulamentação no ano passado.

Vasso Papandreou, uma deputada do partido do governo socialista, fez as acusações na quarta-feira uma pergunta escrita ao Parlamento.
“O Banco da Grécia sabia da situação negativa fiscal do país. Porque facilitou a especulação?”, perguntou a Sra. Papandreou, que não está relacionada com George Papandreou, o Primeiro-Ministro grego.

A pergunta, apoiada por outros 10 deputados, reflecte a crescente preocupação do Partido Socialista sobre uma aparente contradição política no tratamento da crise da dívida da Grécia.

Segue-se uma pormenorizada explicação técnica que demonstra uma triste realidade: Papandreou (o Primeiro Ministro) procurava especuladores externos enquanto os maus já moravam bem no interior de Atenas.

Ipse dixit

Fontes: Pragmatic Capitalism, Financial Times

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.