Em guerra?

Libero Mercato é um blog de referência em Italia.
E mais de 4 milhões de visitas desde 2007 indicam o sucesso da iniciativa.

A seguir a análise de L.M. acerca do caso da tecla malandra.
A propósito: o Citygroup desmente categoricamente a hipótese dum erro por parte dum próprio operador…

Nota: lembramos que Informação Incorrecta publica os artigos de terceiros sem necessariamente partilhar os conteúdos.

O colapso do mercado americano não foi um erro

Alguns espertinhos querem passar a ideia que foi um erro humano o caos no Dow Jones.

Se tivesse sido um erro, ontem os mercados americanos teriam recuperado. Em vez disso, continuaram a cair, e esta semana (a menos de soluções governamentais inesperadas que injectem liquidez na economia-zombie)  o Dow voltará abaixo de 10.000.

Erro humano? Falso. Máquinas loucas? Nem pensar.
Na verdade há orquestradores que utilizaram os aparelhos electrónicos conscientemente (Essa é a ideia de Mercato Libero)

Esses erros e falhas técnicas acontecem sempre nas alturas de pânico, nunca de euforia.

Os jornais falam em “uma série de eventos infelizes” e ainda acreditam que nós acreditamos! Os próximos meses dar-nos-ão a certeza de que os jornalistas mentem (como fazem desde o início da crise).

Os jornais explicam que o mundo está num estado de ansiedade por culpa da Grécia: falso

Onde iremos parar? O que está acontecendo? As hipóteses são diferentes, mas todas não optimistas:

  • Esta é uma guerra entre bancos e governos? (Para bloquear as leis acerca dos derivados, basilea3, o guisado dos grandes bancos etc etc)?
  • Isto é uma maneira de assustar os “sem medo” (E comprar a preços mais baixos por parte dos grandes bancos de investimento)?
  • Estes são provas técnicas para os governos justificarem um súbito e prolongado encerramento das Bolsas ocidentais (culpando um vírus ou software ou problemas de saturação)? E uma vez abertos de novo…colapso sistémico?
  • Esta é uma forma de enfraquecer cada vez mais os países periféricos para que os países mais fortes possam acelerar a colonização, eliminando a soberania nacional política (depois ter eliminado a monetária)?

Uma coisa é segura: estamos em guerra !

Sabemos que:

  1. O interbancário: o mercado dos recursos líquidos dos bancos está em forte tensão nestes dias.
  2. Os market maker do mercado de títulos desapareceram.
  3. As taxas em breve irão subir
  4. Nas próximas semanas tornar-se-á difícil a emissão de obrigações por parte dos Estados (excepto com juros elevados)
  5. Os depósitos dos bancos europeus na BCE duplicaram, um sinal de medo extremo dos banqueiros, que preferem não ganhar com os juros, mas dormir em paz.

São muitos sinais que anunciam a “possibilidade” da perda de controlo por parte das autoridades dos mercados das acções/obrigações/ Forex.

Sem mencionar que há mais de 40 dias a economia mundial está arrefecendo. Pensem no facto que esta semana milhares de empresários em todo o mundo bloquearam todos os planos de investimento, por medo de uma crise de liquidez e que os bancos restrinjam, pela enésima vez, o crédito ou que aumentem rapidamente o custo do financiamento (devido ao maior custo que os estados devem pagar para refinanciar a dívida monstruosa que criaram há 18 meses).

Novos despedimentos, queda no consumo, novos aumentos nos preços, encerramento de empresas devem ser considerados como possibilidade na conta da Velha Europa!

Fonte: Libero Mercato
Tradução e adaptação: Massimo De Maria

Obrigado por participar na discussão!

%d bloggers like this: