Portugal cai, Papandreou tem piada

A situação da Grécia é grave, Espanha e Irlanda também vêem as próprias contas ser prejudicadas. E Portugal? Não tem muitas razões para rir.
O dia de ontem foi mau.
O custo dos CDS subiram ontem para 3.166%. O que significa isso?
Os CDS (Credits Default Swap) são instrumentos para gerir a dívida do Estado: se o valor sobe significa que os mercados internacionais não acreditam na possibilidade de Portugal honrar os próprios compromissos.
Dito de forma ainda mais simples: acreditam que Portugal não pague.
É por isso que os CDS gregos por exemplo, disparam: cada vez menos pessoas acreditam que a Grécia possa ter o dinheiro para pagar a enorme dívida que apresenta.
E o facto dos CDS portugueses aumentar o valor indica que as dúvidas crescem também em relação a Lisboa.
A suposta ajuda europeia, ou melhor a já tardia ajuda para a Grécia, é fonte de preocupação: há ajuda? Não há? A Zona Euro tem uma atitude incerta e isso aumentas as dúvidas dos mercados.
E se a ajuda não está a funcionar para Atenas porque deveria funcionar para Lisboa? Dúvida mais que legítima.
As taxas de juro para as obrigações a dez anos da dívida pública portuguesa subiram para 5,141 por cento hoje de manhã, face a 4,958 por cento na sexta-feira. As taxas a dois anos estavam nos 3,595 por cento, face a 2,937 por cento na sexta-feira.
Os custos de segurar as obrigações da dívida nacional contra um eventual incumprimento também estavam a subir. 

As taxas das obrigações gregas a dez anos atingiram hoje um novo recorde, ultrapassando o limiar dos nove por cento, e alcançando o nível mais elevado desde o lançamento do euro, em 2001. Alcançaram os 9,385 por cento, face a 8,68 por cento na noite de sexta-feira. (Fonte: Público)

Eis o que se passa na bolsa valore de Lisboa:

A bolsa nacional está a perder mais de 3%, registando a segunda maior desvalorização entre as congéneres europeias, logo a seguir à Grécia, que afunda mais de 7%. O PSI-20 deprecia 3,28% com seis cotadas em mínimos. 

O principal índice da bolsa nacional (PSI-20) negoceia nos 7.309,50 pontos com todas as cotadas em terreno negativo à excepção da EDP Renováveis. Uma empresa cai mais de 7%, três mais de 6%, 4 mais de 4% e seis mais de 3%.

No resto do Velho Continente, a tendência é igualmente de queda, num ambiente de grande incerteza em torno da atribuição do pacote de ajuda à Grécia por parte da Zona Euro e do FMI, depois de a Alemanha exigir que Atenas endureça as medidas que visam o corte do défice nos próximos três anos.

Segundo um estratega do BNP Paribas, Mehernosh Engineer, “o efeito contágio [da crise grega] está decididamente a disseminar-se, estando a estender-se muito rapidamente Portugal, Espanha, Irlanda e Itália”.”O mercado tem estado em modo ‘mostra-me o dinheiro’ há mais de três meses e a falta de ‘guidance’ está a plantar as sementes de uma recessão em forma de W”, comentou o estratega à Bloomberg.

A Bolsa de Atenas é a que mais cai na Europa, a ceder 6,79%, seguida pela lisboeta e pela madrilena (-2,61%). As restantes praças europeias estão a cair cerca 1%.

Portugal está a ser mais castigado devido à forte subida dos juros da dívida pública portuguesa, que estão hoje no nível mais elevado desde Março de 2001 e perto dos 6%. (Fonte: Jornal de Negócios)

Recessão em forma de W? Olha, olha…onde é que os leitores de Informação Incorrecta já tinham lido isso?
E se alguém ainda pensa que o que se passa na bolsa afinal na bolsa fica:  
Os três maiores bancos portugueses perderam um total de quase 1,2 mil milhões de euros, com as desvalorizações que sofreram desde a passada segunda-feira, altura em que se agravaram os juros da dívida portuguesa, devido aos receios de que a crise orçamental grega contagie outros países da Zona Euro.
Desde segunda-feira da semana passada os juros das obrigações portuguesas a dez anos subiram 70,5 pontos base para 5,285%, o que poderá vir a implicar um crescimento dos custos de financiamento dos bancos portugueses. (Fonte: Jornal de Negócios)

Eis a situação dos três maiores bancos portugueses: 

E se os bancos pagam mais para obter empréstimos, adivinhem agora quem irá pagar a conta… 
Pensado? Resposta exacta. 

Sim, é verdade: as condições de Atenas são mais graves, Portugal não é assim tão mau, estamos fartos de ler esta consideração nos diários: mas isso adianta alguma coisa? Mostra-me o dinheiro é o lema actual. E aqui começam os problemas. 

Por enquanto, o único com vontade para brincar parece o Primeiro Ministro da Grécia: 

As nossas decisões corajosas tornaram-nos num exemplo 

No comment.

Ipse dixit.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.