Informação Incorrecta é uma das cada vez mais raras publicações via internet que não censura e nem filtra previamente os comentários dos Leitores. Portanto, qualquer pessoa é livre de exprimir as suas próprias opiniões na máxima liberdade.
Todavia, para evitar mal-entendidos e possibilitar uma saudável troca de ideias, é preciso observar as seguintes recomendações:
- Evitar enviar mensagens exclusivamente em maiúsculas ou em HTML.
- Não usar recursos de formatação de texto, como cores, tamanho da fonte, tags especiais, etc, em excesso.
- Respeitar para ser respeitado e tratar os outros como gostaria de ser tratado.
- Lembrar-se de que dialogar com alguém através do computador não isenta das regras comuns da sociedade, por exemplo, o respeito ao próximo.
- Usar sempre a força das ideias e dos argumentos.
- Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má-educação.
- Respeitar os espaços das outras pessoas: não usar comentários, por exemplo, para julgamentos, acusações ou insinuações a respeito do autor.
- Manter-se ao tema da conversa. Se o desejo é falar de outro assunto, possivelmente sinaliza-lo com as letras OT (em Inglês: Off Topic, “fora do assunto”) antes do texto.
- Procurar ser o mais claro possível para não gerar confusão.
- Em textos muito longos, deixar uma linha em branco em algumas partes do texto, paragrafando-o, para facilitar a leitura.
- Assumir um erro e reagir adequadamente é essencial: todos podemos errar. O importante é assumir o erro de forma inteligente e, se possível, divertida.
Informação Incorrecta permite que os Leitores publiquem comentários em qualidade de “Anónimo”. Apesar disso, é preferível que o Leitor identifique as suas intervenções, quando possível, através dum nickname que, obviamente, pode ser de fantasia.
Utilizar perfis falsos para fazer comentários menos respeitosos é considerada uma grave quebra de confiança e comporta a imediata expulsão.
Finalmente: lembro que desde 2010 o recurso à expulsão dum Leitor foi activado apenas em casos extremos (três ou quatro Leitores no máximo, um par dos quais sucessivamente reintegrados). O desejo é que este total nunca tenha que aumentar.
Obrigado.