A bio-caixa de Pandora

Não vamos entrar directamente na questão dos laboratório biológicos da Ucrânia. Apesar da Rússia ter pedido uma reunião da ONU acerca do assunto, apesar da OMS hoje ter recomendado à Ucrânia que destrua “agentes patogénicos de elevada ameaça” alojados nos laboratórios do País, a verdade é que faltam provas conclusivas (os documentos que Moscovo afirma ter mas que ainda não divulgou). E, em qualquer caso, não podemos esquecer que aqui fala-se apenas do Ocidente, enquanto nada é sabido acerca das homólogas actividades da Rússia neste campo.

A principal razão é que, contrariamente ao que acontece em Moscovo, a Defense Threat Reduction Agency, ramo do Pentágono que lida com a defesa biológica, externalizou grande parte do seu trabalho militar para empresas privadas, que não são consideradas responsáveis perante o Congresso e podem operar mais livremente e assim contornar as regras internacionais. Estas empresas funcionam essencialmente como intermediários com as actividades das empresas multinacionais de medicamentos, incluindo, obviamente, Pfizer. Moderna e os outros, que estão particularmente interessadas neste tipo de experiência e que em troca fornecem tecnologias para a manipulação de agentes patogénicos.

Entre estas empresas, as mais conhecidas são a CH2M Hill, que recebeu 341.5 milhões de Dólares em contratos ao abrigo do programa do Pentágono para bio-laboratórios na Geórgia, Uganda, Tanzânia, Iraque, Afeganistão e Sudeste Asiático; a Battelle, que trabalha neste campo há décadas e tem 2 mil milhões de Dólares em contratos com os militares dos EUA; e Metabiota.Inc, que recebeu 18.4 milhões de Dólares em contratos federais ao abrigo do programa DTRA do Pentágono na Ucrânia para serviços de consultoria científica e técnica.

Pegamos no caso da Metabiota, por exemplo: os seus serviços incluem investigação global sobre bio-ameaças, descoberta de agentes patogénicos, resposta a surtos e ensaios clínicos. No passado foi alvo de acusações de manipulação de dados e de criação de testes que diagnosticavam doenças em sujeitos saudáveis.

Nesta altura é lícito perguntar quem é que financia a Metabiota: assim descobrimos que, além de receber dinheiro do Departamento do Pentágono através da empresa Black & Veatch, foi financiada pela Rosemont Seneca Partners, uma empresa de fundos de investimento propriedade de Hunter Biden, filho do Presidente e conhecido especulador na Ucrânia, enteado de John Kerry.

O dinheiro chegou através de uma filial da Rosemont Seneca Technology Partners (RSTP), subsidiária da Rosemont Seneca Technology Partners. Tudo isto foi agora apagado da rede, mas subsistem vestígios da relação com a Metabiota, e não é por acaso que o antigo CEO e co-fundador da RSTP, Neil Callahan (um nome que aparece muitas vezes no disco rígido de Hunter Biden), também faz parte da direcção da Metabiota.

É tudo? Não. Esta empresa está desde 2014 em parceria com a EcoHealth Alliance no âmbito do projecto “PREDICT” da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que procura “prever e prevenir as ameaças globais de doenças emergentes”. E como sabemos, a Eco Alliance tinha sido financiada por Anthony Fauci para estudos de ganho de funções em Wuhan, actividade que tinha começado em 2014, quando tinha havido uma moratória sobre tais estudos nos EUA. .

Tudo isso é só para ter uma vaga ideia do que estamos a falar. Vamos ver se a questão dos laboratórios biológicos irá para frente, porque, no caso, o risco é aquele de levantar a tampa duma autêntica Caixa de Pandora. E o interesse de muitos (mas não o nosso) é que certas coisas permaneçam bem fechadinhas.

Bom bio-fim de semana.

 

Ipse dixit.

4 Replies to “A bio-caixa de Pandora”

    1. Bandido o artigo é interessante , muito interessante mesmo , desconhecia o papel da Rand, mas no fim o artigo quase que impõe uma pergunta : Era esta a forma mais inteligente que a Rússia tinha para reagir ao cerco ? Porque a única coisa que parece ter conseguido foi apertar muito mais o cerco á sua volta e de forma mais rápida . Um político com quase 30 anos no ativo como líder de um dos países mais poderosos do mundo reaje … com uma guerra ??? Ouço muitas opiniões a favor e contra a opção da guerra mas não vejo ninguém que defenda a posição da Rússia que consiga ver que havia alternativa à guerra ? E creio que haverá sempre opção a não ser para quem é ideologicamente cego , porque quem não admite uma opção que evite a destruição de vidas inocentes só pode ser alguém que estaria no bar enquanto Deus distribuía a inteligência

  1. Olá Max e todos: um país que vive de rendimentos financeiros, nada produz, só serviços, que agride qualquer um que lhe seja conveniente, com uma burguesia ladra e sacana, corrupta e pirata, com dirigentes escolhidos onde houver a pior escória, que treina e arma para guerra toda a pequena escória que existir no mundo… E a maioria ainda acredita que é a coisa mais linda e pura, uma democracia pujante.
    Não conheço palavras para designar um país assim, embora saiba que não é o único, só em menor escala.
    Como não podia deixar de ser, é campeão em bioterrorismo, carregando sua sujeira para outros países, e sempre acusando os outros daquilo que ele se dispõe a fazer contra seus inimigos e a humanidade em geral.
    Espero que o serviço secreto da Rússia encontre todas as comprovações necessárias. Na verdade, acredito que já as tenha; caso contrário não protocolaria denúncia na ONU.
    Isso não isenta qualquer outro país, inclusive a Rússia. A sociedade de controle é onipresente no planetinha, e o bioterrorismo uma arma estratégica que a todos interessa.

  2. E a história se repete, Saddam Hussein teria armas biológicas, SQN, a Ucrânia. . . , o mesmo caso ?, mas que a Rússia depois das “sanções” vai ter um forte comércio com o oriente e causará o declínio do dólar, me parece bem certo.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: