O RCEP

Um dos argumentos ligados à guerra na Ucrânia é, como é natural, o assunto económico. Quem está a arriscar mais não é a Rússia por causa das sanções ocidentais mas a Europa: boa parte do fornecimento de energia no Velho Continente chega via Moscovo e é claro que problemas neste sentido poderiam provocar o enfraquecimento da economia no Velho Continente. Mesmo que Moscovo decida não suspender o fornecimento (como parece até a data), as sanções teriam um efeito-boomerang, castrando as trocas comerciais do eixo Oeste-Leste (empobrecendo e ligando ainda mais a Europa aos EUA).

Ao assistir aos debates dos “especialistas” no órgãos de comunicação, é simples encontrar a ideia de que as sanções irão “destruir” a economia russa. E mais: circula até a sugestão segundo a qual as medidas “punitivas” ocidentais poderiam representar uma forma de atingir indirectamente a China também, pois Pequim precisa desesperadamente do mercado ocidental para manter e fortalecer o seu crescimento. Portanto, podemos ficar descansados: as sanções serão “inteligentes” e “cirúrgicas”, nada de crise que possa pôr em causa a nossa indiscutível supremacia e o relacionamento entre o Ocidente e a primeira potência comercial do planeta, sempre obrigada a chegar a um acordo connosco.

Como demasiadas vezes acontece, e tanto para utilizar uma expressão tipicamente americana: bullshit (“estupidez” em bom e pudico português). Alguém deveria explicar o que é o RCEP.

RCEP

Desde o dia 1 de Janeiro de 2022 está em vigor o RCEP (acrónimo inglês para “Parceria Económica Regional Abrangente”), o acordo de livre comércio entre Sudeste Asiático, Coreia, China e outros Países. É o maior acordo de comércio livre existente neste momento. E podem crer: irá perturbar as cadeias de produção, o comércio internacional e a inovação tecnológica no planeta todo.

A lista dos Países interessados:

  • Austrália
  • Brunei
  • Camboja
  • China
  • Coreia do Sul
  • Filipinas
  • Japão
  • Indonésia
  • Laos
  • Malásia
  • Mianmar
  • Nova Zelândia
  • Singapura
  • Tailândia
  • Vietnam

Para ter uma ideia do que estamos a falar: estes 15 Países representam 30% da população mundial (2.2 mil milhões de pessoas segundo estimativas conservadoras), 30% do PIB mundial (29.7 triliões de Dólares) e 40% do comércio mundial.

Fonte: Wikipedia

É verdade, neste acordo há um grande ausente, a Índia: o governo indiano retirou-se do RCEP principalmente devido a preocupações com um aumento nas importações, sobretudo da China, o que poderia afectar os seus próprios sectores industriais e agrícolas. Mas o potencial do RCEP permanece intacto e impressionante. O PIB combinado dos membros do RCEP ultrapassa o PIB combinado dos membros da Parceria Trans-Pacífico (TPP) de 2007. O crescimento económico contínuo, particularmente na China e Indonésia, poderia aumentar o PIB total dos membros do RCEP em mais de 100 biliões de Dólares até 2050, aproximadamente o dobro da dimensão do projecto TPP.

De acordo com uma projecção da Brookings Institution, o RCEP poderia acrescentar 209 mil milhões de Dólares anuais aos rendimentos mundiais, e 500 mil milhões de Dólares ao comércio mundial até 2030, enquanto “novos acordos tornarão as economias do Norte e Sudeste Asiático mais eficientes, ligando os seus pontos fortes em tecnologia, manufactura, agricultura, e recursos naturais”. Tudo isso produzirá benefícios especialmente para China, Japão e Coreia do Sul e perdas para os Estados Unidos e Índia, e “será especialmente valioso porque reforça a interdependência da Ásia Oriental, aumentando o comércio entre os membros em 428 mil milhões de Dólares e reduzindo o comércio entre os não-membros em 48 mil milhões de Dólares” (Peterson Institute for International Economics).

China em crise por causa das escolhas ocidentais? Não brinquemos. A China já não é o País de 30 anos atrás: as enormes despesas em educação, investigação e desenvolvimento tornam Pequim um polo tecnológico avançado em pé de igualdade com o Ocidente. E a sua taxa de inflação é de 1.6% (e tende a baixar) enquanto na UE é superior a 5%: o diferencial de inflação é totalmente a favor dos chineses, que desta forma irão corroer as quotas de mercado dos europeus nos mercados mundiais, principalmente na Ásia.

Como se não bastasse: no último ano o preço do gás disparou e, tendo os génios de Bruxelas recusado a oferta da russa Gazprom, a Europa procura o produto no mercado spot (o melhor oferente na altura da contratação) enquanto a China tem acordos de longo prazo com os fornecedores russos e pode contar com preços inferiores. A vantagem energética chinesa sobre a UE é óbvia.

O quadro resultante não é nada alegre na óptica ocidental: a Rússia estabeleceu um eixo com a China e agora olha para Oriente; a China tem 30% do capital industrial mundial (a UE 15% mas está sempre a diminuir) e pode privilegiar o “quintal” do RPEC. Mas também os EUA têm pouco para rir: Washington aproveitará a guerra para vender armas e injectar capital na Bolsa de Valores, o que é bom para a aristocracia financeira americana mas pouco mais do que isso.

Se a guerra implicar o encerramento do eixo energético Alemanha-Rússia (e o Primeiro Ministro da Alemanha Scholz acabou de destruir o North Stream 2, tal como o dono americano tinha ordenado), não é certo que os europeus não se voltem cada vez mais para o cenário asiático não para “impor” mas para “pedir”.

Aqui no Ocidente estamos condicionados por uma retórica de regime que apresenta o nosso mercado qual elemento central e incontornável da economia mundial. Sem dúvida é ainda um mercado de primária fundamental, acerca disso não pode haver dúvidas. Mas já não é motivo de sobrevivência. A Rússia, com a invasão da Ucrânia, acaba de fechar a porta na nossa cara: alguém entre os “especialistas” deveria explicar que Moscovo pode fazê-lo porque o seu bem-estar já não depende apenas do Ocidente.

A ideia segundo a qual “ou estás connosco ou ficas miserável” deixou de representar a realidade porque o projecto de tornar a China o novo “umbigo do mundo” continua a avançar com uma rapidez assinalável. O RCEP é mais um passo bem conseguido nesta direcção, uma peça na construcção dum novo quadro global.

 

Ipse dixit.

One Reply to “O RCEP”

  1. Olá Max: me parece desconcertante que o ocidente como um todo não perceba que, se seu centro imperial está em decadência, é de se esperar que seus vassalos e quintais têm de atinar-se para não embarcar no mesmo navio que está definido a afundar.
    Se as sanções dos EUA contra a Rússia prejudicam o ocidente, que dirá das contra sanções partindo da Rússia para os EUA e UE, se elas ocorrerem. Não acredito que os russos emitam sanções que os prejudiquem, mas sou levada a crer que, se a Rússia se utilizar de sanções, elas serão uma espécie de tiro de misericórdia no ocidente.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: