Portugal: maioria absoluta socialista

…e assim acabaram as eleições legislativas portuguesas. Não que a coisa interesse sobremaneira, mas dado que estou em casa sem nada para fazer, vamos ver o que aconteceu.

O Partido Socialista (PS) ganhou com maioria absoluta (). Nem eles sabem como foi possível. Desde logo, a campanha socialista tinha deixado de pedir a maioria, cúmplices umas sondagens que davam um empate técnico entre as duas principais forças políticas (PS e PSD). Mais uma vez as sondagens estavam redondamente erradas e não seria mal começar a reflectir sobre o peso que estas podem ter tanto na participação quanto na formação da escolha dos eleitores.

O PS é o partido do sistema em Portugal, posicionado no centro com uma levíssima camada (puramente estética) de Esquerda: é o principal partido do poder, dos tachos, dos bancos, da corrupção. Europeista, é a mais sólida força conservadora do País.

O PSD (Partido Social Democrata) é o grande derrotado (. Culpa do líder, Rui Rio? Também, mas principalmente culpa duma política demasiado próxima do PS e sem propostas realmente diferentes. O PSD continua como segunda grande força “sistémica” de Portugal mas está em crise de ideias e terá que escolher um rumo porque o resto da Direita está a subtrair-lhe votos.

O CHEGA, terceira força política (, é o voto do pseudo-protesto. Um partido anti-sistema perfeitamente enquadrado no sistema e que recolhe eleitores nas zonas antigamente territórios do Partido Comunista (Alentejo). Sintomático.

Iniciativa Liberal é a grande surpresa (): quarta força política, apresenta-se muito bem, com um discurso simples, directo e claro. Mostrou ao PSD como se faz uma campanha de Centro-Direita. IL defende o Liberalismo e provavelmente nestas eleições alcançou o máximo dos votos possíveis, será extremamente difícil repetir-se. Mas veio para ficar, na prática substitui o CDS-PP.

O Partido Comunista (CDU-PEV) continua ao caminho do desaparecimento (. Também como o Bloco de Esquerda, provocou as eleições antecipadas e pagou a factura, mas os problemas dos Comunistas vão muito além disso: os seus eleitores estão a extinguir-se e não há nada que possa reverter a situação. Um partido comunista que tem no seu lema a palavra “patriotismo” não tem esperança, sendo um desesperado equivoco ideológico.

O Bloco de Esquerda () provocou a crise ao chumbar o orçamento, recusou assumir a responsabilidade e os portugueses não gostaram. Em plena crise de ideias, as duas dirigentes não entenderam que o eleitor de Portugal quer em primeiro lugar estabilidade, sem chatices como esta coisa das “eleições”.

Milagre em casa do PAN (Pessoas, Animais, Natureza, ): um partido de incapazes que em todos estes anos não souberam capitalizar o forte sentimento pró-ambiente. Mas conseguiu um deputado.

O LIVRE () também conseguiu um deputado e este já é um milagre tendo em conta que ninguém entendeu o que quer este partido além da questão ambiental.

O CDS-PP (, força histórica da Direita portuguesa, pela primeira vez desaparece do Parlamento, condenado por um líder não à altura e pela história.

Os diários do burgo falam em Parlamento “novo”, mas isso é verdade apenas parcialmente e limitadamente aos partidos secundários. Houve uma redistribuição dos votos entre forças em declínios e aquelas emergentes, mas os dois grandes partidos juntos (PS e PSD) conseguem quase 70% das preferências (69.48%) contra 64.55 % das eleições anteriores. Antes os partidos menores tinham no conjunto 27.34% dos assentos parlamentares, agora têm 24.72%.

Pelo que: um reforço de poder para os partidos do costume, um dos quais agora com maioria absoluta.

 

Ipse dixit.

13 Replies to “Portugal: maioria absoluta socialista”

  1. Discordo profundamente da descrição feita pelo meu caro Max sobre o partido do momento , os nossos leitores do Brasil ficam assim privados de entender em toda a sua plenitude o que é na verdade o insigne partido.
    O partido Xuxialista é uma associação de criminosos, corruptos , pedofilos e protectores de pedofilos que se infiltrou subornou e corrompeu todos os ramos da sociedade e da economia graças a falta de discernimento e passividade da maioria dos eleitores .
    Já agora deixa-me acrescentar que o IL saiu-se uma bela merda, um partido Liberal ? Que era a favor do passaporte digital ? Esta tudo dito …E o Livre que é uma coligação de marxistas leninistas ressacados com atrasados mentais .

  2. Ocorreu o que temia. Escrevi a amigos meus…
    Afirmo, estamos à beira do Fim da 3ª República.
    Temo, que a história se repita, mais uma vez pela mão destas tristes gentes que nesta terra (sobre)vivem.
    Não se opuseram ás elites monárquicas… alguns poucos o fizeram por eles.
    Não se opuseram ás elites fascistas… outros poucos o fizeram por eles.
    Temo que, uma vez mais e por escolha própria, entregarão o país ás elites oligárquicas e à máfia partidária.

    E assim aconteceu.
    Julgo, terem sido estas serão as últimas eleições verdadeiramente republicanas. PS+PSD>66% logo…
    Seguir-se-ão as alterações à Constituição Portuguesa, imprescindíveis para o finalizar do plano.
    A (des)governança político-partidária do “polvo”, já detém o controle da investigação policial (PJ/MP), da cadeia de comando militar (CEMFA), da designação, gestão e avaliação dos magistrados (CSM), dos protocolos de saúde pública (DGS), etc, etc.
    A administração dos vários sectores tutelados pelo estado, onde os acima citados se pretendiam independentes da governação, para garantia dos direitos, deveres e liberdades consagradas na atual constituição, irá ser definitivamente submetida à autoridade discricionária dos despótas partidários.

    As próximas “eleições” serão controladas por software, ao sabor de quem o poderá manipular.
    O pró ocorrerá ns eleições europeias em Évora… escolhida a dedo?
    Após, o funcionamento e gestão da sociedade portuguesa retornará ás mãos de uma classe “privilegiada”.

    Relembrai as palavras, a clarividência de Natália Correia.
    Leiam-nas aos vossos filhos quando à idade adulta chegarem (ou antes se assim o entenderem).
    Talvez, neles cresça o discernimento, o bom senso e a audácia, que faltou ás gerações que os precederam.
    Talvez, eles detenham em si as competências para o renascimento da liberdade por terras lusitanas.

    Por cá, nos dias de hoje, estas gentes não querem liberdade, pois servem usurpadores e mafiosos.
    A estas gentes basta-lhes servir e não servem para mais.

  3. Existem umas profundas aberrações na política Portuguesa, ora vejamos:

    – O PAN defende o quê, exactamente?
    Os gatinhos e “defender o ambiente”, mas um partido assim faz falta para quê? Palhaçada? Se assim for, tudo bem.

    – O que é que o LIVRE defende que não seja já defendido por um ou vários partidos?
    Diz ser a esquerda moderna e canta a Internacional. Nem os Monty Python fariam melhor…

    – O Iniciativa Liberal é literalmente o partido do livro de auto ajuda.
    Pega-se num qualquer livro de auto ajuda e ao fim de uma hora está lido o programa do IL com a agravante de tal como o LIVRE se afirmar como uma força politica moderna, do século XXI e serem ao mesmo, literalmente os herdeiros espirituais do Cavaco Silva (admirador férreo de Margaret Tatcher).

    – O CHEGA é um embuste, absoluto. Nem de protesto é.

    Não por acaso falei destes 4 partidos.
    São todos “novos” e não acrescentam NADA e essa é a parte mais trágica.

    1. Isso são aberrações ? Então o xuxialismo é o quê ? Existem palavras suficientemente asquerosas para os descrever ?

      1. Todos os outros já existem à muitos anos e para o bem e para o mal, já os conhecemos e sabemos com o que contamos.

        Estes que apareceram recentemente conseguiram a proeza fantástica de não acrescentar nada, mas mesmo nada e isso é obra!

  4. Fui ao roupeiro, escolhi uma calças em tom beije, uma camisa ás riscas azuis e um sapatinho vela para fazer uma pequena homenagem ao CDS, e também porque a ocasião assim o exige, e fui olhar para os resultados a fim de retirar as devidas ilações.
    O sistema mostrou, uma vez mais, que o controle da cena política é total. O P S e P S Dois, são as duas faces da mesma moeda, cuja mão que manda nisto vai virando para um lado ou para o outro, como a entremeada na grelha, e conforme a conveniência.
    Os outros partidos mais pequenos, funcionam como aquela ramagem verde num ramos de flores, só estão lá para compor e para dar um ar de pluralismo.
    A maioria do PS foi bem trabalhada pela comunicação social, tendo o P S Dois dado uma mãozinha ao fazer uma oposição soft durante toda a legislatura anterior. O Rui Rio, alternava entre o papel de vice primeiro ministro e de líder de oposição em fim de vida.
    Em resumo, ficou tudo na mesma como era de esperar, a malandragem está toda contente e os combustíveis vão continuar a subir.
    Hoje, as oposições fazem-se nas ruas, e não nos parlamentos que são instituições do sistema.

  5. Olá pessoal!

    Sim, obrigado, está tudo bem. Só hoje reparei que os Leitores poderiam ter pensado “Olha que treta, o Max morreu de Covid”. Peço desculpa, a Covid não tem nada a ver: a Peste Negra acabou e na Quinta acabaram também os dias de confinamento, estando o Max totalmente recuperado (nenhum tipo de sequela).

    O problema é o computador, nomeadamente o hardware. Houve um problema num dos discos rígidos (SSD) e tive a infeliz ideia de levar a máquina para uma “clínica do pc” tendo em vista a recuperação dos dados do velho disco e a substituição do mesmo por outro novo.

    Para já nem deveria ter saído (ainda estava em confinamento!), depois deveria ter feito isso sozinho (como dizem em Italia: “Quem faz sozinho faz por trẽs”, pelo menos fica-se com a satisfação de errar sozinho…).

    Ontem voltou o computador com a opção Fast Boot activada. A opção Fast Boot é uma genialidade da Microsoft que ao longo da inicialização do sistema (os primeiros segundos) desabilita as periféricas (USB, leitor Dvd, etc.), Resultado: não posso aceder às opções do BIOS e não posso alterar nada, nem instalar um novo sistema operativo. Pelo visto, na clínica nada entendem de Linux e instalaram Kubuntu modificando o BIOS como se fosse um estúpido Windows. Assim na Segunda terei que voltar até a “clínica” para ver como os génios conseguem emendar a situação.

    Peço desculpa pelo incómodo, por ter desaparecido e por estar zangado como um urso polar no Sahara.

  6. Olá Max: sabia que estavas bem de saúde, dado que informastes no telegram.
    Agora uma sugestão bem simples: não se arruma nada estragado em lugares onde não se conhece, só onde se tem plena certeza da competência do pessoal.
    O mundo mudou Max: chamei um lenhador aconselhado pelo pessoal aqui de terra âncora para derrubar algumas árvores de frutas que já não produziam e limpar totalmente a parte civilizada que se compõe hoje de jardim e pomar.
    O infeliz derrubou quase tudo inclusive arbustos que florescem e que eu tinha plantado faz mais de 10 anos. Não matei o desgraçado porque o Felipe não deixou, não porque ele fosse um estúpido sem o mais mínimo senso de estética e conhecimento das plantas, mas porque ele se dizia perito em jardinagem e paisagismo , mas também cortava árvores.
    A Leane e o Felipe encomendaram uma bancada de mármore para a cozinha da casa nova. deles. Trouxeram uma bancada de granito polido. Eu tive de ensinar a ambos que mármore é uma coisa e granito polido é outra totalmente diferente. Mas Maria, disse ela, o comércio tinha uma placa na frente que dizia: marmoraria.
    É assim, Max, o mundo mudou e se vê nos pequenos detalhes. Há um ditado aqui no sul que diz: um boi sozinho se lambe melhor.
    Abraços e cuidado: não mata ninguém, tenta te controlar. Eu sei que é difícil, especialmente quando a coisa estragada faz um sentido pessoal para nós. Eu tive um ataque de loucura que o Felipe teve de ouvir, e por o homem a correr da propriedade.

  7. Fora do tema deste post mas não resisto:

    https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/israel-com-o-maior-numero-de-sempre-de-pessoas-internadas-em-estado-grave

    Isto é surreal, o país da 4ª dose, os campeões da vacinação no mundo e em Fevereiro de 2022 aparece esta notícia?
    Independentemente das restantes considerações relativas às vacinas, e são várias, pode-se facilmente concluir que estas vacinas da Pfizer e companhia são muito fracas, provavelmente das vacinas mais medíocres alguma vez feitas.
    Não impedem a transmissão do virus e tem uma duração da “proteção” de 6 meses.
    MESES!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: