Covid: OMS e EMA, “basta doses de reforço”

Os reguladores dos medicamentos da União Europeia e os peritos da Organização Mundial de Saúde citaram as crescentes provas segundo as quais a chamada “terceira dose” das vacinas anti-Covid não estão a funcionar e a afirmam que a estratégia deve ser abandonada.

EMA

Segundo a EMA (Agência Europeia do Medicamentos) não apenas a repetição das doses “de reforço” de quatro em quatro meses é inútil como até pode enfraquecer a resposta imunitária.

Segundo Marco Cavaleri, chefe da EMA da estratégia contra as ameaças biológicas à saúde e vacinas, os booster “não são algo que podemos pensar repetir constantemente. Precisamos de pensar como passar do actual cenário pandémico para um cenário mais endémico”. Cavaleri disse também que antivirais orais e intravenosos, tais como Paxlovid e Remdesivir, mantêm a sua eficácia contra a variante omicron.

E as actuais vacinas?

Os resultados preliminares de estudos recentemente publicados estão a mostrar que a eficácia da vacina contra doenças sintomáticas é significativamente reduzida para a Omicron e tende a diminuir com o tempo.

Coisa curiosa, a mesma EMA tinha anteriormente afirmado que fazia todo o sentido administrar booster logo três meses após as duas doses iniciais, devido aos números “extremamente preocupantes” da infecção. Isso tinha sido há um mês:

Os dados actualmente disponíveis apoiam a administração segura e eficaz de um booster de três em três meses.

Porque o importante é ter ideias claras.

OMS

Mas não é apenas a EMA a desaconselhar a repetição das doses. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também adverte que os repetidos booster não são uma estratégia viável contra novas variantes

O grupo técnico consultivo da Organização sobre as vacinas anti-Covid (TAG-CO-VAC) a 11 de Janeiro advertiu que “uma estratégia de vacinação baseada em doses repetidas de reforço da composição original da vacina é improvável que seja apropriada ou sustentável”.

O grupo de peritos, criado pela OMS para avaliar o desempenho das vacinas, afirmou que fornecer novas doses de vacinas existentes quando surgem novas estirpes do vírus não é a melhor forma de combater uma pandemia. O TAG-CO-VAC disse que as vacinas capazes de prevenir a infecção e a transmissão, bem como de prevenir doenças graves e a morte, são necessárias e devem ser ainda desenvolvidas. Até tais vacinas estarem disponíveis e à medida que a SARS-CoV-2 evolui, a composição das actuais vacinas precisa de ser actualizada: essencialmente, as novas versões das vacinas terão que ser “geneticamente e antigenicamente próximas das variantes circulantes do SARS-CoV-2, ser mais eficazes na protecção contra infecções e devem suscitar uma resposta imunitária ampla, forte e duradoura, a fim de reduzir a necessidade de doses de reforço” concluiu o TAG-CO-VAC.

Portanto: não é preciso muito para entender que as actuais vacinas são pouco ou totalmente ineficazes contra a variante Omicron e implicam efeitos secundários potencialmente graves. Os governos estão a impingir a terceira (ou até quarta) dose não com base na “ciência” ou na saúde dos cidadãos mas tendo em conta interesses de outro tipo.

 

Ipse dixit.

4 Replies to “Covid: OMS e EMA, “basta doses de reforço””

  1. Enquanto nuns sítios continuam com o fundamentalismo da vacina noutros dedicam-se a encontrar tratamentos eficazes.

    “Kovid-Globulin”. In Russia parte la terapia del plasma iperimmune contro il Covid

    https://www.lantidiplomatico.it/dettnews-kovidglobulin_in_russia_parte_la_terapia_del_plasma_iperimmune_contro_il_covid/40832_44583/

    Safety and efficacy of COVID-19 hyperimmune globulin (HIG) solution in the treatment of active COVID-19 infection

    https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.07.26.21261119v1.full

    Rostec to Present COVID-globulin for COVID-19 Treatment at Innoprom

    https://rostec.ru/en/news/rostec-to-present-covid-globulin-for-covid-19-treatment-at-innoprom/

  2. Olá Max e todos: então as “autoridades” mudaram de ideia. Começaram a dizer entre parênteses que as vacinas deles são uma m. e que existe antivirais que funcionam? Ora, ora, interessante.
    Mas os reforços devem continuar, ou seja, os lucros devem continuar em alta.
    Uma situação contraria a outra, mas a confusão incentiva o caos, e o caos é necessário manter.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: