Gastos militares: os mais altos desde 1988

Como a cada ano, o Sipri, Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo, fez as contas: 1822 biliões de Dólares foram gastos no mundo com armamentos, + 2.6% do que em 2017. É a única coisa que cresce mais que a fome e até Países secundários, com menores ambições políticas e geopolíticas, investem mais.

Entre os mais importantes, eis os gastos militares:

  • dos EUA: + 4.6%
  • da China: + 5%
  • da Arábia Saudita: + 6,5%
  • da Turquia: + 24%.

Entre os Países que mais aumentaram as despesas militares, a reter:

  • Arménia + 33%
  • Letónia + 24%
  • Ucrânia + 21%
  • Lituânia + 18%
  • República Checa ( + 18%)
  • Cazaquistão (+ 16%).

 

EUA

Os gastos militares dos EUA cresceram, pela primeira vez desde 2010, em +4.6%, chegando aos 649 bilhões em 2018. Os EUA continuam a ser, de longe, o maior consumidor de armas do planeta e gastaram quase quanto os restantes oito Países mais gastadores juntos. Impressionante. O aumento da despesa militar foi impulsionada pela implementação, a partir de 2017, de novos programas de aquisição de armas sob a administração Trump.

China

A China, o segundo maior gastador do mundo, aumentou as despesas em 5.0%, para 250 bilhões em 2018. Esse foi o 24º ano consecutivo de aumento nos gastos militares chineses: a despesa de 2018 foi quase 10 vezes mais elevadas de quanto tinha sido gasto em 1994 e representa 14% dos gastos militares mundiais. O crescimento dos gastos militares chineses segue o crescimento económico geral do País: a China alocou 1.9% do seu PIB às forças armadas todos os anos desde 2013.

Rússia

E a Rússia? Está a reduzir as despesas para o exército, entre a surpresa geral. Em 2018, o País chegou a desaparecer dos cinco primeiros com os maiores gastos, dos quais fazia parte desde 2006, relegado ao sexto lugar e superado pela França.

De facto, os gastos com defesa na Rússia foram reduzido em 3,5% num ano, o que significa 61.4 bilhões de Dólares. Muitos? Sem dúvida, mas sempre menos do que os 250 bilhões dos chineses ou os 649 dos norte-americanos.

Moscovo gasta menos porque é mais pacifistas ou porque armam-se de forma mais inteligentemente? Explica a agência de imprensa Sputnik:

A partir do relatório publicado pelo SIPRI e das tendências globais destacadas pelo instituto, fica claro que os investimentos feitos pela Rússia no sector de Defesa são muito mais eficazes do que os dos seus parceiros e concorrentes no cenário internacional.

Bom, é uma agência de imprensa russa, portanto não é neutral. Mais dois factos têm que ser observados:

  1. os actuais volumes de gastos militares do Pentágono tornaram-se hiperbólicos.
  2. as reduções feitas pela Rússia no orçamento da Defesa parecem quase fenomenais.

Também porque as forças armadas russas são hoje consideradas as mais poderosas e eficientes do mundo. Pontos fortes da Armada Vermelha: guerra electrónica, área onde a Rússia é reconhecida pelos especialistas ocidentais como a mais avançado e eficiente do mundo; as armas inovadoras (como as supersónicas) no sistema de dissuasão nuclear; Ártico, região onde já no passado tinham implementado instalações defensivas.

Ásia e na Oceânia

Os gastos militares na Ásia e na Oceânia aumentaram todos os anos desde 1988. Com 507 bilhões de Dólares, os gastos militares na região representaram 28% do total global em 2018, em comparação com apenas 9% em 1988.

Em 2018, a Índia aumentou os seus gastos em 3.1%, até 66.5 bilhões. As despesas militares do Paquistão cresceram 11% (o mesmo nível de crescimento de 2017), atingindo 11.4 bilhões. As despesas militares sul-coreanas foram de 43.1 bilhões em 2018, um aumento de 5.1% em comparação com o já notável aumento de 2017.

As tensões entre os Países da Ásia, assim como entre a China e os EUA, são os principais impulsionadores do contínuo crescimento dos gastos militares na região.

Europa

Vários Países da Europa Central e Oriental aumentaram consideravelmente os seus gastos militares em 2018. Os gastos da Polónia aumentaram 8.9% até 11.6 bilhões, enquanto os gastos da Ucrânia aumentaram 21%, até 4.8 bilhões. Bulgária, Letónia, Lituânia e Roménia também cresceram entre de 18% a 24%.

Os aumentos na Europa Central e Oriental são em grande parte devidos à crescente agitação entre a Ucrânia e a Rússia, com a consequente tensão na zona central do Velho Continente, pesar do facto de que os gastos militares russos terem caído nos últimos dois anos.

No resto da Europa os gastos mantiveram-se bastante estáveis, sem grandes variações.

Outros desenvolvimentos notáveis

Os gastos militares na África caíram 8.4% em 2018, a quarta queda anual consecutiva desde o pico dos gastos em 2014. Houve grandes reduções na Argélia (–6,1%), na Angola (–18%) e no Sudão ( –49 %).

Os gastos militares dos Estados do Oriente Médio (para os quais há dados disponíveis) caíram 1.9% em 2018.

O total de gastos militares de todos os 29 membros da Nato foi de 963 bilhões de Dólares em 2018, o que representou 53% dos gastos mundiais.

O maior aumento absoluto nos gastos em 2018 foi dos EUA (+ 27.8 bilhões), enquanto a maior queda foi da Arábia Saudita ( – 4.6 bilhões).

Os gastos militares na Turquia aumentaram em 24% em 2018, o maior aumento percentual anual entre os 15 maiores consumidores de armas do mundo.

Seis dos 10 Países com a maior carga militar (gastos militares como proporção do PIB) no mundo em 2018 ficam no Médio Oriente: são Arábia Saudita (8.8% do PIB), Oman (8.2%), Kuwait (5.1%), Líbano (5.0%), Jordânia (4.7%) e israel (4.3%).

Os gastos militares na América do Sul aumentaram 3.1% em 2018, principalmente devido ao aumento dos gastos brasileiros (5.1%), o segundo aumento consecutivo.

Feitas as contas, os 1822 biliões de Dólares representam o nível mais alto de despesas militar desde 1988; e significam 2.1% do PIB mundial. Ao longo do ano passado, cada indivíduo no planeta gastou 239 Dólares para comprar armas.

 

Ipse dixit.

Fonte: Sipri

2 Replies to “Gastos militares: os mais altos desde 1988”

  1. A festa continua com mais um mercado gigantesco se abrindo para a industria armamentista. O presidente-fake lançou nesta semana um pacotão liberando a POSSE de arma para jornalistas, caminhoneiros, advogados, membros de clube de tiro, etc.. Antes, o cidadão para ter uma arma em casa, tinha que provar para as autoridades policiais a necessidade do uso. Pela nova lei bolsonariana, a policia para negar a liberação , terá que provar que os argumentos que justifiquem o uso do armamento pelo cidadão , estejam incorretas.
    Também , para alegria geral dos fabricantes, aumentou o limite da quantidade de compra de munição. Dá para o cidadão comemorar reveillon, natal e campeonato de futebol do seu clube com tiros. É uma baita economia de foguetes.

    Espero que haja ainda um pingo de bom senso no conselho de anciões do STF e barrem essa estupidez.

    Mas, foi promessa de campanha do Bozo e ele ganhou disparado.

    “Welcome to the jungle” , amigos.

  2. Normal, visando o desenvolvimento atômico desejado pelo Iran, o escalonamento previsível do conflito israelita na faixa de gaza, é apenas questão de tempo para o primeiro passo errado. Os tolos acreditam que investimento militar pode salvar uma nação… Nem entendem o poder de uma frota com seu armamento nuclear e tecnológico e muito menos sabem quantas destas frotas existem.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: