O assassinato do Prefeito de Gdansk

…pelo que, após alguns dias super-atarefados, retomamos o discurso e vamos falar do assassinato do Prefeito de Gdansk, [wiki title=”Paweł Adamowicz”]Pawel Adamowicz[/wiki], morto por mão dum assassino solitário de 27 anos: aparentemente um criminoso comum, apenas saído de prisão e com uma história de tratamentos para esquizofrenia.

A coisa mais urgente é juntar-se ao luto do site sionista Moked:

As condolências dos judeus polacos
“Adamowicz, um amigo, um Mensch”

E são pêsames sinceros, pois o que aconteceu foi um assassinato, algo que nunca deveria acontecer. O judaísmo polaco escolheu confiar a sua mensagem de condolências a uma nota conjunta. Diz o rabino-chefe da Polónia, Michael Schudrich:

A morte do Prefeito Paweł Adamowicz é outro sinal duma trágica alerta: as diferenças na nossa sociedade, políticas ou ideológicas, podem, em casos extremos, levar a actos de violência física. Falamos para todos aqueles que têm funções políticas, sociais e religiosas na Polónia: não permitimos que as palavras geradas pelo ódio sejam livres. Temos de mudar a linguagem do debate público. Não podemos nos tornar uma sociedade que aceita a violência.

E já aqui tocam umas campainhas de alarme: proibir palavras? Mudar linguagem? O que está em jogo aqui? A referência é para uma controvérsia mediática na qual o horrível facto do sangue poder ser encaixado.

A empresa televisiva TVN SA, controlada pela norte-americana [wiki]Discovery Inc.[/wiki] de David Zavlav (anteriormente um advogado duma prestigiada firma em New York, depois em carreira na emissora NBC e finalmente, segundo Vanity Fair, “Mogul de Hollywood e Titã de Wall Street”), começou a investigar indivíduos de extrema direita da Polónia, com operadores infiltrados em vários grupos. Um “furo” que incluiu alguns neonazistas que comemoravam Hitler numa floresta e que tem atraído a atenção da ABW (Agencja Bezpieczeństwa Wewnętrznego, os serviços secretos polacos). A ABW acusou o repórter, Wakowsky, de “propagar o fascismo” e foi levado a julgamento. O promotor disse que “é muito cedo” para culpar o operador, mas ao mesmo tempo ordenou que o promotor de Katowice investigasse “o verdadeiro papel da TVN no evento”. Na verdade, a ABW, e o Ministro do Interior, Joachim Brudzinski, acreditam, tendo como base o testemunho de um dos alegados neo-nazistas, que o documentário foi encenado pelos jornalistas como provocação anti-governamental.

O resultado foi uma intensa campanha mediática internacional nos EUA e em israel, que acusam o governo polaco de intimidar os jornalistas porque estes descobrem os nazistas aninhados na Polónia.

Em boa verdade, a emissora TVN do simpático Zavlav é muito activa em pintar o governo polaco como fascista e protetor de fascistas, ao mesmo tempo que enfatiza as iniciativas da oposição “democrática” contra o governo. Activa de tal forma que já tinha sido multada pelo garante dos media por causa dos tons extremos das reportagens. Multa que, diga-se, em seguida tinha sido anulada após os protestos do governo americano.

E aqui entra em cena o Embaixador norte-americano na Polónia, [wiki base=”EN”]Georgette Mosbacher[/wiki], figura extremamente interessante porque de diplomacia nada entende mas sabe tudo acerca de perfumes: de facto é uma empresária do ramo da cosmética (Revlon, Avon, La Prairie). Forte deste ímpar conhecimento, a simpática Georgette escreveu uma carta ao Primeiro Ministro polaco, com papel carimbado da Embaixada e com o nome do destinatário errado, exigindo que o governo local corrigisse o tratamento infligido a uma estação de televisão “independente de propriedade americana” (a simpática Georgette nem deve ter-se apercebido da involuntária ironia ao aproximar entre eles os termos “independente” e “americana”). Além disso, Georgette convocou alguns parlamentares polacos a portas fechadas, ensinando-lhes que não devem interferir com a liberdade dos media, sobretudo daqueles americanos e hebraicos (os tais “independentes”).

Os deputados do partido no poder têm respondido com as palavras da jurista Krystyna Pawlowicz: “Exijo [de Mosbacher] respeito ao Estado, à Nação polaca e às suas autoridades democraticamente eleitas”. E o semanário Sieci perguntou na capa: “Quem nos manda aqui, senhor Trump?”

O problema de fundo é que o relacionamento da Polónia com israel não é dos melhores. Em Fevereiro, o ministro israelita da educação, Naftali Bennett, disse:

O povo polaco teve um papel comprovado no assassinato de judeus durante o Holocausto

O que é exactamente o que os guias turísticos israelitas dizem aos visitantes de [wiki base=”PT”]Auschwitz[/wiki]. A seguir, o Congresso dos EUA tem preparado um projecto de lei que indica a co-responsabilidade da Polónia na matança dos judeus quando o País estava sob a ocupação alemã. Já por si este facto é soberanamente ridículo, pois a Polónia antes da ocupação não tinha medidas contra a comunidade hebraica, estas foram introduzidas pelos nazistas: os ocupados são responsáveis pelas acções dos ocupantes? Mas é claro que estamos perante duma desculpa: o projecto de lei americano é um prelúdio para pedidos de compensação de Washington em nome das vítimas judias e possíveis sanções em caso de recusa do pagamento. Paralelamente, o governo polaco promulgou uma lei que torna punível como crime afirmar que “a Nação polaca” ou “o Estado polaco” participaram nos crimes nazistas durante a ocupação alemã.

A ideia sionista-americana é portanto punir um governo que teima em não dobrar-se perante a política do bloco ocidental, utilizando o eterno álibi do [wiki]Holocausto[/wiki] e do antissemitismo como uma nova (“nova” por assim dizer) frente de ataque. Daí a necessidade de “mudar a linguagem do debate público”, de não permitir “que as palavras geradas pelo ódio sejam livres “, como prescreve o judaísmo polaco. O assassinato de Adamowicz oferece uma magnífica oportunidade para impor a censura e perseguir “o extremismo fascista, homofóbico, filo-Putin” na Europa e ao mesmo tempo actuar com uma repressão contra os partidos políticos e governos “[wiki title=”Souverainism” base=”EN”]soberanistas[/wiki]” (um debate ao rubro este em alguns Países do Velho Continente).

E não se trata de ameaças vazias. A Câmara dos EUA aprovou este mês, com carácter de urgência, uma lei (assinada tanto pelos Republicanos quanto pelo Democratas) que obriga o Presidente Trump a nomear “o enviado pelo anti-semitismo”: um verdadeiro embaixador que “aconselha e coordena os esforços do governo dos EUA para monitorizar e combater o anti-semitismo e o incitamento antissemita em Países estrangeiros”. A reter aqui dois pontos: o carácter de urgência (o nazismo está a transbordar!) e o facto dos EUA criar uma lei para legitimar a ingerência nas políticas de Países estrangeiros. E na verdade essa figura diplomática existia já, precisamente desde 2004: tinha sido aprovada pelo Congresso durante a Administração Obama após pedido do ministro da Diáspora de israel, Nathan Sharanski (aquele que também conseguiu impor uma nova definição de “anti-semitismo”, que agora inclui qualquer crítica contra israel). Actualmente o cargo encontrava-se vacante, mas a decisão do Congresso obriga Trump a designar alguém.

São maus momentos para o governo polaco e para todos os que criticam israel, todos sujeitos aos relatos enviados ao Embaixador pelo anti-semitismo. A campanha “temos que mudar a linguagem pública” já começou.

Uma consideração final sobre o assassino de Adamowicz, tal Stefan W.: apenas esfaqueado o Prefeito, Stefan pegou o microfone e não elogiou Hitler nem proclamou a sua fé nazista. Pelo contrário, gritou que tinha sido preso e torturado por causa do [wiki title=”Plataforma Cívica” base=”PT”]Platforma Obywatelska[/wiki] (PO): esta é a Plataforma Cívica, o principal partido político democrata-cristão da Polónia, cujo actual líder é [wiki]Grzegorz Schetyna[/wiki]. O sentido destas afirmações precisa ser descoberto: qual “tortura”? Dado que Stefan W. não foi (ainda) morto, talvez possa explicar aos agentes polacos o segredo deste “assassino solitário”.

De certo há que o PO, o partido do Prefeito Adamowicz (e de [wiki]Donald Tusk[/wiki], presidente do Conselho Europeu), está em sérios apuros do ponto de vista eleitoral: o martírio de um político pró-Europa, pro-imigrantes e pró-LGBTQ é uma autêntica bênção para a Plataforma, especialmente quando alimenta a lenda do ressurgente nazismo polaco. Pensar mal é pecado, mas muitas vezes bate certo…

 

Ipse dixit.

Fontes: no texto

2 Replies to “O assassinato do Prefeito de Gdansk”

  1. Para as elites anglo sionistas não importa se fascismo, nazismo, democracia ou o que seja, se falar a verdade sobre Israel é anti semita e deve ser combatido e criminalizado a qualquer custo. Como se valem do “braço forte” das políticas e estrutura militar dos EUA, além de comprarem congressistas e juízes norte americanos, democratas e republicanos, é fácil serem poderosos ao ponto de influenciarem políticas, discursos e comportamentos na maior parte do ocidente. Mas o declínio do império yanquee implica também o declínio de israel, o isolamento de ambos e a reversibilidade de sua dominação pelo mundo.( o Brazil de hoje perderá o seu maior objeto de adoração, que lástima ! ) Custe o que custar e leve o tempo que levar eles cairão. O único império que tenho lembrança de ter durado mais de 2000 anos é no ocidente o da igreja católica. E até ela já não tem tantas ovelhas como dantes.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: