A Síria não utilizou armas químicas

O que diz o Secretário da Defesa dos Estados Unidos? Diz que não há provas de que na Síria Assad tenha usado armas químicas.

Após muitas narrativas únicas e tendenciosas, Washington finalmente admite que não tem evidências de que Bashar al-Assad tenha usado armas químicas.

A investigação da ONU sobre os factos de Khan Sheikhoun não tem validade científica: realizada não com especialistas no local mas com a ajuda de imagens satelitares e declarações de ativistas ligados à “oposição moderada”.
Perante os pedidos russos, chineses e iranianos para criar uma específica comissão de inquérito, houve uma clara rejeição. E agora as declarações do Secretário da Defesa, James “Mad Dog” Mattis: uma confissão.

Mattis afirmou explicitamente que a notícia do uso de gás sarin por parte do exército sírio vem “de relatórios do campo de batalha, de pessoas que dizem que foi usado”. E conclui:

Não temos provas, estamos à procura de provas.

Não têm provas. Mas então o ataque com 59 mísseis Tomahawks ordenado por Donald Trump na noite entre 6 e 7 de Abril de 2017 como “punição”? Uma agressão gratuita, um ataque deliberado.

Estamos à
procura de evidências uma vez que estamos a lidar com o regime de
Assad que costuma usar a negação e o engano para esconder as suas ações fora da
lei.

Portanto: não há provas, mas deve haver. Passou quase um ano e ainda não foram encontradas? É porque Assad tem o mau hábito de esconde-las. E a conclusão é “lógica”:

Estamos ainda mais preocupados com a possibilidade do uso de sarin

Claro: porque Assad esconde o gás, seu malandro. Parece um raciocínio um pouco infantil? Verdade, mas funciona.

Especialistas em armas químicas e pesquisadores experientes como Hans Blix, Scott Ritter, Gareth Porter e Theodore Postol exprimiram dúvidas sobre a narrativa americana oficial. Estes analistas concentraram-se nos aspectos técnicos dos ataques e descobriram que não eram consistentes com o uso de munições sarin. E lembramos um pormenor: Assad supostamente lançou o ataque com sarin nos mesmos dias em que os especialistas da ONU estavam na Síria para analisar os tipos de armas utilizadas no conflito.

Apesar disso, ainda este mês o governo de Trump acusou Assad de produzir e usar “novos tipos de armas” nos ataques químicos e funcionários da Administração não descartam a hipótese de ações militares adicionais para “proteger a população”.

É a prova de que não estamos perante um simples “erro de avaliação” mas dum modus operandi
da “comunidade internacional” na era unipolar. Real ou percebido como
tal, um alegado massacre serve para condicionar os meios de comunicação e
conduzir a opinião pública na direcção desejada: legitimar as decisões
“democráticas”, as reuniões do Conselho de Segurança da ONU, as sanções,
os embargos, os “bombardeios humanitários”.

Resultou no Iraque, resultou no Afeganistão, porque não deveria resultar agora e no futuro também?

Ipse dixit.

Relacionados:
Síria: o ataque químico
Os EUA atacam a Síria: razões e reacções
Síria: o falso vídeo dos Capacetes Brancos

Fontes: Newsweek, Associated Press 

11 Replies to “A Síria não utilizou armas químicas”

  1. Acho curiosíssimo como as autoridades dos eua mentem a grande, constantemente, descaradamente, delibradamente e sem vergonha nenhuma.
    O que me leva a as seguintes questoes:
    – Sera que um pais onde a mentira é a regra tem futuro?
    – Como é possivel nao terem vergonha?
    – Sera que vivem presos na ficção das suas proprias mentiras e perderam a noção da realidade e do ridiculo?

    Quando vejo as declarações feitas pelos porta-voz do departamento de estado, pelo menos na era Obama era cada cavadela uma minhoca. Mentiras sem pes nem cabeça (como por exemplo daquela rapariga muito gira que disse que o departaente de estado estava a par dos acontecimentos na Siria via Twitter).
    Parece que a solução dos eua para os seus problemas passa amplia-los em vez de resolve-los. Ou seja:
    – Se formos apanhados a mentir, mentimos ainda mais para cobrir as mentiras.
    – Se temos um defice monstruoso , aumentamos ainda mais para conseguir pagar a conta corrente

    E assim vao empurrando com a barriga iludindo-se que poderao adiar eternamente o que certamente lhes vai rebentar nas fuças.

    EXP001

    1. Perfeito EXP001 nada é para sempre, nem mesmo o império americano, aliás já aqui no blog foram exaustivamente analisados os cenários prováveis, mas isso pode não acontecer no nosso tempo de vida, porém repara, isto é mau mas quem espreita para suceder ao império americano não é melhor, qualquer vazio de poder será rapidamente preenchido pelos concorrentes com ânsia desenfreada e sem olhar a meios para rapidamente absorver todas as esferas de influência que sobrem do império americano . Portanto… é mau, mas aproveita agora porque ainda pode ficar pior.

    2. "…Portanto… é mau, mas aproveita agora porque ainda pode ficar pior…"
      Ena ena… tanto optimismo, assim fiquei mais entusiasmado com o futuro 😉 P. Lopes disse isto em tom de brincadeira.

      Podera ser melhor, podera ser pior ou podera ser apenas diferente.

      Admito que alimento a esperança que a queda do imperio dos eua permita que o mundo se liberte das amarras que tem e possa voltar a respirar. Que quem esta mehor posicionado para ocupar o vazio de poder deixado (China, Russia) que teem uma visão multipolar do mundo e uma filosofia (de ganha ganha em vez de soma zero ou tudo para mim, de cooperacao e respeito mutuo em vez de força bruta, colectivismo em vez de ganancia) e uma visao diferente tornem as coisas melhores. Mas tambem pode acontecer o que aconteceu apos o fim do imperio Romano e voltarmos a idade das trevas. O que e certo é que vivemos tempos de mudanças tectonicas no nosso mundo e estamos na primeira fila a assistir. Surpreendente como tanta gente passa, ve o cartaz do filme sem nenhum interesse e segue o seu caminho sem ver o filme do seu futuro.
      Creio que sera dentro dos proximos 10 anos, ha uns 4 anos atras li um livro acerca dos prognosticos da cia e la se previa que seria entre 2020 e 2025 so nao previam se seria um declinio suave ou violento (sim apenas previsoes). O que e certo e que todas as movimentacoes e acontecimentos que podemos observar levam a crer que o processo entrou em velocidade acelarada.

      EXP001

  2. A notícia do gás Sarin utilizada pelos sírios contra eles mesmos já foi noticiada mundo afora ad eternum. Então já cumpriu sua função: a governança na Síria trai o próprio povo, inspira medo e se deve trabalhar na invisibilidade para acabar com ela. Agora já pode ser denunciada como mentira. Não tem mais importância, logo chega algo mais palpitante para preencher a fome de sangue da massa. E la nave va…

  3. EXP001 lembra-te que a CIA tem uma grande tradição de nunca dizer a verdade… eles preveem a própria morte e anunciam-na ou vão se fingir de mortos? China e Rússia só tem uma visão multipolar do mundo porque estão em 2.º e 3.º lugares no ranking da ganância… os comunismos soviético e chines pareciam-te multipolares ? Como dizia Vasco Santana: "Carneiro amigo, andamos todos ao mesmo" Se há um perfil comum na esmagadora maioria dos lideres mundiais é a ganância e as pessoas não se querem libertar das amarras, dos partidos, das ideologias, das religiões, do social, do marketing… não? Tenta lá explicar a um lagarto que o Bruno é bipolar… :)))

  4. Daqui a pouco começamos a ter a inversão do ónus da prova. Parece que já faltou mais.
    Acusa-se para se atacar e depois o acusado é que tem de vir a terreiro apresentar as provas de que é culpado.

    Krowler

  5. O motor da economia Norte Americana é a industria da guerra e tudo o que a ela está associado.
    Se tivermos isto sempre presente, torna-se fácil entender muitas atitudes.

    Felizmente a guerra é vista como algo mau pela maioria das pessoas e como tal, os EUA tem de fazer um esforço gigantesco para a tornar aceitável, "humanitária" e o resultado é o que se observa, mentir de forma massiva e sistemática acerca da maioria dos assuntos, em especial de assuntos de politica externa.

    Bandido

  6. O triste não é simplesmente a constante manipulação da verdade, mas o quanto o sistema mundo e suas inúmeras engrenagens incapacita a quase totalidade da população mundial em perceber tal realidade… Ou seja, caímos, novamente no buraco negro civilizatório, que podemos chamar de PRECARIZAÇÃO EXISTENCIAL DO HOMEM MECANIZADO.

  7. Mundo multipolar, é melhor que estar sujeito às disposições de um qualquer autodenominado polícia do mundo. Com mais gastos militares que todo o resto. Com bases em quase todo o lado.
    Se as intenções fossem sempre boas (utópico) ainda se toleraria. Mas a dominação militar é para impor uma dominação cultural(em decadência) e sobretudo económica(que está em auto destruição). Só EUA para já, China e Rússia venham mais, muitos mais, não em confronto militar, primeiro económico. Afinal o tal de capitalismo não se baseia na concorrência?

    O império financeiro desde Nixon é o quê? Baseado em? Os outros ao menos possuem algo tangível(goste-se ou não). Deve doer ser comido no próprio "jogo".

    N

  8. Comentario acutilante, incisivo e certeiro. Adorei.

    "Afinal o tal de capitalismo não se baseia na concorrência?"
    Exactamente, é a treta que nos contam. Mas na realidade so gostam de concorrencia quando estao em vantagem. Tal como a desregulacao.. mas so para o que lhes convem e quando lhes convem.

    " Deve doer ser comido no próprio "jogo" "
    Totalmente de acordo. E deve doer eanda mais quando sao comidos no proprio jogo em que fazem e desfazem as regras de acordo com as suas conveniencias. Ou seja estarem a perder no jogo em que nao so fazem as regras como as mudam para lhes ser mais favoravel e ainda fazem batota e de arrancar os cabelos.

    Um pequeno enorme promenor. Snowden ao por a boca no trombone denunciando abertamente que os eua espiolhavam tudo e todos desde governos aliados ate empresas para obter vantagens para as suas (enfim aquilo que ja se tinha a impressao (caso da airBus por exemplo) o que se pode chamar espionagem concorrencial industrial de estado ) fez com que a grande batota fosse gravemente afectada. Nao e por nada que muitas empresas e bem grandes trocam informacoes importantes apenas em papel uma delas e a tecnologica huawei.

    EXP001

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: