A lenta morte da Venezuela

A Venezuela vive uma condição de gravíssima crise. A oposição fala de “golpe” ou de golpe “auto-infligido” por parte do Presidente Nicolas Maduro. Os apoiantes do Presidente recusam esta interpretação e respondem que foi um acto honesto em prol do País.

Em causa estão os vereditos do Tribunal Supremo de Justicia (TSJ) que, de facto, desautorizou a Assembleia Nacional da Venezuela.

Então, qual a versão verdadeira?
Simples: ambas são verdadeiras.

Golpe e não golpe

Com os recentes vereditos nº 155 e 156, o Tribunal Supremo de Justicia (TSJ) venezuelano decidiu que a Assembleia Nacional estava “em situação de
desprezo”, por causa da eleição de
alguns dos seus membros (os representantes do Estado da Amazonas). Portanto, retirou à Assembleia os poderes legislativos, o que significa que o Tribunal pode agora criar leis.

O Tribunal não indicou se ou quando entregará o poder de volta, mas uma
declaração emitida afirmou que o TSJ irá manter os
poderes do legislador até que a “situação de desprezo persista e as
acções da Assembleia Nacional sejam invalidadas”. Os vereditos também concedem ao Presidente Maduro o poder de suspender as eleições,
prender deputados da oposição e retirar a Venezuela da OEA (Organização dos Estados Americanos).

Qual esta “situação de desprezo”?
Segundo Tribunal, a Assembleia deu posse a três deputados do Estado do Amazonas, cuja eleição (6 de Dezembro de 2015) foi impugnada em razão de indícios de fraude eleitoral, tais como gravações nas quais a então secretária de governo do Amazonas, Victoria Franchi, oferecia dinheiro a grupos de pessoas para votar em candidatos da oposição. Para esta, manter os três deputados significava garantir a maioria de dois terços, necessária para revogar ou modificar as leis orgânicas, como a Lei do Trabalho ou a Lei da Educação. Portanto, o TSJ assumiu as competências do Legislativo.

Pormenor: a investigação acerca dos três membros do Estado do Amazonas ainda não acabou. É uma situação muito parecida com aquela que levou ao impeachment de Dilma Rousseff, na qual os apoiantes da Presidente protestavam pela falta dum veredito de culpa emitido pela autoridade judiciária: existem uns investigados mas ainda o processo encontra-se em curso. Tecnicamente, todos os representantes da Assembleia até a data actual os requisitos para ocupar os lugares deles e isso até a condenação.

É então possível falar de “golpe”? Não, não estaria correcto.
Esta não é apenas uma questão de quem está certo ou quem
está errado do ponto de vista legislativo ou processual. A decisão do Supremo Tribunal de Justiça permite que sejam resolvidas questões de interesse nacional que, em caso contrário, ficariam bloqueadas por causa da atitude da oposição parlamentar. Esta ganhou as eleições e tomou o seu assento no Parlamento com o claro (e único) propósito de criar problemas ao executivo de Maduro, para arrasta-lo num impasse.

O que Maduro fez com o veredito do TSJ foi, afinal, procurar aquelas condições que permitam ao Estado de funcionar, coisa que nos últimos 16 meses (desde as últimas eleições) não aconteceu por causa da Assembleia.

Se a Assembleia Nacional quisesse, poderia usar os seus
poderes em prol do País: seria suficiente respeitar as anteriores decisões do TSJ sobre
os três deputados do Amazonas (o Tribunal já tinha rejeitado os três membros por causa das alegadas irregularidades na eleição) e começar a legislar. Mas a oposição não
está interessada na legislação agora: quer é criar um acidente
tão grande quanto possível, a fim de justificar a expulsão de Maduro.

Crise: as soluções

Dito isto: a Venezuela está a passar por uma crise gravíssima, como afirmado, o colapso do preço do
petróleo é acompanhado por uma recessão muito severa, uma inflação fora de controle, a
grave escassez de alimentos e de medicamentos básicos, a paralisia da
produção. O governo não consegue encontrar uma solução que é seu dever de encontrar.

Mas é claro que a solução passaria por rejeitar a essência do projecto político de Chávez: todas as conquistas da revolução destruídas, abolição das
missões sociais, empresas e terras nacionalizadas devolvidas aos seus antigos proprietários, direito ao trabalho abolido também (permitindo demissões em massa nas empresas estatais e privadas),
pensões de velhice cortadas, cortes nos cuidados de saúde e na
educação. Seria uma cópia das primeiras
medidas tomadas pelos governos que alcançaram recentemente o poder na
Argentina e no Brasil.

De facto, existem apenas duas maneiras de sair desta crise económica:

  • uma é permitir que o mercado capitalista possa funcionar
    “normalmente”, o que significaria que os trabalhadores estariam forçados a
    pagar a totalidade do preço da crise;
  • a outra maneira seria expropriar os
    capitalistas e gerir toda a economia, com base num plano
    democrático de produção que possa satisfazer as necessidades da
    população e, ao mesmo tempo fazer um apelo internacionalista para trabalhadores e camponeses apoiarem a revolução. Isto
    faria com que os capitalistas paguem a crise.
 Rumo à “normalização”

A oposição não tem o poder de mobilizar em massa as pessoas, não tem o apoio dos militares e nem um suficiente controle da economia. Pelo que, as escolhas estão nas mãos de Maduro.

Este, em ocasião da Venezuela Potencia Expo 2017, fez algumas declarações no sentido de aumentar as concessões aos capitalistas, nacionais e internacionais. Rejeitou aquela que definiu como uma “campanha suja que diz que olhamos para o modelo comunista e rejeitamos a iniciativa privada”. E anunciou outras concessões aos empreendedores, nacionais e estrangeiros, com empréstimos dos bancos estatais (tanto em Bolivar quanto em Dólares dos EUA) e a liberalização dos controles de câmbio para permitir que as empresas privadas tenham um acesso mais fácil aos Dólares.

São declarações que têm causado desconforto nas fileiras do Movimento Bolivariano e são uma continuação e um reforço da política que o governo Maduro tem seguido
desde que foi eleito: responder aos ataques da oposição no campo
político e institucional, concedendo mais espaço ao mercado privado no
campo económico.

A razão? Maduro entende que não pode confiar apenas nos
lucros do petróleo: os preços do crude aumentaram, é verdade, mas com
isso o fracking dos EUA tornou-se mais rentável, o que prejudica as exportações de Caracas, 96% das quais são constituídas pelo petróleo. A alternativa é conceder mais espaço ao empreendedorismo privado (10% da economia agora), na tentativa de aligeirar os encargos do Estado em tempos curtos e médios.

Mas não foi este o legado de Chávez.
Nos últimos discurso antes da morte, Chávez tinha destacado duas ideias-chave:

  1. ainda estamos numa economia capitalista e devemos ir para o Socialismo
  2. temos de destruir o Estado burguês e substituí-lo por um “Estado comum”.

O governo Maduro moveu-se até agora na direção oposta, escolhendo uma solução híbrida: na economia mais e mais concessões aos empreendedores privados, no campo político sufocando as formas de participação popular ao poder. O resultado só poder ser uma lenta morte da revolução, uma conturbada fase de transicção para a “normalização” da Venezuela.

Ipse dixit.

Fontes: Iela, Efecto Cocuyo, Investire Oggi, Information Clearing House, Telesur

32 Replies to “A lenta morte da Venezuela”

  1. Dilma na tentativa de permanecer no poder fez suas muitas concessões às corporações. Teve que voltar atrás na tentativa de redução drástica na taxa Selic como tentativa de acalmar ânimos exaltados de banqueiros e da trupe dos economistas de bolso, tanto de banqueiros, como da Central Globo de Putarias. Foi um erro pensar que governando com condescendência com a dita plutocracia, sem manter a Selic dentro das "conformidades", sem dar agilidade em processos, tais como:
    – privatizações/concessões
    – alteração das leis trabalhistas
    – alteração das regras do pré-sal
    – alterar o sistema previdenciário
    – retorno para a esfera USA
    – esvaziamento dos BRICS…

    Dilma concedeu o que acreditava seria do agrado dos brutamontes do capital. Tinha muita coisa a respeito no seu projeto de governo para um segundo mandato. Nada diminuiu a desconfiança na vontade, ou mais provavelmente, na ligeireza em adotar as medidas políticas que o mercado sempre sonhou.

    Resumindo: as reformas estruturais que aqueles que acreditavam no PT sempre acalentaram em ver implementadas, nem sequer foram cogitadas em 13 anos de governo. Talvez esteja aí a ruína dá era petista. Maduro sinaliza com as mesmas condescendências ao mercado e infelizmente parece que também vai dar com os burros n'água.

    De tudo isso só resta uma constatação: o proprietário voltou a tomar conta do quintal. Lenin que se cuide no Equador. Tudo indica que terá dias muito conturbados.

    Expedito.

    1. Só acrescentaria que o PT fez seu dever de casa para garantir o estado atual da coisa, sem ele não teria havido o golpe e eles não teriam a certeza visceral de que é facil mandar votar e depois jogar o voto na latrina!
      Tudo foi um estudo laboratorial!
      O lula primeiro subtraiu o direito de defesa do povo e a percepção da legitimidade do voto, pois o povo votou não para o desarmamento e mesmo assim, o verme sequestrou as armas e os VOTOS do povo!
      Depois ficou fácil golpear de novo para emplacar a agenda real, a de escravisação despudorada.
      A mulher brasileira aprende a ser messalinas nas escolas (que lhes ensinam que suas vaginas valem um cu, tanto é que ambos "servem" para a mesma coisa)e nas mídias (que só mostram as judiarias fazendo que fazem melhor cadelizando para todo lado) para garantir o prazer sexual dos diasporizados europeus judeus que fogem enquanto é tempo, da mesma forma que fizeram na 2guerra e deixando a borra judia para ficar de bode espiatório.
      E o mesmo acontece nos EUA, a demonização dos EUA está a cavalo para garantir assim como a Alemanha na 2 guerra, a demonização total e apoio incondicional das massas na destruição total dos EUA.
      Só que lá o povo é armado e eles engenhariam as convuções, as guerras raciais, tudo para garantir a guerra civil e fragilização da águia, ou de outra forma ela pode ser muito perigosa em uma guerra contra o mundo armada pelos judeus!
      É preciso destruir de dentro para fora, assim nasceu a agenda gay, fazendo os estadunidenses virarem amantes fecais, sem qualidade, degenerados e sem carater!
      SE formos observar nas imigrações alfandegárias veremos que a judiaria dos EUA está vindo em peso para o brasil e Argentina, vide as UPPs que são assassinos da mais brutal periculosidade garantindo as áeras nobres como a favela do Vidigal nas patas judias.
      Basta ir ao Vidigal e ver os traços "bonitos" dos gringos descolados que fazem a alegria das meninas de morro já sabotadas pela globo, com suas "agencias de modelo", aliciadores pedófilos e misóginos para a prostituição.
      Aos que acham que exagero sugiro que estudem o que foi a zona do mangue onde todas as prostitutas inicialmente eram JUDIAS e seus maridos ou não, cafetões, eram JUDEUS.
      Vejam os traços dos galãs da globo e verão que são os mesmos dos descolados europeus das favelas.
      Basta observar os beiços "sensuais" de acuã reinolds, o traço pederasta de caios blats e claro, toda a "ruivisse de pedros bials e schoreders!
      Poveco acéfalo é isso, aceita qualquer papo de que sionista é que é mau, mas cristo é super gente boa.
      Esperem a salvação, ela vem a cavalo!!! Quatro cavalos para ser mais explícito, um branco, um negro, um vermelho e um descorado!

  2. Venezuela, Brasil e outros mais, são tentativas de reduzir mazelas sociais mas sem enfrentar na raiz o sistema mundo, mundo que está sob controle do grande capital sionista. A única saída seria com que formadores de opinião e governantes se dispusessem a mudar a agenda midiática mundial, mostrando a realidade nua e crua para suas respectivas populações, mas como essa possibilidade é pura utopia…continuaremos rumo ao atoleiro…

    1. Agitação é modus operandi da organização operativa sionista, que atende pelo nome de Maçonaria, isso desde os processos que cercaram as derrubadas das monarquias e a implantação das republicas, final do séc.18. Quando a equação econômica/política de determinada região não
      está totalmente sob seu controle ou que não tenham acesso as riquezas existentes, acionam esses agentes (um belo exemplo é o carbonário/mercenário Giuseppe Garibaldi, um "herói" nos bancos escolares) para que provoquem a desestabilização. Isso envolve mídia e muita grana. Quanto as manifestações, invariavelmente são parcelas oportunistas/alienadas das classes médias locais que se prestam para dar "face" ao processo, com conotação de movimentos populares. O povo, aquele que realmente é subjugado, são meros assistentes e que ainda dão audiência para as grandes redes de mídia…

    2. É dividindo que se conquista!
      Mas isso não é sionista, é JUDEU, e lei de deus, vamos aos fatos!
      Em deuteronômio deus diz que tudo é dos judeus e que eles só precisam passar no fio da espada os gentios que não são da mesma espécie dos judeus. E está claro, o mundo deles é aqui!
      Lá está claro que enrrolar gentio é lei para judeus!
      E com essa premissa geraram o dito cristo, o personagem JUDEU que diz para todos ficarem mansos e que o reino do gentio é o céu!!
      Enquanto para judeus deus manda o massacre, o butim, o estupro, a sevícia, a escravidão como lei e o domínio total do mundo, o filhote dele tido por todos gentios como "salvador" diz para o "resto" gentio, goy, que o negócio é aceitar todo tipo de barbaridade, pois o reino deles só é alcançado quando mortos!!! Perdoem dizia o biltre, enquanto seus "maninhos" continuavam a saga de judiações!
      EM nenhum país cristão existe o censo crítico para entender a intrinsecalidade das governanças.

      O lula paz e amor sequestyrou todas as armas do povo brazuca, inclusive com GOLPE no sufrágio, pois o povo disse não ao desarmamento, mas mesmo assim o lulinha legal sequestrou e CRIMINALIZOU os que sabem que sem arma não temos chance sobretudo contra estado bandido.
      E ainda tem gente que diz que existe uma guerra entre as "facções" direita e esquerda????
      Todos parte de uma mesmo corpo!
      SE o governo prestasse, a primeira coisa que faria é ABOLIR IMPOSTO, e gerar o facultativo, só paga se se sentir bem tratado, de outra forma não sustenta salafro governante!
      Quem não trabalha a contento na sociedade morre, porque cargas d'água não se deve morrer o estado imcompotente?

      Se qualquer estado fosse digno só se tributaria dos ricos, dos parsitas empresários e industriais (quem trabalha são os operários e não os ceos, esses são apenas cães de presépio!
      Mas todo tributo é SÓ PARA POBRE, pois tributar consumo se garante que só paga o fim da cadeia produtiva, o consumidor final!
      E ainda tem quem queira convencer as pessoas que os estados prestam e só existe uma banda podre???
      Serão eles agentes do estado?

    3. Lei de Deus??????? Vai te enxergar rapaz!!! Tu achas que Deus precisaria produzir alguma lei? A lei que falas foi produzida por judeus em favor de judeus, como forma de arrebanhar povos vizinhos. PROPAGANDA e nada mais!!

    4. Deus é uma entidade parasitária alienígena, só isso! Só que vive tempo suficiente para prever e estabelecer os comportamentos "umanos".
      Alem do que essas leis de judeus para judeus todos seguem e beneficiam judeus!
      O judeu cristo é a arma mais formidável de dominação que foi criada no mundo. Arma judia? Que nada, arma de deus!
      O judeu é apenas uma entidade transgênica feita do ser humano para exterminar humanos e torná-los umanos.
      Já ouviu falar de gambito?
      Ganbito é quando um jogador de xadrez entrega uma peça forte ou até fraca para abrir a zaga adversária e ganhar o jogo.
      O tal cristo é um gambito, alegadamente sacrificado, entregue nas mãos gentias para aplacar a ira dos gentios contra as agendas genocidas judias, e a coisa funcionou, até porque ele fora programado (sim, judeus são programáveis, e até humanos são) para dizer imbecilidade de "bonzinho".
      Propaganda não funciona onde existe cérebros!
      Só idiotas caem em esparrelas propagandistas!
      A propaganda não serve de nada se já nao houver a claudicância da fragilização das massas!
      A claudicância das massas se garante com alimentação demente!
      E deus disse: "pois o cheiro e aspecto de carne queimada é agradável ao senhor", isso mostra o primeiro esquema de destruição da humanidade, a "alimentação" cadavérica.
      A fisiologia humana é completamente VEGETARIANA, dos dentes sem especialização em laceração, mas sim em corte e maceração, e passa pelo intestino mais de 3 vezes maior que nosso corpo, e isso só vegetarianos tem, pois o cadavorista é obrigado a evacuar rápido para escapar das toxinas oriundas da carne, tanto é que intestino de carnívoros é CURTO!
      A ingestão de carne leva a demência, vide o caso das vacas loucas que ingeriram cadaver de caprinos e terminaram com cérebro esponjoso!
      O mesmo se passa coma humanidade, só que por não ser ruminante (até são, mas metaforicamente) a loucura veio em etapas, e hoje temos até tu comentando tolice cheio de razão!

      Deixo uma frase de Voltaire para reflexão: "
      Os homens que comem carne e tomam beberagens fortes têm todos um sangue azedo e adusto, que os torna loucos de mil maneiras diferentes. Sua principal demência se manifesta na fúria de derramar o sangue de seus irmãos e devastar terras férteis, para reinarem sobre cemitérios."

      Me enxergar???
      Nem pensar, não sou vaidoso, isso é papo de lambedor de espelho que se acha branco de neve!
      Prefiro ficar forte, pois forte eu detono argumento idiota enquanto se vaidoso me limitaria a achar que sou fofo e os outros são errados, e não se enxergam!

      Já pensou em colocar as provas, as razões de suas afirmações em vez de ficar de fricote dizendo que os outros não se enxergam?

      Se não percebeu, só trabalho com fatos concatenados, concatene sua proposta e assim chegaremos a um debate profícuo para todos, mas se se limita a me atacar sem argumentar, você fica de bacana para os boçais e eu dou um show para os pensantes!
      Tanto é que refutei muita incoerência escrita aqui e não conseguiram contra-argumentar, podem até fingir que não leram, mas argumento contra isso não vi!
      A Maria veio falando sobre armas sem entender armas e ganhou uma aula rápida de balística e armas, ela ganhou informação e não ficou fricotando querendo contestar, ela se beneficiou!
      Aprenda com ela, estude!
      Leia a bíblia INTEIRA desde gênese até o apoca, e assim sim terá base para debater com que o fez.
      Sabidão de superinteressante só é interessante em mesa de boteco!
      E não creio que aqui seja boteco, se o fosse eu não estaria aqui!

      Esse blog é bacana, vamos ter carinho e respeito com a proposta e oferecer o melhor de nós para que concordemos com a proposta de forma ótima!

      É isso Chaplin, esqueça sua "ironia fina" e se afine em argumentação!

    5. "Show para pensantes", a origem do mal é a ingestão de carne, "não sou vaidoso", Jesus = Deus, "lei de Deus", o tamanho da incoerência do cara não tem fim…deve ter lido muito mesmo uma das mais de 500 bíblias editadas mundo afora… faz bom uso dos teus gambitos…

    6. Queres resenha e sucesso. Aqui não vais encontrar… Iguala Jesus e Deus, dizes dar "show para pensantes" e não se enxerga vaidoso, quer dizer que a origem do mal é a carne…lestes muita bíblia mesmo, e qual das mais de 500 editadas pelo mundo que escolhestes para ditas tamanhas preciosidades?

    7. Vai com calma Vapera.
      Fiz serviço militar, 18 meses.
      Não respondi às tracentes porque é só intimidação de gangues rivais, aí são bons a cobrir território. (Vi imensas vezes). Fica é mal no postal de qualquer cidade, mesmo a maravilhosa.
      A Bíblia ou as Bíblias(variantes: King James etc) o Antigo e Novo(adulterados),Testamentos.
      Se o novo me deixou agnóstico o antigo (com outro nome) parece escrito por tresloucados mentais.
      Recomendo o Tolkien que é mais ou menos o mesmo "de verdade" e talvez,não é mais são. 😉
      Em relação ao intestino, que tal nem herbívoros nem carnívoros mas sim omniveros?
      As pinturas nas cavernas a caçar animais de grande porte e mesmo os índios caçavam bisontes (só o necessário a seguir foi o que foi, e o que resta estão em parques), aliás o mesmo com os Índios.
      Essa da de que Deus é uma identidade parasitária alienígena!?
      Porque geralmente os povos com melhor hdi/nível de vida e com mais mentes pensantes são ou ateus ou agnósticos?
      A vaidade não é um suposto pecado dessa figura imaginária ou amigo imaginário condena?
      Vamos para a guerra de religiões o meu amigo imaginário é melhor que o teu o vosso.
      Porque será que quem luta nisso é carne para canhão das classes mais pobres(para fugir da pobreza).
      Nunca se viu filho de governante ou rei numa guerra e decerto não na linha da frente.
      Não é alienígena é bem humano: controle psicológico induzido(vários fatores).
      Usado á séculos.

      N.

    8. N,
      Só o que colocou foi sua crença!
      Observe que compartimentar o "conhecimento" bíblico não muda nada, visto que o tema em todas é o mesmo, um ser misógino que se arroga o criador!
      Só isso já mostra que a patologia é regra no mundo que aceita ou nega deus!
      Os que não o reconhecem, os ateus, são igualmente tolos, pois arrogantes, VAIDOSOS se creem topo de cadeia alimentar, não percebem que só o tolo se crê topo de cadeia!!
      O desafio é sempre do tamanho do desafiante!
      O fato de não ver o seu predador, parasita ou não, só mostra a eficacia do predador, ele não deixa escapar sua presa e por conta disso é desconhecido!
      Acreditar em deus é tolo e negá-lo é estúpido!

      Os índios em todas as paragens foram e são sistematicamente extintos, isso não é indício de claudicância?
      De onde vc tirou que indio come bem?

      Seus dentes (creio eu) não são de carnívoros e tampouco onivoros, o urso é onivoro e a única semelhança que temos com eles é a sola dos pés, eles são plantígrados!
      O mesmo se aplica a todos os viverrídeos, não existe onívoro com nossa dentição, ela é como a do orangotango e esse é 10000% VEGETARIANO!!!
      O intestino de qualquer onívoro é do mesmo tamanho que os do carnívoro visto que a decomposição cadavérica e´sempre a mesma!
      Em cavernas as pinturas rupestres são relativas a rituais, visto que NUNCA humanos moraram em cavernas, as caças tinham cunho sincrético e não nutricional!
      Se estou errado deixo a pergunta: se todos os animais sabem construir suas moradas, porque cargas d'água o ser humano, o "sabidão" evoluído haveria de morar em cavernas?
      Para disputar com animais mais equipados para o combate (ursos das cavernas e felinos grandes)?
      Ademais, o que os doutos afirmam sobre pinturas rupestres não passa de ilação sem fundamento.
      Sugiro que estude sobre a cronologização por decaimento radioativo, e verá que nada pode ser mais vago e estúpido do que essa cronologização!
      Leia sobre o museu do homem da Niede Guidon no parque da serra da capivara para entender o que são antropólogos e arqueólogos!
      Com relação à parasitagem de deus, deixo uma evidência: Só retardados mentais ou suicidas se detonam, ou então os parasitados que por imposição dos parasitas fazem a mais dementes ações, leia mais sobre parasitas do reino animal e vegetal para entender como a coisa funciona.
      Só para ilustrar, a cândida albicans, um fungo biota de nosso trato intestinal e fundamental na síntese de diversos nutrientes, quando sai do intestino por conta da acidificação corpórea migra para o cérebro, pois é lá que está a maior fonte nutricional, e o que ela faz lá? Incita o ser parasitado a ter afeto por excremento, ele acha até legal o fedor de cu, se for mais intensa, gera coprofagia, entendeu o que são os amantes fecais e suas teses de "sexo anal"? Cândidas nascem nas fezes, candidas reproduzem nas fezes, candidas sexuam nas fezes!

      Parasitas são bem interessantes vale o estudo e acredite-me, te mostrará que 100% das patologias são parasitárias, mas os mérdicos não te dirão isso, ou a profissão dele e das farmáfias vai para a vala!

      Não entendi a questão dos 18 anos de militarismo.
      Mas achar que o que ocorre é gangue contra gangue é bastante ingênuo, é isso que os governantes querem que vc acredite, pois é assim que garantem as armas e aparelhamentos de cerceamento de massa!
      Se eu estivesse errado nenhum governo sequestraria armas das populações, pois armados nascem TODOS os animais e só nossas armas nos protegem, pois só elas estão conosco sempre!

      Não sei quem é tolkien, mas tampouco acho que esse personagem seja algo que preste, pois não argumentastes de forma convincente com o uso dos conhecimentos dele.
      Não estou tenso, tampouco preciso ficar calmo, estou sendo educado e respeitador de todos, só argumento de forma consistente e sem firulas dialéticas.
      Vaidade de vaidades, tudo é vaidade, e de vaidade em vaidade, lá vai idade!! 😀

    9. Peço desculpa queria dizer Búfalo Norte americano, sim os nativos caçavam só o suficiente para satisfazer as suas necessidades alimentares e como vestuário.

      https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Bis%C3%A3o-americano

      Por amor de (a divindade á escolha).
      Lascaux isto é tudo imaginação
      Então aqui na Europa andava tudo doido(na altura metade da Europa estava baixo um manto de gelo). As formações montanhosas são um registro assim como encontrar o esqueleto de seres preservados como dinossauros em 4 fazes e mamiferos como mamute tigre dentes de sabre e inumeros outros. E seres aquáticos em alturas consideraveis aí nos Andes, nos Himalaias, e a movimentação constante e continua das placas tectônicas. Onde era mar hoje é terra é vice-versa. Outros sempre terão sido mar e terra.
      Eu baseio-me mais na Europa
      Sim o homem usava a caverna como proteção(óbvio). A terra existe a milhões ou bilhões de anos já existiram pelo menos 4 extincoes de animais em massa. (Podem ter sido mais).
      Nós provávelmente não temos a tecnologia para comprovar mais fatos. Vai se descobrindo pouco a pouco.
      Se a idade da terra é um mistério nos homo sapiens sapiens aparecemos no último centímetro.
      E como queremos almejar conhecer tudo sem ter estado lá de fato?
      Sim parasitas é muito importante a glândula pineal:
      https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%A2ndula_pineal
      Essa parte muito importante será a mais atingida pelos mais recentes produtos nos últimas décadas precisamente para disfuncionalizar certas capacidades.
      Fiz serviço em tropa especial sei do que falas, mas não concordo, é só a minha modesta opinião.
      Tolkien é o que escreveu o Senhor dos Anéis 🙂
      Desculpa não acredito em divindade/s nem as seguiria.
      Penso por mim e aprendo conforme posso, convém, e como qualquer ser humano erro e acerto.
      Não somos o topo da cadeia alimentar. Sim possivelmente. Agora seguir Deidades e semideuses nunca.
      Mesmo que existissem: eu digo o meu caminho não necessito de patrões ou reis poderosos, vão á vossa vida eu vou a minha.
      O culto de personalidade e outros cultos não sigo, obrigado.
      Além do culto existe o oculto.
      Ocultare-esconder.
      Mas aí isto fica muito cheio.

      Abraço.

      ps: não liga muito para o Bolsonaro ele é oposição controlada.;)

      N ou Nuno

    10. foram ritualísticas, e o comer a carne mais ainda!
      Tinha mais de querer adquirir a potência do Bizão do que saborear o churrasco!
      Era ritual de passagem assim como massais fazem ao caçar leões!

      Lascaux não é nem a ponta do iceberg!!
      Sugiro que estude sobre as pedras de Glozel!
      Aí, sim vc terá base para esse tipo de debate!
      Só para ilustra, são pedras que foram proibidas pelo status quo porque mostravam o homem neolítico fazendo até tenis, calçados esportivos!!
      Vale ler mais sobre Robert Charroux!
      E se eu for me aprofundar a coisa não acaba, o que não falta são indícios "cavernosos sobre a evolução da humanidade, e todos comprovam que o humano está na face terrestre a mais de 2 milhões de anos! E isso "seus arqueólogos" só o que fizeram foi ocultar e sabotar com mentiras e tergiversações!

      Dessa forma acreditarei que acredita em aquecimento por antropocausas!
      Aliás, sobre isso basta estudar o que é termodinâmica para entender que nada do que o ser huymano faz aquece o globo terrestre, mas geoengenharias de chemtrails garantem os bolsões de calor pontual para legitimar as agendas de pulverização de insetos em cima das populações!

      Se vc diz que idade da Terra é um mistério, como pode afirmar ou endossar a fração pertencente à idade do ser humano???
      Percebeu a incoerência?
      Com relação a tudo que escreveu sobre pangeiagens e movimentos tectônicos sequer mencionei e não creio que estudo de rocha resolva as cronologias biológicas, vamos aos fatos!
      Um osso tem uma duração infinitezimal, se for comprimido por massa magmática (um tipo de rocha, basalto por exemplo) é ersmagado e nem o pó sobra, se for comprimido por massa sedimentar (outro tipo de rocha) poderá ou não sobreviver, depende do tamanho da camada, uma grande pulveriza o osso, se for por rocha metamórfica, ele vira a rocha metamórfica, pois rocha metamórfica é em tese isso mesmo osso e orgânicos comprimidos!
      Logo não há como auferir através do que afirma funcionar, visto que se falta peça do quebracabeça ele não funciona NUNCA!

      Com relação à pineal, só o que digo é sabotá-la é coisa de pinel (hospital sadicopsiquiátrico da fossa brasilis)! 😀
      Esqueceu de mencionar quer o fluor é um dos mais insidiosos! E é amansante!

      Continua

    11. Comi o início do post!!!
      Eí-lo:Caro Nuno,
      O bizão americano era caçado mais para o inverno, pois é couro, é chifre, é osso e é carne congelada!
      Mas as caças sempre…

      Agora o fim:
      Com relação à pineal, só o que digo é sabotá-la é coisa de pinel (hospital sadicopsiquiátrico da fossa brasilis)! 😀
      Esqueceu de mencionar quer o fluor é um dos mais insidiosos! E é amansante!

      Com relação ao "senhor dos anéis" vou fingir que não li, afinal não desejo para ninguém essa coisa de senhor de anéis, ainda mais se forem de couro! :´D :´D :´D
      Essa foi f…, agora só falta me falar do "precious" do gnomo!
      A única coisa que me levou a assistir essa demencia pró baitolagem foi um comentário que dizia que o hobits se masturbavam com os pés, e por isso tinham cabelo nos pés, chorei de rir com esse comentário!! 😀
      Essa de cabelada nas palmas das mãos também usaram no beavis e butthead! 😀

      Com relação à divindades, entendo como o escritor Mário Quintana: "Para os peixes do aquário, quem coloca a água é deus"
      Qualquer ser que que tem poder de vida e morte sobre o outro é deus!
      Somos as divindades para abelhas de apiários, somos a divindade máxima dos vacunos.
      E nesse caso é a mesma configuração do deus para a boçália humana e umana!
      Observe: O gado tem como sina pastar tal e qual o que ocorre na áfrica, e as migrações se limitam a poucos milhões de indivíduos!
      Mas graças ao deus bípede eles só nos prostíbulos dos cafetões de vacas latifundios da fossa brasilis são a mesma quantidade que humanos!!
      Ou seja, tal e qual a "divindade" dos humanos, nós fizemos o gado tomar o mundo e mais, eles têm mais terras do que nós, basta ver as dimensões latifundiárias!
      São protegidos contra os felinos, e todos os que os atacam, e quando estão cansados da vida pastante, ganham uma carona em uma "carruagem celestial" com pneus e vão para o céu!

      Acredita mesmo que isso é mera coincidência???

      "E os elohin , encantados com a beleza das as mulheres dos homens, tomaram-nas como esposas!

      Se observar o único "primata" que tem pelos em volta da boca são os humanos, o resto sempre tem pelo em todo lugar mas é escasso em volta da boca!
      A sexualidade do ser humano é artificial, basta ver os dimorfismos sexuais nossos, são exagerados, extamanete para catalizar a fornicação, isso não é coincidência e tampouco a anta darwin e sua teoria sustentam a contento essa proposta.
      Pegue os prazos evolutivos do ser humano e verá que não batem, é muito pouco tempo.
      Se eu seguir a lógica darwiniana terie que imaginar a drosófila hightec, pois elas fazem gerações a cada dois dias!
      Somos aberrações mutadas e remutadas diversas vezes!

      Com relação à autarquia pessoal concordo contigo ipisis literis!!

      Abraços

  3. Se judeus não tivessem, ao longo do tempo, respaldo de toda ordem de gentios, não conseguiriam obter tanto poder. E o movimento de espectro global que promoveu tal condição à partir do final do séc. 19, chama-se Sociedade Fabiana, de ampla maioria de judeus, é verdade, mas que cooptou intelectuais gentios europeus. O sistema, de cunho estritamente capitalista, desde então, passou a ter três vertentes principais: liberais, sociais-democratas e socialistas/comunistas, todos inseridos na lógica de dominação fabiana.
    Diferenciar a nocividade entre judeus ortodoxos, rabínicos, medievais e seculares (sionistas) seria recomendável e prudente…

    1. Pontuar no sec 19 a causa da desgraça é negar as barbáries e lobotomias anteriores!
      É uma forma de negar a culpa judia e gentia!!
      Só os fabianos eram maus, mas todos suportam a mesma lixeira!
      Isso não é por demais inverossímil não?
      Espero não ter sido "inverossimio"! 😀

    2. Caro Max, o que não falta no i-mundo é culpa, até masturbação gera culpa!! Nem preciso dizer que é tudo graças a deus, tudo culpa de deus!
      Perdoe-o, ele não sabe o que diz! 😀 😀 😀
      E não desista, água mole em pedra dura bate e molha de cara e no fim ainda fura!!!:D

  4. Toda a América Latina repete os mesmos erros históricos. Faz tentativas de troca troca com os poderosos. Não sabem que eles não praticam escambo. Praticam exploração domesticação domínio e rapina. Não se enfrenta isso com sistemas dialogais democráticos representativos. Não mais. Nunca mais. E como ninguém está disposto a arcar com o ônus das grandes rupturas nada feito. Nem na Venezuela nem no Brazil nem em lugar algum.

    1. Maria!

      "Nem na Venezuela nem no Brazil nem em lugar algum".
      Isso porque no Brasil, na Venazuela e em muitos outros lugares as necessidades básicas estão satisfeitas.Ninguém vai pôr em risco a sua vida se tiver a certeza de que em casa há um prato de comida cheio. E ninguém quer pensar que isso pode acabar, mesmo sem fazer nada.

      Grande abraçooooooo!!!

  5. Desprezem questões de demonização/santificação…abordem processos de dominação e da hierarquia de valores/conceitos imposta as sociedades ao longo do tempo!!! Pode ser? Obrigado!

    1. Caro Chaplin, nem pensar!
      Dominação, hierarquia de valores conceitos são na essência uma questão de demonização santificação!
      Estabelecer valores é maniqueismo,e maniqueismo É demo/santi!
      Hierarquização e demonizar um e santificar o outro!
      Para facilitar: Para mim quem come defunto É demônio, quem acredita em deus é demônio, e para vocês quem tenta sabotar seus direitos de se refestelar comdefunto é um demônio, basta ver algumas posições aqui no forum bastante claras ou até sutis com relação ao que coloco!
      Para vocês sexo lazer é o fino da bossa, para mim é a lixeira que perpetua lixos no i-mundo!
      Para a mulherada se arreganhar porque estão apaixonadas é prova de amor e sensibilidade, para o homem é prova de vagabundagem, e para mim é falta de carater! Só que a Vagina é a porta da vida e em última análise é a DIVINDADE, pois sem ela não há vida!
      E divindade não é para lixos entrarem e isso todas as fêmeas do mundo animal sabem e só quem finge não saber é a mulher!
      E não são só todas as mulheres, mas sobretudo todos os homens, pois se existisse homem no i-mundo, todos os estupradores e pedófilos seriam executados, todos os amantes fecais seria alijados, e todos os machos delta, ômega, zeta ou a baixa HIERARQUIA que seja, seriam até castrados se ousassem tocar em mulheres!

      E para finalizar observo que só existe divindade onde existe covarde e covarde é todo ser que aceita que outros HIERARQUICAMENTE sejam entendidos deus ou filhos de deus, ou salvador, ou até os "representantes da divindade" no i-mundo!
      E quem domina o i-mundo são os pastores e suas religiões!

      Agora pergunto: existe diferença de uma e outra questão?Acho que não!

    2. Hierarquizar não é sinônimo de estabelecer!
      Demonização/santificação é de cunho estritamente religioso, e invariavelmente elaborados por nuances de poder/dominação.
      Maniqueísmo se forma quando há conspiração, e conspiração também é um valor essencial à dominação e poder.
      Quanto a comer "defunto", prefiro me abster, mas que a ingestão de carne torna o comportamento mais agressivo, está comprovado.
      Quanto ao órgão reprodutor feminino, é um poder natural/exclusivo que as mulheres o identificaram como fonte de prazer. Não vejo problema. A questão é de se dar valor, enquanto pessoa, antes de qualquer condição, somos pessoas, e assim é que precisamos ver o outro.
      O problema não é a existência de hierarquia, mas o que é feito dela, e o quanto/como os envolvidos percebem essas relações. Não sendo assim, é pior do que covardia, é alienação!

    3. Só se hierarquiza estabelecendo quem é quem.
      Tente outra vez.
      Colocar as questões religiosas na esfera religiosa só serve para blindar as religiões que são as EXCRESCÊNCIAS ABSOLUTAS DA HUMANIDADE.
      É o velho esquema de compartimentar para ocultar o epistemológico.
      Tente outra vez.
      Essa do maniqueismo eu vou deixar para o vaso sanitário responder, nessa vc extrapolou seu direito ao prolíxo e chegou ao pró lixo!!

      Pelo menos do defunto vc se salvou!
      Não foram as mulheres que estabeleceram a Vagina como órgão de prazer foram as judias que por serem clones feitos de gene masculino (pegou-se duas células do adão e juntaram os Xs e o resultado é uma aberração hibrida formada pelas antecessoras do tal adão, com isso se garanatiu que as judias seriam masculinas em suas sexualidade, uma fundamentalidade para degenerar a humanidade, visto que com sexualização masculina elas são promíscuas como machos e não seletivas, tanto é que só geram LIXO, se eu estivesse errado a maior quantidade de fecalistas não seria JUDIA, vide o excremento que defecou nas cores do arcoiris comparando a elas excrementos imundos misóginos e fecoafetivos. E a lista não acaba, é só observar que vai ver que a cada fecalista humano existem pelo menos 10 fecalistas judeus.
      Eu vejo problema pois SEXO é reprodução e mulher usar a Vagina para saciar lixos (macho menos que alfa) é uma escarradeira de tísicos e gera FECALISTAS MISÓGINOS.
      SE vc tivesse um átomo de razão não existiriam os lixos que existem no mundo.Não existiria retardado mental que gosta de gozar com o pau dos gênios dizendo que as obras primas de g~enios é furto do poder criativo humano, NÃO É, é fruto exclusivo da qualidade intrínseca de APENAS UM humano, um MUTANTE para ser mais objetivo, um centésimo macaco, uma aberração capacitada que não faz a menor diferença na realidade da humanidade, uma realidade de boçais.
      Se eu estivesse errado todos saberiam inclusive fazer qualquer residência visto que TODOPS OS ANIMAIS DO PLANETA SABEM CONSTRUIR SUAS RESIDÊNCIAS, e os únicos quadrúpedes que precisam de engenheiros para fazê-las e endossá-las são as bestas humanas!
      Se vc estivesse certo todos não precisariam das industrias e tampouco dos inventores, visto que saberiam fazer o que os gênios fizeram e fazem (quando aparecem).
      A humanidade é composta por 95% de CACHORROS andando de duas patas e com roupas como animais de circo.
      E vtudo isso graças à mulherada usando suas vaginas para saciar EXCREMENTO acéfalo.
      Vagina TEM que ser só para o MELHOR, o RESTO que tome vergonha na cara e melhore.
      E para finalizar o atropelo:
      Se mulheres tivessem respeito por suas vaginas não haveria gordo, pois o gordo nada mais é do que o magro degenerado, e se elas deixam até gordos e fecalistas tocar em suas vaginas é sinal que esses gordos não precisarão se esforçar para melhorar e podem continuar com a saga porca sabotatória e criminosa que é pertinente ao gordo.
      Se mulher selecionar, gordo MORRE VIRGEM, e não reproduz a sua lixeira moral, física e psiquica.
      Mas não é isso que acontece e o i-mundo está a fossa que está.
      Vagina não é play ground de pusilânimes é prêmio para o MELHOR em todo o reino animal e não nascem fecalistas no reino animal.

      Só te mostrei que hierarquizou a alienação como seu modus operandi!

      Pediria que respirasse profundo antes de me responder, é desagradável responder argumento idiota!

  6. Sr. Excrescências. De tanto vomitar palavras vc acaba por escrever para vc mesmo…Hierarquizar no sentido de valores e conceitos, leia-se, uma mescla de humanismo, existencialismo e anarquismo. E vá estudar/pesquisar/se aprofundar em relações de dominância e deixar de ser um simplista que enxerga o individuo armado como solução.

    1. Com essa resposta o simplista sou eu?
      Simplista e tosco!
      Você não consegue ler meus textos pois não tem intelecto para isso, e eu é que preciso estudar? Textos do tamanho desse que eu escrevi eu leio em alguns segundos, e eu é que preciso estudar?
      Você com seus textos curtos e vazios, prolíxos e prólixo quer me ensinar o que é aprofundar em um tema???
      Sua noção de profundidade deve ter a profundidade de um vaso sanitário!
      E eu é que sou "as excrescências"?
      "Hierarquizar no sentido de valores e conceitos, leia-se, uma mescla de humanismo, existencialismo e anarquismo", isso, isso sim é uma excrescência!!!
      Você não acha que malcriação é feio em debate?

      Não fui eu que o humilhei, vc se humilhou só, quem escreveu esse monte de tolices grotescas foi tu, e agora tenta me ofender de forma covarde em um ataque ad hominem?
      Não consegue contrapor uma vírgula que escrevo ao ponto de interromper um debate para ofender a minha pessoa e não contestar a minha proposta!!
      Para vc é legal que as mulheres achem suas vaginas fonte de prazer, pois só assim consegue ter uma mulher!
      Você acha que se mulher selecionasse vc teria alguma chance de coito?
      Mulheres adoram inteligência, podem até por alguma razão despeitar mas lá no fundo o instinto reprodutor diz: esse é o macho que te dará boa prole!
      Mas ficar de fricote?? Não isso não excita mulher, mas pode até excitar um feco afetivo, afinal eles fricoteiam!
      Eu não tenho culpa de sua fragilidade, é vc quem se afunda em sua incoerência argumentativa e não eu que ponho as badalhocas em seus dedos para que as imprima em uma tela de computador, vc o faz por si mesmo!
      Tenha dignidade e brio e admita suas derrotas, admita sua incapacidade, pois só dessa forma vai algum dia deixar de ser o que é, vai humilde começar a crescer, em vez de ficar de fricote e mal criação como se fosse um adolescente deslumbrado porque o "fessor" disse que sua resposta em sala de aula foi profunda como uma pequena piscina na louça.
      Tente se comportar como se tivesse de frente para a pessoa com quem debate e e pense se não é esse tipo de comportamento que pode levá-lo a ficar sentado no chão, sem entender nada, cuspindo dentes porque não sabe se comportar.

      Se não quer me respeitar, pelo menos tenha respeito pelo blogueiro que te cede espaço para opinar.

      Passe bem

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: