Elogio do mulo

O mulo, este desconhecido.
O mulo é um animal fantástico. Híbrido entre um asno e um cavalo, é presente apenas na versão feminina (na verdade há só mulas). E a sua especialidade é o transporte.

Como o Isis, o mulo adquire uma importância estratégica fundamental. Alias, é possível dizer que sem o mulo o Isis não existiria.

Os especialistas afirmam que o Estado Islâmico é financeiramente independente, ganhando cerca de 2 milhões de Dólares por dia com a venda do petróleo: este é extraído dos territórios que o Califado ocupa, nos mesmos lugares onde até recentemente prosperavam gigantes como a Total ou a Shell.

Problema: não há oleodutos. Havia, mas a guerra devastou estas “autoestradas do petróleo” também.
Duas contas: dois milhões de Dólares correspondem a mais de 20.000 barris por dia; e cada barril contém cerca de 160 litros. Pelo que, o Isis entrega a “alguém” 2.800 toneladas de petróleo por dia. Como? Simples, com a ajuda do nosso herói: o mulo.

Pequeno pormenor: quantos mulos são precisos para entregar diariamente 20.000 barris? Isso é muitos mulos. Calculamos 4 barris por cada animal (e já são 640 quilogramas, coitados), o total perfaz 5.000 mulos. Uma coluna nada mal. Que, todavia, é invisível. Não adianta ter satélites que espiam o terreno 24 horas por dia, o mulo suporta o fadiga mas também é esperto como uma raposa. Um olho para o trilho, um para o céu, e logo que aparecer um satélite (o mulo vê melhor do que uma águia) o simpático animal esconde-se atrás duma árvore. Não há árvores? Pouco mal, o mulo enfia-se debaixo duma rocha.

É por isso que ninguém sabe para onde vai aquele petróleo todo. É impossível detectar os mulos: sejam um ou 5.000 deles, o resultado é sempre o mesmo.

Todavia, as mais recentes imagens fornecidas pela Rússia mostram que o mulo tem um temível concorrente: o camião-tanque. Este também tem a capacidade de desaparecer. Feitas as contas, 2.800 de petróleo por dia dá cerca de 130 camiões: uma coluna comprida no mínimo 1 quilómetro. Mas igualmente invisível.

Lembram-se do demoníaco camião cisterna de Duel, o filme de Spilberg? Então tremem, porque o Isis tem pelo menos 130 exemplares destes. 

Surpreendidos? Não é o caso: a realidade é bem pior do que isso.

O preço de cada barril triplica quando o petróleo é de contrabando. Outra vez as contas? Exacto. E as contas não mentem: o total pode chegar bem pertinho das 10 mil toneladas de petróleo vendido por dia pelo Isis, a produção diária de um País exportador como o Sudão.

Dez mil toneladas: não menos de que 15 mil mulos.

E os satélites, que podem ver qual jornal estamos a ler enquanto bebemos o chá na nossa varanda, não conseguem individuar 10 milas toneladas de petróleo que, dia após dia, percorrem centenas de quilómetros. Mas quem é o director da logística do Isis, o mágico Houdini?

Mas voltemos ao mulo: porque, apesar dos camiões demoníacos, o nosso amigo ainda mantém o seu papel de primária importância. Explica o Wall Street Journal que o tráfego de petróleo é realizado em jangadas que seguem a corrente do rio Orontes: mas para chegar desde os poços de extracção até o Orontes, que marca a fronteira entre Síria e Turquia, é preciso percorrer algumas centenas de quilómetros, no meio duma terra onde a única coisa que abunda é a areia.

É aqui que o mulo mostra outros dos seus poderes: o disfarce. Porque se evitar os satélites é um jogo para crianças, eludir as guardas fronteiriça da Turquia é bem mais complicado. As guardas turcas não brincam em serviço. E a verdade é tão simples como isso: ignoramos qual o disfarce que o mulo utiliza para passar a fronteira. É bem provável que o mulo varie com algumas frequência, justo para não tornar desconfiadas as guardas: um dia 15.000 bailarinas do Teatro Bolshoi, outro dia 15.000 escuteiros, e assim por adiante.  

Um formigueiro equino interminável, que percorre longas distâncias na invisibilidade total. Bechtel e os outros fabricantes de oleodutos nada entendem; porque desperdiçar tanto aço para construir pipelines caras e complexas? É só deixar que os mulos tratem disso: com um pouco de feno, podem distribuir os hidrocarbonetos para o mundo todo. E com a máxima discrição.

Admitimos: é o caso de pôr as botas na Síria: temos que desvendar o mistério do mulo, este humilde animal que desafia todas as leis da física e da óptica.

Ipse dixit.

Fontes: no texto.

23 Replies to “Elogio do mulo”

  1. Max, com toda sinceridade (eu não estou a brincar) nestes anos todos, este foi o melhor post que tu escrevestes. Desafio qualquer blog alternativo dos bons, capazes de fazer instigantes análises a realizar algo tão simples, e ao mesmo tempo tão contundente, capaz de fazer rolar por terra todas as empulhações oficiais de todos os países envolvidos nessa peça teatral em exibição por todos os órgãos de imprensa escrita, falada e televisionada. E, de lambuja, com um humor que, se o Charlie tivesse vez por outra, seria fantastique!

    1. Bem verdade Maria. Existem muitos bons blogges por ai mas, poucos como o informação incorrecta.

      Linguagem simples, directa e com humor.

      Acho que as "noticias" deviam ser sempre escritas dessa maneira porque, não só cativa a atenção das pessoas como toda a gente consegue entender.

      Grande parte dos textos que para ai se lê, parece que foi escrito por um dicionário e não uma pessoa !!!!

      Cumprimentos

  2. Aqui no Brezil, as mulas ja não existem mais praticamente, pois foram substituidas por motos!?
    Será?
    Descobrimos o mistério…foram exportadas!!!(Pelo menos a grande maioria quadrupede), porem, as mulas bipedes continuam aqui!!

    Zé Ruela

    1. Olá Zé!

      lololol…pois, exportadas. E pensar que pessoalmente gosto muito de mulas, burros, cavalos & c.!

      Infelizmente é verdade, estão a desaparecer. Uma vez eram os camiões dos agricultores, das empresas, e assim foi ao longo de séculos. Hoje são considerados "inúteis", uma pena…

      Abraçoooo!!!!

  3. Ena, c´um caneco que grande post! Isto sim vale a pena ler, ve lá Max que na Republica dos Cágados um bloguista colocou um post a explicar quem eram as empresas e os estados que compravam o petróleo ao ISIS … quais as exportações e serviços desses estados e empresas para delinear estratégias para boicotar essas empresas e estados… Epá …tretas… isto sim é informação de qualidade o que se aprende aqui sobre os mulos. Fantastique!!!!!!!!!!!!!

    1. Olá P.Lopes!

      "um bloguista colocou um post a explicar quem eram as empresas e os estados que compravam o petróleo ao ISIS … quais as exportações e serviços desses estados e empresas para delinear estratégias para boicotar essas empresas e estados"

      Uma lista! Adoro listas. Já publiquei umas quantas e vou continuar, pois são muito úteis: com outros blogueiros e a ajuda dos Leitores de todo o mundo fizemos falir a Coca-Cola, McDonald's, Monstanto e muitas, muitas outras. Ou falidas ou preocupadas, sem dúvida. É a força dos número!

      Abraçooooo!!!

    2. "com outros blogueiros e a ajuda dos Leitores de todo o mundo fizemos falir a Coca-Cola, McDonald's, Monstanto e muitas, muitas outras…" Meu caro Max, entre 2 hipoteticos blogueios que não atingiram o seu objectivo e que aparentemente e por isso serão iguais… entre o que tentou e o que apenas contou piadas pois achava o caminho impossível existe uma diferença abismal . Eu também adoro listas e piadas, a maior parte dos blogues são assim. É a força dos números…

    3. Meu caro P.Lopes,

      "entre 2 hipoteticos blogueios que não atingiram o seu objectivo e que aparentemente e por isso serão iguais… entre o que tentou e o que apenas contou piadas pois achava o caminho impossível existe uma diferença abismal"

      Sinceramente: tenho mesmo que responder?
      Não, acho que não é o caso. Nunca pedi esmolas aos Leitores e de certeza não vou começar hoje.

      Abraçooooo!!!!!

    4. Responder ? Mas não perguntei nada… pedir esmolas aos leitores??? O nosso dialogo começa a ficar surrealista… Ok o post é excelente!!! Pronto, não queremos ferir susceptibilidades.

      Abraçooooo!!!!!

    1. Tens aqui os videos a forças aeroespaciais Russas a destruir essas caravanas de camioes

      EXP001

  4. "Dez mil toneladas: não menos de que 15 mil mulos." Nada como a velha e boa matemática. De mulo em mulo a galinha enche o papo. E a esperança é uma expectativa cheia de medos dentro da realidade ilusória manipulada pelos controladores escravistas. Usam mulas e mulos para todos os seus bons negócios.

    Caro Max, dizermos que é o melhor "post" é um exagero, há "uma lista" de outros muito bons também. É por isso que estamos sempre retornando ao Informação Incorreta. Sinto muito, sou grato. Toda Paz.

  5. É , como vc mesmo diz, matemática básica, mas que nunca é feita por nenhum comentarista da mídia. Fazer o quê ?

  6. All those weird things you people are watching is false.
    The anwser: is from the defective Russian or Chinese satellites.
    That's false propaganda.
    We have your eyes on you.

    N.S.A.
    To serve and protect with or without donkey's.

    1. NSA?

      Now i'm really worried: gonna shut down this blog right away.
      Damn Russia, damn China: kill'em all!!
      And thanks for warning.

      Kisses & hugs!

  7. Quem meteu essa treta acima fui eu e ainda por cima mal escrito.
    É que com um post desta categoria é mesmo para dar asas à imaginação …
    Nuno

    1. Nuno,

      Os mulos que já não servem para transportar petróleo pelos vistos dedicam-se à prostituição.

      É a cereja no topo do bolo!

      Krowler

  8. Pela conclusão lógica: Mulos prostitutos, envolvidos no escândalo do "Muloduto" ;)))

    Nuno

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: