Antivírus: teste 360 Total Security

Dado que surgiu a exigência de mudar de antivírus (no Windows, pois Linux não precisa…), eis uma boa ocasião para testar dois antivírus gratuitos que estão a dar de que falar: 360 Total Security e Tencent PC Manager.

Sendo o mundo dos antivírus dominado há alguns anos por nomes bem conhecidos, é interessante avaliar as prestações destes dois produtos, tendo também em conta as suas origens: ambos, de facto, são chineses.

Os programas de protecção oriundos da China surgiram há poucos anos e as primeiras avaliações não foram as mais positivas. Acrescentamos a isso o facto da origem tão “exótica” poder ser encarada com uma certa desconfiança. Seja como for, os novos dados parecem mostram o contrário: em alguns casos, fala-se de produtos de excelência, que rivalizam e até ultrapassam aquelas que são as escolhas clássicas. Os produtos Made in China cresceram muito depressa.
Nesta primeira parte vamos analisar o antivírus 360 Total Security.

360 Total Security

O 360 TS é produzido pela Qihoo 360 Technology Co. Ltd..
Apesar de ser bem pouco conhecida no resto do mundo, na China fornece serviços internet para 495 milhões de pessoas e serviços móveis (smartphone, tablet etc.) para 673 milhões de utilizadores.

A “equipa” antivírus da Qihoo é composta por cinco produtos:

  • 2 para computadores (360 Total Security e Total Security Essential)
  • 2 para Android (360 Security e Clean Droid)
  • 1 para Mac (Internet Security for Mac)

Aos quais entre breve irá juntar-se um antivírus específico para os tablets.
Em ocasião deste teste foi escolhida a versão mais equipada para computadores Windows, o 360 Total Security. Como primeira coisa vamos observar os mais recentes resultados dos testes conduzidos pela empresa AVTest:

Fonte: AVTest

A prova não deixa dúvidas: 360 Total Security é um dos melhores antivírus em circulação, igualando softwares pagos como o célebre Karpesky ou BitDefender. Assinalável.
Mas ainda mais impressionante é a análise da ficha do antivírus chinês:

Fonte: AVTest

Não é preciso entender o idioma inglês: 360 TS conseguiu a máxima pontuação em todos os parâmetros, nomeadamente:

  • Proteção contra ataques de malware 0-day, inclusive ameaças web e e-mail
  • Detecção de malwares espalhados e prevalecentes descobertos nas últimas 4 semanas (conjunto de referência da AVTest)
  • Casos reais: visita de sites, download de software, instalação e execução de programas e cópia de dados
  • Falsos positivos ou bloqueios ao visitar sites
  • Detecções incorrecta de softwares legítimos como malware durante uma varredura de sistema
  • Falsos avisos em relação a acções realizadas durante a instalação e a utilização de softwares legítimos
  • Incorrectos bloqueios de determinadas acções realizadas durante a instalação e a utilização de softwares legítimos
Como explicar tais resultados? Nenhum truque. Aliás, um e bastante simples: 360 TS utiliza ao mesmo tempo não um mas três motores de protecção activos. Estes são o motor de Avira, o motor de BitDefender e, por último, o motor cloud  (online) próprio da Qihoo. Não admira que os resultados sejam os melhores…
Todavia, 3 motores (dois quais um cloud) podem abrandar o funcionamento do computador ou a navegação em internet. Pelo que, melhor instalar e verificar.

Teste

Instalação
O processo de instalação prevê o download dum pequeno file (32 MB),
depois do qual inicia a verdadeira instalação do programa. O tempo
necessário é bastante curto, na média deste tipo de processo; e não são presentes “patrocinadores” ou outro tipo de publicidade.

A instalação não presenta dificuldade nenhuma. Após ter desinstalado completamente o velho antivírus (nunca deixar dois antivírus activos na mesma máquina para evitar conflictos), é só visitar o site oficial 360 safe e escolher qual a versão desejada.

Entre as duas presentes (360 Total Security e 360 Total Security Essential) aconselho a primeira: a diferença entre as duas é que 360 Total Security Essential não inclui algumas funcionalidade que não afectam o nível de segurança oferecido mas que podem ser úteis: é o caso de Clean Up (que elimina os ficheiros supérfluos), Speed Up (que acelera o início do computador, por exemplo) e, sobretudo, Wifi Security Check (que, obviamente, actua sobre a segurança da nossa rede wi-fi). Também a versão Essential oferece a protecção em real time, mas as possibilidades de personalização são mais limitadas.

Consumo
Terminado isso, vamos confrontar o consumo do novo antivírus com um reconhecido como “leve”, o Avast Free:

  • Avast (com ligação à internet mas sem nenhum programa activo): 31.172 K
  • 360TS (mesmas condições com 2 motores de protecção activos): 43.924 K
  • 360TS (mesmas condições com 3 motores de protecção activos): 68.476 K

O consumo não é pequeno: desfrutando a máxima protecção, a quantidade de memória utilizada é mais do que o dobro do Avast. Melhor o caso em que sejam só dois os motores utilizados, o proprietário e Avira. Nesta configuração, a carga não fica tão longe do Avast (que, lembramos, é um antivírus bastante “ligeiro” neste aspecto).

Para concluir, 360TS é uma excelente escolha para computadores recentes, enquanto pode criar alguns problemas de fluidez nas máquinas (muito) mais antigas. Neste caso, pode ser uma boa solução desactivar o motor BitDefender: teremos um consumo limitado e uma protecção que pode contar sempre com o óptimo motor Avira (um dos melhores no universo antivírus) e aquele cloud da Qiiho. Além disso, será poupado o espaço de 800 MB, necessário ao motor BitDefender.

Nos outros casos, como é óbvio, o conselho é aquele de optar para os três motores em simultâneo.

Utilização
Outro ponto realçado por AVTest é a usability, isso é, a facilidade de utilização.
Neste aspecto nada para apontar: os menus (todos em idioma português) são intuitivos, não deixando dúvidas acerca das funcionalidades de cada itens. A interface é também clara e moderna.

As verificações (Scan) são bastante rápidas. A Verificação Rápida demorou pouco mais de 2 minutos, a Verificação Completa 12 minutos no total. Todavia, é preciso realçar como o disco rígido analisado esteja dividido entre o sistema operativo Windows 7 e um sistema Linux: e é este último que ocupa a maior “fatia” do disco, sendo a parte de Windows bastante reduzida (pouco mais de 100 Giga). Em caso de discos maiores e, sobretudo, bem “cheios” os tempos serão logicamente maiores.

Voltando ao antivírus: existe também a Verificação Manual, com  qual é possível escolher a componente que deve ser analisada.

Algumas características às quais prestar atenção.
A janela principal do programa é a seguinte:

Mas aquela que interessa maioritariamente após a instalação é esta:

É fundamental activar pelo menos o motor antivírus Avira (ícone vermelho), sendo que a máxima protecção estará presente activando também o motor BitDefender (ícone viola). O motor Cloud é activo de default.

Nesta página, sugiro carregar na Lista de Permissões (em baixo à direita) para:

  • em Opções Gerais seleccionar Acceleração do Arranque, Activar Actualização Automática,  Activar Protecção Proactiva.
  • em Opção Gerais: desactivar Connectar Facebook Automaticamente e Junte-se ao Programa de Aperfeiçoamento, duas funções das quais ninguém sente falta.
  • em Protecção Proactiva instalar o suporte para o navegador, desde que aquele utilizado seja um entre Firefox, Chrome, Opera e Yandex.
  • em Protecção Proactiva escolher também Protecção às Compras Online.

Os módulos de protecção são 14 em total:

Além das funcionalidades clássicas, realce para a protecção da webcam, o bloqueio de keylogger, a protecção das compras online e a protecção Proactiva que não sei o que significa mas faz boa figura….

Na aba Ferramentas encontramos um item muito importante: a Sandbox.
Este (literalmente: caixa de areia) é um lugar virtual que o antivírus cria e no qual podem ser experimentados novos programas sem que estes possam alterar as definições do computador (como o registo). Em caso de problemas, portanto, isso impede que um maleware possa espalhar-se, ficando confinado na Sandbox. Particularmente útil no caso de programas descarregados de páginas web “suspeitas”.

Na mesma aba é presente a opção Actualizações: esta não trata das definições antivírus mas sim das actualizações do sistema operativo, que podem desta forma ser descarregadas directamente a parti daqui.

Na aba Liberar Espaço encontramos uma ferramenta para a  limpeza do computador. Útil para economizar espaço mas para obter um melhor resultado recomendo um programa nascido de raiz para este efeito, como o óptimo CClenaer.

Como parte do teste experimentei esta função oferecida pelo 360 TS e não encontrei nenhuma contra-indicação (nenhum ficheiro “delicado” foi apagado). Todavia, CCleaner limpa mais e mais em profundidade.

Na aba Acelerar o PC encontramos alguns itens cuja optimização permite melhorar o desempenho do computador, sobretudo em termos de velocidade. É uma função que não faz milagre e, dado que os efeitos são os mesmos de outros programas, é possível utilizar este modulo já presente no 360TS e evitar assim de descarregar um outro software. 

Navegação
Três motores activos, dos quais um cloud, podem criar problemas na navegação internet? Abrandamentos, bloqueios, falta de fluidez?

Testei o antivírus 360TS numa máquina Intel Pentium 3.00GHz, placa gráfica Invidia GeForce 210, 4 Giga de RAM, sistema operativo Windows 7 Ultimate 64-bit, ligação internet 100 Mega. Portanto, não um topo de gama mas um equipamento médio.

Durante uma semana de normal utilização não notei nenhuma diferença entre as prestações obtidas com o anterior antivírus (o Avast, que julgo ter feito um óptimo trabalho neste aspecto) e aquelas com 360TS. O antivírus chinês é muito pouco invasivo (aliás, nem se nota) e rapidamente esquecemos de tê-lo instalado.

Nenhum problema ou abrandamento também no caso de download.

Avaliação

Admito ter ficado impressionado com o produto da Qihoo: é gratuito, mas está recheado de funcionalidades e pode contar com três motores antivírus, dois dos quais representam o topo no sector (e um faz parte dum programa disponível em Portugal e no Brasil apenas na versão a pagamento).

Não é leve, nem no tamanho (mais de 2 Giga uma vez instalado), nem nos consumos de memória (68.476 K utilizados com os três motores activos: mas durante a navegação pode facilmente pular para lá dos 200.000 K…): todavia é intuitivo na utilização e bem “silencioso”.

A excelente avaliação de AVTest é a cereja no topo do bolo: 360 Total Security alcança o mesmo nível dos dois melhores antivírus pagos, Karpesky e BitDefender, ultrapassando no reconhecimento das ameaças nomes “históricos” como Avast, Norton, AVG, F-Secure, Trend Micro e outros.

Conclusão: o antivírus 360 Total Security da Qihoo é altamente recomendado, sobretudo em caso de computadores razoavelmente recentes.

Sobra uma questão: a privacidade? Afinal é um produto chinês…
Acho ser este um problema relativo, se não até falso: hoje bem sabemos como a privacidade em internet seja uma miragem. Qual o sentido de ter pesadelos por causa do antivírus chinês se depois todo o nosso correio electrónico é tranquilamente vasculhado (e nem sabemos por quem) com ou sem antivírus?

Pessoalmente acho ser possível confiar em produtos desenvolvidos por empresas tão ricas que têm todo o interesse a expandir-se além das fronteiras nacionais e que não arriscam deitar tudo por água abaixo apenas para roubar informações de duvidosa utilidade. Afinal, não é repetido que o melhor antivírus é Karpesky? E por qual razão? Pelo facto da empresa ser russa? Ou preferimos o Norton da Symantec, com sede ao lado da Google?

Se o desejo for a privacidade, as escolhas que têm de ser feitas são outras (um sistema operativo Linux, um navegador Tor, um sistema para criptografar os dados mais sensíveis, etc.). Pessoalmente escolhi ficar com 360 Total Security, pelo menos até a próxima semana, quando será testado o Tencent PC Manager: conseguirá ser melhor?

Página oficial antivírus: 360 Safe (idioma inglês)
Página oficial download: 360 Total Security (idioma português)

Ipse dixit.

28 Replies to “Antivírus: teste 360 Total Security”

  1. ok Max, vou testar também, disseste GRATIS? vou experimentar! Se USA vasculham nossas pegadas… teremos chineses vasculhando também… No final se quisermos privacidade real ´negócio e viver em caverna.

  2. Desconhecia este AV, que irei testar.
    Mas, deixo aqui a minha opnião de AV, sempre usei e uso o Avira e recomendo a todos, desde a sua criação.
    O Avira é gratuíto, tem versão paga com mais opções, e não está limitado a periodos de expeimentação de 30 dias que depois requer registos.
    Não compreendo porque o Avira, sempre foi marginalizado (não aparecendo) em testes de AV, quando ele sempre foi dos melhores em protecção, e numa coisa que é imbatível: corre numa máquina Pentium D, com Win XP e 1.5GB de RAM sem se notar algum problema de performances. Já testei de todos nela e nenhum chega a ser tão fluido, sem comprometer o us o da máquina.

    1. Utilizo o Avira gratuito ha coisa de 10 anos e estou bem feliz. Por vezes ate faço coisas arriscadas conscientemente e la aparece o Avira a avisar do perigo.
      Este 360 tambem parece muito bom e pensei em experimentar mas apos ler que usa o motor dao Avira vou deixar o pc como esta e experimenta-lo apenas no tablet android.

      EXP001

    2. Olá!

      Utilizei Avira ao longo de anos e mudei só porque estava cansado dum antivírus que nunca me dava problemas 🙂

      O motor do Avira está há anos no topo por capacidade de protecção, é uma óptima escolha. Infelizmente as últimas versões gratuitas perderam algo em máteria de funcionalidade (que passaram a ser pagas), mas o motor é sempre um dos melhores: uma óptima escolha.

      Abraçooooo!

    3. Sempre o fiz na mesma posição e mudei porque estava cansado de uma posição que nunca me deu câimbras 😉

      lol

      Abraçooooo!

      EXP001

  3. Olá pessoal

    Estou testando-o desde que li esse post, e um pendrive que pensava jogar fora porque não consegui limpar com Avast, este AV que o Max divulgou o limpou de 30 virus pegos em ambiente acadêmico… os arquivos não puderam ser salvos, eu os formatei e estão realmente limpos. O/ !!!

    1. Obrigado Gi!

      Eu já instalei o outro produto chinês, o Tencent, para testa-lo, mas acho que a seguir volto para o 360, muito mais simpático…

      Abraçoooo para Gi!!!

    2. …continuando, lá nas configurações, se os arquivos winrar ou zipados estiverem desabilitados para varredura selecione essa opção, não vamos deixar vírus enrustido, não é?
      Por enquanto estou gostando desse AV!

  4. Parece bom mas falta algo importante a firewall? A do comodo pode servir?
    para já fico pelo avast premier até 2050 (atenção a ultima versão saída no fim do mês passado já não permite o truque, portanto nunca actualizar a versão só os outros updates normais, claro) a ultima é a 2015.10.2.2215 qualquer anterior funciona.

    PS: o anónimo não se responsabiliza só quer dar uma ajuda.
    e se for contra as regras é favor apagar, não quero causar aborrecimentos.

    1. Olá!

      Infelizmente, cada vez mais os antivírus gratuitos não incluem um firewall. É uma pena, pois este é um instrumento indispensável na óptica da protecção, é uma lástima porque a intenção é empurrar os clientes a adquirir a versão paga.

      Felizmente há em circulação bons firewalls. A propósito: após o outro anti-vírus chinês vamos espreitar este tipo de componente também.

      Não sabia do truque com Avast! Obrigado!!!

      Abraçoooo!

  5. ups esqueci ultima versão 2015.10.0.2208 + ZeNiX. Pode se meter depois até a penúltima versão funciona na mesma. A ultima só dá 1 ano com medicina apropriada está é mais completa.
    CCleaner Professional+Malwarebytes Anti-Malware Premium(tudo com visto médico).

    Nos melhores*torrents perto de sí 😉

    aNóninmus

  6. Bem observado, Chaplin (agora não troquei o nome).
    O problema não será a tecnologia em si, o problema é quem a usa para os piores fins.
    Aliás acho que não há muito paa falar, já se sabe a equação: quanto mais tecnologia menos privacidade e dependência a isso juntar a obsolencia e pior a obsolencia programada.
    abraço
    Nuno

  7. 360 total Security na minha opinião e o melhor, descobri isso depois que vi ele encontrando keylloger , tinha duvidas se meu pc tinha um keylloger ou não instalei ele e fiz uma varredura pra minha surpresa o danado tava escondido e foi removido, tinha testado vários mas só o 360 total Security foi eficaz, assistam esse vídeo, – https://www.youtube.com/watch?v=b3SO41LpNR4

  8. Quem fala que o linux não tem vírus, não conhece nada do sistema, taí o Android, que logo de cara, ao instalar qualquer app pede pro usuário autorizar o uso de dados, uso da rede, dos contatos, dos e-mails, do Card, uso da vida do usuário, uso da sua alma….vão estudar cambada de modinha.

  9. Eu sou o cara que falou que o linux tem vírus, acima, e falo, o 360 é o único que pega phishing on line via flash vídeo, e hi-jack nos cookies do navegador… ANOTOU? O resto, e neste caso exceto o kaspersky acima do K. InternetSecurity e o Avira IS pode fazer igual. Todos os outros e inclusive o Linux comem bola, porque a praga entra como atualização de pedaços de páginas do navegador e vai pras bibliotecas. Vai de boa no 360 eu recomendo.

  10. Boa tarde. Instalei este esta aplicação no meu telemóvel que é um ZTE Blade G LUX e neste momento não consigo ligar o aparelho. Sempre que o tento ligar aparece a mensagem com a indicação, "Lamentamos mas o 360 Security foi interrompido" e não consigo passar daí. Alguém me pode ajudar a ultrapassar este problema? Obrigado

  11. e ae qual a avaliação do qual é o melhor entre Tencent PC Manager e o 360 total Security para notebooks com windows 10, estou esperado resposta. ultilizo advanced system care 8 pro trial, otimizador com antivirus,com o complemendo indicado iorbt 4.1 antivirus quem vem com bitdefender junto.

  12. Muito bom este Blog, gostei demais e contém informações claras. Bom e falando de 360 Total Security, eu já utilizei e recomendo a todos, pois vale apena e o programa protege muito bem. O que eu gosto muito dele além da proteção, limpeza e otimização, é também a verificação USB sempre quando conectamos um Pen Drive no PC, isso eu acho ótimo e aumenta mais ainda a confiança e nos dá mais incentivo ao uso. Atualmente utilizo o Avast! um antivírus que utilizo a anos, o que faz falta nele e em outros mais populares é a verificação USB para dar mais proteção ao computador sempre que conectarmos um Pen Drive ou Cabo USB, mas nenhum dos populares e mais usados tem isso. O Avast! detecta muito bem mas sem aviso, mas eu mesmo sinceramente gosto de acompanhar uma varredura sempre quando conecto um Pen Drive ou Cabo USB ao PC. Por isso que estou prestes a voltar a utilizar o 360 Total Security, eu pensei em utilizar o PSafe mas tenho dúvidas, até porquê os desenvolvedores não atualizaram mais a ferramenta pelo que notei.

    Parabéns pelo Blog voltarei mais vezes.

    Qualquer coisa, dá uma passada no meu: http://www.cristiansall.es ou http://www.cristiansalles.com

    Abraços.

  13. Bom anti-virus. No entanto cuidado com a ferramenta de libertar espaço; pode apagar ficheiros importantes de programas de Torrents e dados guardados de jogos on line.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: