A receita original do Pesto Genovês

Hoje é Segunda e, como reza a Torah, “Não é semana se da cozinha não sai uma banana”.
Esquisito? Pois, mas não se esqueçam que na Torah a cabala é importante.
Pelo que: culinária!

Há alguns tempos circula pelo mundo fora a moda do “pesto”.
Nos programas de culinária (coisa que não falta), os chefes pegam em algo de verde, misturam com outras coisas, partem tudo em pedacinhos e eis que sorridentes anunciam ter criado o Pesto.

Informação Incorrecta diz “Basta!” perante esta vergonha: uma Humanidade que não sabe distinguir um Pesto original duma lama esverdeada não merece salvação. Eis, portanto, o blog empenhado na gravosa tarefa de restabelecer ordem e justiça, para que a paz nas cozinhas possa reinar soberana.
Eis a verdadeira receita do Pesto, escrita por um Genovês 100% (eu!).
E que raio…

O Pesto, Nirvana de Manjericão

O Pesto é uma receita muito antiga. Quanto antiga? Muito antiga, já disse, não me façam repetir as coisas que já estou enervado. A primeira forma de Pesto foi descrita por Virgílio, escritor romano. Mas o pesto tal como é conhecido hoje encontra a primeira versão escrita só no 1863, no livro La Cuciniera Genovese de Giovanni Battista Ratto.

A base do Pesto é o manjerico. Mas não um manjerico qualquer: o manjerico cultivado em Pra’, que é um bairro de Genova. Porque de Pra’? Porque aí existe um microclima, algo muito particular. Sorte vossa: eu cresci em Pra’.

Inútil procurar: não vão encontrar. E nem pensem que agora eu comece a enviar o manjerico de Pra’ para os Leitores todos. Esqueçam: eu também aqui em Portugal tenho que contentar-me com o manjerico “normal” que tem um ligeiro travo à menta (o de Pra’ é mais doce).

Outro protagonista importante do Pesto é o almofariz de mármore com colher de madeira: “pestar”, no dialecto de Genova, significa “esmagar”. O Leitor dirá: “Mas eu não tenho um almofariz de mármore e nem uma colher de madeira!”. Ahi Minha Nossa Senhora de Todos os Molhos… então façam como minha mãe, que é preguiçosa (deve ser genético) e usa a varinha mágica (ou o liquidificador)..

Depois: o azeite. E lamento, aqui não há substitutos. Ou é azeite extra-virgem ou nem vale a pena começar: deixem tudo e encomende um sushi, aquele é o vosso destino.

E que mais? Claro, o queijo. Nomeadamente dois tipos de queijo. Um é o clássico Parmigiano (mas a versão mais barata, o Grana Padano, é excelente na mesma), o outro é mais difícil de encontrar:
trata-se do queijo Pecorino. Ou que é isso? É queijo de ovelha (“Pecora”), bem curado e rijo.

Mais: pinhões. Não encontram os pinhões ou acham demasiado caros? Então substituam com as nozes. Isso mesmo, nozes, os frutos da nogueira comum. Não as nozes cajú, as pecans etc: só as velhas e simples nozes. Que são caras na mesma.

Mais ainda? Alho e sal. E nada mais.

Agora, Senhoras e Senhores, eis a receita original segundo o Consorcio do Pesto Genovês.

Pesto Genovês

Esta a receita para condimentar 600 gramas de massa (o ideal são os gnocchi ou massa parecida, mas uma massa rija, tipo spaghetti, presta na mesma. Eu aconselho os clássicos maccheroni).

Ingredientes:

  • Manjerico: 50 gramas
  • Azeite Extravirgem: meio copo
  • Queijo Parmigiano: 6 colheres
  • Queijo Pecorino: 2 colheres
  • Pinhões: 1 colher
  • Nozes: 1 colher (em substituição dos pinhões)
  • Alho: 2 cabeças
  • Sal: um pouco

Preparação:

Então é assim: peguem nas folhas de manjerico, lavem em água fria, depois ponham a secar por cima duma pano.
Entretanto, no almofariz (ou no liquidificador ou num tacho com a varinha) esmaguem o alho. Costuma ser 1 cabeça por cada 30 folhas de manjerico.

Sugestão importante: antes de esmaga-la, cortem a cabeça de alho e retirem a parte verde que está no centro. É aquela a parte que as pessoas costumam não digerir.

Depois juntem alguns grãos de sal. Atenção: já o queijo de ovelha costuma ser salgado, pelo que não abundem. E amalgamem tudo.

Chegou a altura de acrescentar o manjerico? Sim, chegou a altura. Mas não tudo duma vez: devagarinho. E aqui percebe-se a função do almofariz: os óleos essenciais do manjerico ficam nas pequenas “veias” das folhas, que não devem ser trancadas (como faz o liquidificador) mas esmagadas com um movimento rotativo. Caso seja usada a varinha mágica ou o liquidificador, atenção para que o azeite não fique quente.

Quando o manjerico começar a deitar um líquido verde, é altura para juntar os pinhões também (ou as nozes). Uma vez que estes estarão amalgamados com o resto, acrescentem os dois queijos e a seguir o azeite (extravirgem!).

Acabou? Acabou! Nada difícil, não é? O mais complicado é encontrar os ingredientes certos…

Massa com Pesto

Trofie com Pesto

Dica: quando for preparada a massa com o Pesto, é bom retirar duas colheres de água onde a massa cozeu e junta-las ao Pesto. Que assim fica mais diluído. Mas deve ser a mesma agua onde foi preparada a massa (contém amido).

Quanto ao tipo de massa.
O Pesto pode condimentar qualquer tipo de massa, mas os melhores resultados são com a massa fresca (tipo gnocchi ou ravioli).

Em Genova é comum come-lo com as trofie, espécie de gnocchi muito pequenos, ou com as trenette: estas fazem lembrar os esparguetes, mas são se secção rectangular e são mais curtas.

Conservar o Pesto

Simples: pegar num vaso de vidro não muito largo, deitar o Pesto e cobri-lo com uma fina camada de azeite (que evita a formação de bolor). Desta forma, no frigorífico dura uma semana.

E no congelador? Bom, não é uma grande solução…mas neste caso dura um par de meses. 

Pesto com batatas

Variante: o Pesto com batatas. Que depois era a maneira de fazer o Pesto da minha avó (tomem nota,
estas são notícias importantes).

Ingredientes e Preparação:

A receita do Pesto é exactamente a mesma. Só que temos de pegar numa panela e pôr a ferver água. Está a ferver? Ainda bem que tenho pressa. Então juntamos duas batatas, sem casca e cortadas em cubos. Ah, e já agora juntem também feijão verde, sem as pontas que são mais rijas: 200 gramas de feijão chega.
As batatas demoram uns 15-20 minutos para ficarem cozidas, pelo que regulem-se. Cinco minutos antes de desligar o fogo, juntem a massa (crua!) e esperem que fique pronta.

Está pronta? Olha, foi rápido. Então retirem a panela do fogo, ponham num tacho e juntem o Pesto. E comam.

E este é o Pesto.
Qualquer receita com outros ingredientes não será Pesto. Portanto, lutem para que a Verdade seja conhecida, defendam o Pesto autêntico e espalhem a palavra. Se num supermercado encontrarem Pesto feito com outros ingredientes, peguem nas embalagens e partam tudo gritando “Vade retro Satanás!”.
Digam que eu autorizei.

Ipse dixit.

3 Replies to “A receita original do Pesto Genovês”

  1. Espero não despertar a sua ira ,caro amigo. Mas prefiro o pesto vermelho, com tomates secos.
    A cor verde para um carnívoro inveterado, não é muito atraente….

  2. O assunto é delicioso Max. Mas gostaria sugerir um assunto extremamente palpitante e muito pouco comentado. As relações entre a liberação de gás metano nas regiões próximas dos pólos geográficos, devido a queda dos níveis dos oceanos e a elevação gradual da temperatura média do planeta. Um renomado cientista biólogo do Alabama(USA) acompanha tal situação desde 2007 e estima que até 2030 haverá uma elevação de 5 graus e até 2050 uma elevação de 15 graus. Isso acabaria com praticamente toda vida vegetal, e contrariamente aos estudos difundidos, poderia poupar pequenas populações próximas dos oceanos, que serviriam como uma proteção. Parece estar se aproximando, rapidamente, um duelo muito interessante. Elite dominante x natureza. Quem escolherá os sobreviventes, caso ainda possam existir…

  3. Gostei da matéria! Pesto de verdade, com pinolis, e somente as folhas do manjericão, evita-se o caule que dá muito líquido. Adoramos antepastos!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: