Coca Cola: chega Fairlife, o verdadeiro leite!

Fome no mundo? Falta de água? Já era.

A Coca Cola acaba de descobrir uma bebida excepcional, algo fruto de décadas de pesquisa e que irá revolucionar o planeta tal como o conhecemos.

Não é a primeira vez que a empresa de Atlanta pasma o mundo com avanços que parecem saídos dum livro de ficção científica. Há alguns anos atrás a Coca Cola tinha inventado outra bebida revolucionária: a água, vendida com o nome comercial de Dasani.

Teria sido um sucesso não tivesse sido pela obtusidade dos clientes que não entenderam as vantagens de comprar a mesma água que saía das torneiras. Porque Dasani era sim água de torneira, não de fonte natural, mas era da Coca Cola, que enriquecia o líquido com preciosos sais minerais e, como mais valia, um pouco de bromato, potencialmente cancerígeno (mas só potencialmente!).

Dasani desapareceu mas a Coca Cola não desistiu da tentativa de criar um mundo melhor.
E chegamos aos dias de hoje, com a nova descoberta.

O nome da bebida? Leite.
Ok, em teoria já existe o leite mas tentamos ser sérios: é possível beber algo que sai duma vaca? Onde fica a higiene? O leite da Coca Cola é diferente.

Para já o nome não é “leite” que, admitimos, é um bocado banal: é Fairlife, que podemos traduzir com “Vida justa”. E nós precisamos duma vida justa.

Depois o custo: cada embalagem será vendida ao dobro do preço do leite normal. E sabemos que, como reza o ditado, “o barato sai caro”, pelo que vale a pena investir.

Mas o que diferencia Fairlife do leite comum é a composição. Cada embalagem tem 50% mais de proteínas, 30% menos de açúcar quando comparada ao leite normal e nem tem lactose. O que é fantásticos. Não é claro por qual razão uma pessoa saudável deveria precisar dum leite com mais proteínas, menos açúcar e sem lactose, mas isso importa até um certo ponto.

O que conta é quanto escrito nas páginas internet de Fairlife: o leite é filtrado e dividido em 5 componentes (água, gorduras,
proteínas e minerais, lactose), depois a Coca Cola recombina tudo e enfia o “novo
leite” na garrafa. Exactamente o que faz Mãe Natureza, só um pouco mais técnico. É por esta razão que a versão Fairlife 2% tem isso mesmo: 2% de puro leite. Mais natural é impossível.

Doutro lado a saúde dos consumidores sempre foi o centro das atenções nesta nova aventura da Coca Cola. Como afirma o vice-presidente Sandy Douglas:

Se fizermos as coisas direitas o dinheiro virá em baldes.

E esta é uma garantia.
Esperemos que a coisa funcione porque a Coca Cola precisa de dinheiro.

A maior empresa de bebidas do mundo está em crise: só em 2013, as suas vendas caíram 2% em relação ao ano anterior. Um declínio que já dura há nove anos e 2014 não está melhor olhando para os resultados parciais. A empresa encerrou o terceiro trimestre com um lucro líquido que caiu 14%, passando de 2,11 biliões de Dólares para 11,98 biliões. Uma autêntica miséria.

É uma tendência que vem de longe e abrange todo o campo dos refrigerantes, que está a passar por um período difícil: o problema são mais uma vez os clientes que, apesar de engolir quantidades industriais de latas, continuam a engordar. Então os nutricionistas proíbem os refrigerantes. Dá para acreditar?

Única nota negativa: o produto será lançado no mercado em Dezembro mas apenas nos Estados Unidos. Nós teremos que esperar mais um pouco. Entretanto, podemos aproveitar para começar a abandonar o nojento leite de vaca com um processo de desintoxicação e preparar almas e corpos para o novo leite.

Ipse dixit.

Fontes: BBC, The Guardian, Fairlife

7 Replies to “Coca Cola: chega Fairlife, o verdadeiro leite!”

  1. E eu que tinha desistido de beber leite!
    Se aquilo tivesse 1% de leite ainda me convencia, agora 2%, já não dá. Se desistí, é mesmo para desistir!

    Krowler

  2. Se quisermos ser cuidadosos, entre beber leite ou este produto artificial, que venha o diabo e escolha!

  3. Fico imaginando ate que ponto vai a burrice do ser humano, até que ponto chegaremos, nós nos envenenando e pagando por isso. Eu mesmo ainda adoro uma coca litro com limão e gelo, sei do mal sei do veneno mas as vezes tomo.
    Mas leite não sei não, vender a ideia de que a coca vai fabricar algo benéfico para saúde não vais ser fácil de emplacar, vai ficar meio ridículo assim como o McDonald´s colocando uma frutinha junto com o lanche. Infelizmente eu sou geração coca cola mas meu filho de sete anos prefere um suco de laranja bem gelado.

  4. Boa noite Max, muito le gal e divertido, inteligente seu artigo, me alegro com sua ironia, kkkk….Sabe aqui no Brasil, vai ser campeão de vendas, pois o pessoal, adora a tal Coca-Cola, e leite "produzido" pela empresa os deslumbrados vão amar….Sem contar que por aqui estãohá muito tempo adulterando o leite, com água oxigenada, sal, e outros produtos quimicos, caso de policia, mas comentam "levemente" sobre isso e não falam mais a respeito, quando uma empresa é pega colocando esses produtos para aumentar o leite, novamente volta a midia, e …desaparece. Importante mesmo é falar da politica, do congresso e tentar por tudo derrubar a presidenta, o resto não tem pressa. Enquanto isso , bebês, idosos, nós todos somos envenenados diariamente, pois já não se sabe qual marca é honesta mesmo….De tal maneira que esse "leite" vai fazer sucesso, pois droga por droga, veneno por veneno, ficamos com os mais famosos. Tenho usado leite em pó na culinária e café e chá para substituir. Abraço.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: