Insólito: as pinturas de Chhattisgarh

O Chhattisgarh é um estado no centro da Índia, rico em pinturas rupestres: não é raro encontrar
figuras que apresentam seres humanos e animais em cenas da vida quotidiana.

No entanto, algumas destas imagens têm umas particularidades.

Animais como cangurus e girafas não são espécies nativas da região mas parecem ter sido retratadas.

Outras são ainda mais esquisitas: representam estranhas criaturas híbridas e algo que pode ser interpretado como objectos voadores. Para ser mais precisos: Ufo.

Um ideia de alguns “complotistas” ou visionários? Nem por isso: a ideia é da Secretaria de Estado de Arqueologia e Cultura de Chhattisgarh, que pediu apoio à Organização Indiana de Pesquisa Espacial. Explica o arqueólogo J.R. Bhagat:

As obras reflectem a crença generalizada entre os seres humanos antigos de que não estamos sozinhos no universo. As pinturas são feitas com cores naturais que ficaram apenas desbotados apesar da passagem de milhares de anos.

As figuras parecem estar na posse de armas e objectos similares, não tem características instantaneamente reconhecíveis. Especialmente o nariz e a boca estão em falta. Em algumas representações, são mostrados como se estivessem a usar uma espécie de fato espacial.

Bhagat, estudioso de arte rupestre, argumenta que as pinturas datam de cerca de 10 mil anos atrás. Na sua opinião, as imagens podem retratar extraterrestres e Ufo, representados na forma de seres humanóides que descem do céu, com capacetes e antenas, a bordo de um objecto em forma de disco com três raios (ou pernas).

As imagens dizem que os seres humanos, em tempos pré-históricos, poderiam ter visto ou imaginado seres de outros planetas, criando uma grande curiosidade entre o público e os pesquisadores.

É precisa uma ampla pesquisa para uma investigação adicional. Chhattisgarh, actualmente, não tem os especialistas que poderiam lançar luz sobre a questão.

Não é a primeira vez que pinturas pré-históricas são apontadas como testemunho do alegado contacto entre seres humanos e extraterrestres. Todavia, neste caso estamos perante uma possível explicação que é sugerida pelos mesmos pesquisadores, os quais chamaram em causa o ente espacial nacional. Notável.

Bhagat também falou das várias lendas que foram transmitidas pelos habitantes locais, como a lenda de Rohela (que pode ser traduzido como “pequeno”).

Segundo este conto, na época dos antepassados​​, os Rohela utilizavam um objecto voador de forma redonda, aterravam para raptar uma ou duas pessoas da aldeia, que nunca eram devolvidas, e depois voltavam para o céu.
Os Rohela, pelo visto, não eram nada simpáticos. 

Apesar disso, Bhagat continua a ser cauteloso:

Não podemos descartar a possibilidade de que tudo seja um produto da imaginação de populações pré-históricas.

A investigação sobre as pinturas rupestres na Índia acaba de começar e, de acordo com os desejos dos pesquisadores, o ideal seria um estudo interdisciplinar que envolva tanto os arqueólogos, com diferentes especializações, quanto estudiosos da astronáutica e voo espacial.

Ipse dixit.

Fontes: The Times of India, RT, Il Navigatore Curioso

One Reply to “Insólito: as pinturas de Chhattisgarh”

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: