O levantamento de Putin

Grandes manobras nesta Guerra Fria 2.0.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, antecipa as iminentes sanções dos Estados Unidos: Bloomberg revela que, ao longo da semana, a Federal Reserve tem sofrido um levantamento sem precedentes em toda a sua história: exactamente 104 biliões de Dólares.
Uma quantia simpática, sem dúvida.

O recorde anterior era de 32 biliões, no ano passado.

A Federal Reserva é o lugar onde todos os bancos centrais ocidentais preservam os Títulos de Estado emitidos pelo Ministério das Finanças dos Estados Unidos. É, em essência, a dívida externa de Washington que permanece sob custódia dos Estados Unidos.

Alguém agora decidiu quebrar a regra. Quem é o suspeito? Todos os especialistas concordam: a Rússia. E para onde foi esse dinheiro todo? Em alguns off-shore ou no Banco Central da Rússia? Ou, quem sabe, na China?

Em qualquer caso, se verdadeiramente for a Rússia (como parece), isso quer dizer que Vladimir Putin continua inabalável e toma medidas económicas neste choque entre potências que mais parece um deja-vu.

Mais: ao que parece, muitos oligarcas donos de bancos estão a percorrer a mesma estrada, mudando as contas bancárias, levantando dinheiro e Títulos e depositando-los longe dos bancos europeus e americanos.

Pode isso tornar-se um problema sério para o Ocidente? Sim, pode. Porque falamos duma “migração” de capitais que pode chegar a números avassaladores: algo como 1.5 triliões (1.500.000.000.000).

Uma parte deste dinheiro não voltará para a Rússia, mas como afirmado desaparecerá em alguns paraísos fiscais. Uma parte importante, todavia, voltará para Moscovo, sobretudo os assets legais que podem tornar-se alvo das sanções.

Ipse dixit.

Fonte: Bloomberg

3 Replies to “O levantamento de Putin”

  1. Não entendi muito bem. Desculpe a ignorância econômica. O dinheiro esta saindo? E não sabem pra onde?

  2. Mas qual ignorância? Não podemos saber tudo, não é? Se assim fosse, este blog seria inútil.

    Por exemplo: não se sabe para onde está a ir o dinheiro. O dinheiro é levantado pelos Russos, depois não é sabido onde fica depositado.

    Isso, pelo menos, é quanto deixa entender Bloomberg. Doutro lado, faz sentido que fique em offshore, longe de qualquer tipo de controle e pronto para ser investido em algo mais rentável.

    Abraço!!!

  3. Em minha opinião (não entendo nem da economia de casa) é um sinal de que a economia mundial vai mudar radicalmente, eu imagino um tipo de moeda internacional tipo dolar mundial, assim como tem dolar australiano, canadense

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: