Insólito: parem de olhar para o céu, obrigado.

Conhecimento é poder, ou pelo menos é isso que temos sido levados a acreditar.

Mas se fosse também destruição?
Se, paradoxalmente, saber demais accionasse uma contagem decrescente (ou regressiva, como dizem no Brasil) para o fim do Universo?

Não é ficção científica, é especulação teórica que encontra as bases na teoria quântica. A conclusão dramática é de Lawrence Krauss, da Case Western Reserve University (Ohio, EUA) e do colega James Dent, segundo os quais o estudo da astronomia tem acelerado o processo de destruição do Universo ao longo das últimas duas décadas, principalmente com a medição da energia escura, a força misteriosa que torna possível a expansão do mesmo Universo.

A teoria é a lógica consequência de um estranhas propriedades da física quântica, o ramo da ciência que estuda o comportamento das partículas e, talvez, não apenas daquelas: a simples observação é capaz de influenciar o desempenho de um estado quântico.

E esta não é apenas teoria: e quanto emerge do bem conhecido experimento da dupla fenda quântica. A experiência demonstra que quando um observador observa uma partícula que passa através das duas fendas colocadas numa barreira, a partícula comporta-se como uma bala, passando através de só uma das fendas.
No entanto, se o observador pára a observação, a partícula passa a comportar-se como uma onda, sendo capaz de passar através de ambas as aberturas ao mesmo tempo.

Isto é algo que temos dificuldade em imaginar, pois fica muito além da nossa experiência diária, e significa que a matéria e a energia podem apresentar as características tanto das ondas quanto das partículas e que o comportamento depende da presença de um observador.

Este fenómeno ocorre de forma ainda mais intrigante no chamado Efeito Zeno Quântico, que afirma que um sistema, que espontaneamente decai, é inibido ou até mesmo impedido completamente de decair quando submetido a uma série infinita de observações.

Em contraste, uma observação em tempos subsequentes
(mas não infinita) pode conduzir ao fenómeno oposto, conhecido como Efeito Anti-Zeno, onde a decomposição é acelerada.

Ambos os efeitos foram observados recentemente em vários experimentos (experimento de Itano, em 1990, de Kwiat acerca da polarização dos fotões, 1995, e Fischer em 2001).

O problema é que, quando olharmos para um sistema, podemos mantê-lo num determinado estado: a observação repetida de um sistema num estado de elevada energia mantém um o sistema num estado de deterioração acelerada.

De acordo com Krauss, este princípio também se aplica ao Universo, que é um sistema de alta energia. À medida que o Universo está a expandir-se, a sua observação (em particular do seu lado escuro) pode mantê-lo no estado de decadência acelerada. Em suma, quanto mais olharmos para o Universo, mais antecipamos o seu fim.

A única solução para travar a decadência acelerada do Universo seria parar a pesquisa, de modo que o Cosmos possa transitar com segurança para um estado de decadência de baixa energia, mais lento.

No entanto, podemos não ser os únicos a observar e estudar o Universo.

Mas isso não pode funcionar como álibi: parem de observar os céu estrelado nas noites de Verão e em vez disso tratem do churrasco.

O Paradoxo de Zeno

Era uma das cosias que, no tempo da escola, conseguia acordar-me do estado letárgico para prestar atenção às palavras do professor.
Eis como é explicado na Wikipedia:

Aquiles, o herói grego,
e a tartaruga decidem apostar uma corrida. Como a velocidade de Aquiles
é maior que a da tartaruga, esta recebe uma vantagem, começando corrida
um trecho na frente da linha de largada de Aquiles.

Aquiles nunca sobrepassa à tartaruga, pois quando ele chegar à posição inicial A da tartaruga, esta encontra-se mais a frente, numa outra posição B. Quando Aquiles chegar a B, a tartaruga não está mais lá, pois avançou para uma nova posição C, e assim sucessivamente, ad infinitum.

Em termos matemáticos, seria dizer que o limite, com o espaço entre a
tartaruga e Aquiles tendendo a 0, do espaço de Aquiles, é a tartaruga.
Ou seja, ele virtualmente alcança a tartaruga, mas nessa linha de
raciocínio, não importa quanto tempo se passe, Aquiles nunca alcançará a
tartaruga nem, portanto, poderá ultrapassá-la.

Parece fazer sentido, não é?
Mas como explicar o paradoxo?
Na verdade, ao colocar a tartaruga na corrida, cria-se um referencial
para o movimento de Aquiles, que é o que causa o paradoxo. Continua Wikipedia:

De fato, o
movimento dele é independente do movimento da tartaruga; se adotamos a
tartaruga como um padrão para determinar o movimento dele, criamos uma
situação artificial em que Aquiles é regido pelo espaço da tartaruga.

O Leitor não está convencido?
Ok, pare o churrasco também e desafie uma tartaruga. Se o bicho ganhar, marque uma consulta com um médico e só depois volte para o churrasco.

Ipse dixit.

Fontes: Il Navigatore Curioso, Wikipedia

2 Replies to “Insólito: parem de olhar para o céu, obrigado.”

  1. Dois considerandos:
    – Quando estava a ler o texto, a propósito das partículas alterarem o seu comportamento quando observadas, surgiu-me a ideia de ser um caso de timidez extremo. Lembro-me a primeira vez, e penso que a ultima, que fiz teatro na escola, também parecia uma bala a falar. Por isso compreendo o comportamento das partículas. LOL. Falando um pouco mais a sério, não consigo interiorizar este estudo.

    Quanto ao Paradoxo de Zeno, conhecia-o como Paradoxo de Zenão, ele é a base para o estudo das sucessões e séries em matemática.
    Ele pode ser apresentado de outra forma: Se tentarmos percorrer uma determinada distância de modo a que de cada vez caminhemos metade do que falta para o final, nunca vamos lá terminar pois, por mais pequena que seja a distância em falta ela é sempre divisível por dois.

    abraço
    Krowler

  2. As séries são um objecto matemático absolutamente impressionante!
    Uma série é um somatório de infinitos termos… ora, somando sempre mais qualquer coisa… deveríamos caminhar para o infinito… mas tal pode não acontecer!?!?!?!!!
    Ora, (consoante o caso) um somatório com infinitos termos (uma série) tanto pode convergir para infinito… como para… um número finito!?!?!?!!!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: