O frio

O Aquecimento Global.
E vamos ver de que forma o planeta está a aquecer.

Eslovénia

A Eslovênia está a enfrentar uma vaga de frio polar, a pior de que há memória. A neve caiu abundante e em boa parte do território a rede de distribuição de energia eléctrica regista falha e/ou interrupções do serviço (uma casa em cada quatro está sem electricidade). Já houve dificuldades no fornecimento de água potável e supermercados estão sob ataque.

A situação mais séria é aquela nas florestas eslovenas: o gelo destruiu muita da vegetação fala-se do maior desastre natural na história da região.

Polónia

Situação de emergência na Polónia, onde as temperaturas abaixo do zero causaram pelo menos 34 mortes desde o início do ano: metade das vítimas teria morrido na semana passada. E não é possível afirmar que a Polónia seja um País desprevenido em facto de frio.

França

Na costa atlântica da França há ventos de 110 quilómetros, com ondas até oito metros. Situação de alerta laranja em nove departamentos da França, com centenas de intervenções dos bombeiros. Não ficam melhor os Pirineus, onde o risco de avalanche é classificado com grau 4 numa escala de 1 a 5.

A tempestade Petra deixou sem energia eléctrica 40 mil pessoas, a maioria delas na região da Bretanha, que também é atingida por cheias.

Irlanda

Mais ao norte, na Irlanda, a cidade de Cork ficou submersa por meio metro de água devido ao transbordamento do rio Lee. Foi a terceira inundação em cinco dias, que deixou 20 mil casas na escuridão. O centro da cidade está de pernas para o ar e as lojas estão fechadas.

Estados Unidos

Depois de apenas um dia de descanso, a neve voltou a cair para em metade da América do Norte, causando perturbações nos aeroportos e nas em vias públicas. No mês passado, a temperatura média de New York tem sido constantemente abaixo de -1,5 ° C (que é considerada normal). Foram registados -5,6 ° C, e caíram mais de 20 centímetros de neve, um recorde que ultrapassou os 15,6 centímetros caídos em 1996.

Irão

Há mais de 50 anos a província de Gilan não recebia dois metros de neve. Foi preciso esperar o Aquecimento Global. Mesma situação nas províncias que fazem fronteira com o Mar Cáspio. Mais de 500 mil casas ficaram sem electricidade e as estradas bloqueadas isolaram dezenas de aldeias.

Mais de 11.000 automobilistas foram resgatados pela Cruz Vermelha iraniana. Em algumas regiões do País, além das escolas fechadas, o exército teve que intervir com as reservas para fornecer alívio aos habitantes que ficaram na escuridão.

Japão

Situação particularmente complicada também no Japão. Sobe para 11 o número de mortes em oito prefeituras do Japão, como resultado de uma forte queda de neve que atingiu grande parte do arquipélago.

De acordo com o último relatório fornecido pela televisão pública NHK, o número de pessoas feridas em 31 prefeituras subiu para o total de 1.200. Em Tohoku , no nordeste do País (zona já atingida pelo terremoto/tsunami de Março de 2011) encontra-se agora mais directamente afectada pela perturbação, com níveis recordes de neve: é o caso da cidade de Ishinomaki, em Miyagi, com 38 cm de neve, algo nunca visto nos últimos 91 anos.

Na capital Tóquio, também, foram medidos 27 cm de manto branco, enquanto os dados de toda a área metropolitana, segundo a Agência Meteorológica do Japão, indicam a presente como a pior tempestade de neve dos últimos 45 anos.



Para acabar, nota acerca da situação de Portugal que, como o norte de Espanha, teve que enfrentar a tempestade Stephanie.

A pergunta é sempre a mesma: o que se passa com o clima?
Estamos perante normais flutuações, acentuadas pelo interesse dos mass media, ou há algo mais?
E, no caso, qual a direcção que o planeta está a seguir?

Falar de Aquecimento Global é algo que faz sorrir perante as imagens que podemos observar nos vídeos. Não picos de calor mas vagas de frio, em alguns casos inéditas ao longo das últimas décadas.

Os apoiantes da teoria do Aquecimento prevêem uma “tropicalização” do clima na Europa e, mais no geral, nas faixas temperadas. Mas aqui falamos de neve, de gelo, de frio…

Ipse dixit.

Fontes: Ansa, Japan Metereological Agency, Youtube (vários vídeos)

8 Replies to “O frio”

  1. 7.4 bilhões.
    Acham mesmo que o planeta não ia dar um jeito?
    Os extremos estão ai para equilibrar, o planeta é feito de equilibrio, nosso excesso será cortado da equaçao.

    Há de se falar nas temperaturas extremas da américa do sul, vivemos em uma fase de extremos e eu realmente acho que essa é uma das formas do planeta se equilibrar.

    Aquecimento Global não passa de uma franchise.

    Mas as mudanças climaticas são reais, tanto que é possível observar.

  2. defendo que se se quer ter uma ideia aproximada do que se passa com o clima, se abandone o gosto das telenovelas para a hora das telenovelas e se perceba que o tempo não é a maquina das pipocas -mete-se o milho e começam logo a sair pipocas do outro lado. Uma coisa já se percebeu a alteração da composição da atmosfera vai fazer com que as situações extremas sejam mais frequentes e violentas.

  3. Olá Max: notícias do sul da América do Sul! Estamos derretendo de calor, pessoal!! Nunca senti tanto essa temperatura "radical" de 40 graus em média. Em Porto Alegre, sensação térmica de 46, a pior do último século, no Rio de Janeiro a sensação térmica chega a 57 graus por incrível que pareça, com todas as consequências previsíveis. Em Montevidéo, 40…e por aí vai…as diferenças vão se acentuando e é difícil não considerar que essa coisa não seja cíclica e, se há alteração climática, trata-se da "radicalização" dos picos. Abraços

  4. Aquecimento global não significa apenas mais calor. A média geral da temperatura do planeta vai aumentar até o final do século, mas isso significa mais variações radicais de temperatura. As pessoas não compreendem o aquecimento global e acham que qualquer frio que dá, já é uma prova de sua falsidade. Aqui no Sul do Brasil várias cidades estão com os termômetros acima dos 40 graus, batendo recordes, sendo que ano passado tivemos muito frio, com neve em várias localidades que há décadas não nevava… esses extremos climáticos tornarão-se a regra no correr deste século.

    Marcos

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: