A censura no Ocidente: ainda dúvidas?

A emissora televisiva CNN, o colosso da informação dos Estados Unidos, editou a entrevista do embaixador da Rússia na ONU, de forma que as partes mais “delicadas” simplesmente desapareceram.

Os pormenores mais antipáticos, do ponto de vista americano, foram cortados e atirados para o lixo. Nada de espantoso para quem costuma seguir as aventuras dos media mainstream: só mais uma prova duma manipulação mediática instalada não apenas nos regimes totalitários.

Com a edição aplicada ao vídeo, os telespectadores do programa do jornalista Christian Amanpour não conseguiram ouvir o que foi dito pelo diplomata russo, Viltali Churkin, acerca do “povo sírio que tem ele mesmo de decidir qual o papel que o actual presidente deve desempenhar no processo de transição”.

Mas esta não foi a única parte “incómoda”.

Segundo Churkin, uma grande parte da população apoia o presidente sírio Bashar al-Assad, e este é um facto que merece atenção:

Então, quando iniciar o diálogo, deve-se permitir que os próprios sírios escolham o caminho para a resolução do conflito

Uma ideia que faz todo o sentido, mas que aparece só no vídeo original, não naquele transmitido. 

Tampouco foram transmitidas as palavras sobre a inadmissibilidade de pré-condições impostas por parte da oposição que participa na Conferência de Genebra para o próximo 22 de Janeiro.

Mesmo destino para os comentários do embaixador sobre os obstáculos que os rebeldes (e os Países que os apoiam) interpõem à chegada da ajuda humanitária à população civil na Síria. Na óptica americana, os rebeldes são “bons”, não é imaginável que travem ou desviem a ajuda internacional para os civis.

Churkin disse também que nos últimos meses ocorreram vários episódios em que a oposição síria tem impedido a evacuação de civis de certas áreas por parte do legítimo governo.
E observou:

Sempre que grupos de civis abandonam a região em estado de sítio, mudam-se para áreas controladas pelas forças do governo.

Sem dúvida, uma atitude incompreensível por parte de cidadãos vítimas dum regime brutal.
Caixote do lixo também.

O mesmo diplomata russo queixou-se pelo facto da entrevista ter sofrido cortes, com a eliminação dalgumas das declarações mais significativas.

Isso não acontece na televisão de Estado da Coreia do Norte, acontece nos Estados Unidos, acontece no Ocidente: são os mesmos que dão lições de democracia e de informação ao resto do mundo.
Sim, há uma diferença: nos regimes totalitários nem se pode falar da censura. Mas quantos dos telespectadores poderão ter noção dos cortes aplicados?

A entrevista completa (e não censurada) pode ser lida ou visionada em inglês na página internet da delegação permanente da Rússia nas Nações Unidas.
A entrevista transmitida pela CNN esta disponível no Youtube.

Ipse dixit.

Fontes: RT (versão espanhola), Permanent Mission of the Russian Federation to the United States (1 e 2), CNN via Youtube 

2 Replies to “A censura no Ocidente: ainda dúvidas?”

  1. A "ingenuidade" que se nota no cidadão comum nos EUA é consequencia do trabalho excelente e continuado dos meios de informação "campeoes" das liberdades de informação. Quem se dê ao trabalho de percorrer as inumeras ONG, Org e Institutos com sede nos EUA ou Londres que "lutam" pelas liberdades e informação livre fica se for criterioso com a "selecção" tão conveniente e a ausencia de alguns(Israel por ex.) que para se ser sério deviam estar noprincipio da lista= basta ver como Tempora/Prismo é referido para termos uma primeira analis.

  2. É muito pior supor-se estar num lugar com liberdade de opinião, acesso livre à informação, e comunicação democrática, Max, do que saber-se estar num espaço sujeito à censura. No tempo em que vivíamos a ditadura na América latina, com uma ausência total de informação, com um medo constante de falar qualquer coisa indevida, sabíamos a maior parte de nós dos riscos e do tamanho de nossa ignorância. O povo norte americano nunca teve essa oportunidade. abraços

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: